Cabelo oleoso, como cuidar?

11:22 Renata Becker Wentz 3 Comentários


Com certeza não sou a única pessoa na face da Terra que tem cabelo oleoso. 

Mas, para ajudar ele é extremamente oleoso na raiz e SUPER ressecado nas pontas. O que fazer? Se faço um tratamento para controlar a oleosidade, as pontas ficam horríveis! Mas, se faço algo para deixar as pontas sedosas e hidratadas, a raiz fica pegajosa.....já se depararam com este problema?

Sempre leio e busco reportagens sobre o assunto, cada um fala uma coisa. Então, resolvi por mim mesma descobrir soluções para meu cabelitxo nojento =P

Quais as características de seu cabelo?
Primeiro, você deve saber como é seu cabelo. Por exemplo, as características do meu são:
. Oleoso na raiz e ressecado nas pontas
. Liso e pesado
. Cabelo volumoso porém fino

Ou seja:
. Por ser oleoso na raiz devo lavar com mais frequência;
. Ele não suporta cachos (nem se eu ficar um mês de Bobes, eles logo desmontam) nem penteados muito rebuscados por ser muito liso e pesado.
. Eu tenho uma grande quantidade de cabelo mas ao mesmo tempo meu cabelo é super fino, ou seja, embaraça com facilidade. Todo mundo diz "nossa teu cabelo é grosso né". Não filha, ele é volumoso, não grosso :)


Após descobrir as características de seu cabelo, você deve usar os produtos e até o corte de cabelo a seu favor, quer ver?

Qual corte escolher?
Como este post é sobre cabelo oleoso, o tipo de corte também vai ser mais indicado para quem tem este tipo de cabelo.
. Fique longe das franjas! Por ficarem em contato com o rosto (que tende a ser oleoso também) a franja logo se tornará oleosa e ficará com aquele aspecto de "grudada na testa". ECA!
. Geralmente quem tem cabelo oleoso tem o cabelo fino também, escorrido, sem movimento. Sério, fico muito agoniada quando meu cabelo fica totalmente liso, sem nenhum volume. Uma dica é cortar o cabelo de modo que ele fique repicado. Ou seja, é um tipo de corte que deixa o cabelo em camadas, dando a impressão de volume.

Exemplo de corte repicado para dar volume as cabelos.

Como lavar?
. Se você tem a raiz oleosa e as pontas ressecadas, utilize dois shampoos: um na raiz para cabelos oleosos e outro no comprimento do cabelo para cabelos ressecados. Esta dica vi em um site e estou colocando em prática. Na verdade, o aconselhável é não passar shampoo nas pontas para não agredir demais o cabelo. Faça o que você achar melhor, o importante é a raiz estar limpa.
. Use shampoo próprio para cabelo oleoso. DICA: quando mais transparente for o shampoo, melhor. Evite os que possuem aspecto cremoso, esbranquiçado.
Não passe condicionador na raiz DE JEITO NENHUM! Tem gente que aconselha nem usar condicionador, mas como meu cabelo embaraça muito fácil, eu não consigo ficar sem condicionar. Eu geralmente passo bem rapidamente em todo o fio (sem tocar na raiz) e logo retiro em seguida.
. É aconselhável utilizar um leave-in após lavar o cabelo, mas só no comprimento do fio.
. Como faço luzes há anos, meu cabelo resseca um pouco por causa disso então consigo lavar um dia sim outro não. Tem gente que necessita lavar todo dia e até duas vezes ao dia. Não faz mal lavar o cabelo todo dia, se você sentir necessidade.
. Sempre ao final dou uma ducha de água fria no cabelo, sempre ouvi falar que faz bem para fechar as cutículas e aumentar o brilho. Se é verdade eu não sei, mas parece que ele sai mais limpo :)
Sei que é difícil mas evite banho muito quente! Eu tento ao máximo deixar o chuveiro no morno, pois a água quente resseca seu cabelo fazendo com que ele produza mais oleosidade.

Dicas:
. Se você é loira, opte por fazer luzes ou mechas no cabelo. Com a descoloração, seu cabelo ficará um pouco ressecado, perdendo oleosidade.
. Secador e chapinha tendem a deixá-lo oleoso. Utilize o secador a uma distância de 15cm e com ar frio e não esqueça do protetor térmico antes.
. Evite tudo o que abafa seu cabelo: boné, chapéu, dormir de cabelo molhado, etc.
. Não deu tempo de lavar? Faça um rabo de cabelo estiloso, uma trança, um coque moderno.
. Muito tempo sem lavar? Se for por doença, ou viagem, etc...ou seja, se você não conseguiu lavar e ficou com medo de ficar com aquele aspecto de "sujinha", coloque um pouco de talco no cabelo. O talco irá dar uma ressecada nele além de perfumar. Mas só vale pra emergências, hein!

Espero que tenham gostado, como falei, são dicas que eu faço e pra mim dá certo, mas não sei se pra todo mundo que tem cabelo oleoso vai funcionar :)

bjo bjo!



Fonte imagens:
Adriane Boneck
Mundo Mulheres
DZL Blog

Você poderá gostar desses posts

3 comentários:

  1. Meu cabelo é mega oleoso! Terrivel...acaba q eu tenho q lavar todo dia...senão já era, e vira um oleo só!
    Bom saber dessas dicas..

    Beiijos
    www.cardapiododia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh guria sei como é, é um trabalhão ter q lavar todo dia ne...eu pelo menos consigo lavar dia sim dia não..


      bjo

      Excluir
  2. Olá bopm dia passando pra desejar um ótimo final de semana e te convidar para participar do sorteio de 1 kit futebol em MDF voce escolhe o time do seu coração lá no meu blog,te espero lá...beijinhos
    pagina facebook: https://www.facebook.com/MariazinhaeJuquinhaArtesanatos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)