É dia de faxinar!

11:04 Renata Becker Wentz 14 Comentários


Eu já fui mais neurótica com a limpeza da casa, hoje em dia estou mais "relaxada". Mas não relaxada no sentido de "porquinha" mas sim, mais relaxada por estar mais tranquila, sem estresse...Tem semanas que é tão corrido que não dá tempo de fazer uma faxina muito detalhada e tem vezes que a preguiça também não permite.

Antigamente eu passava o sábado limpando, deixava de curtir o sol, de sair, pensava que devia aproveitar o dia lindo para limpar a casa.

Hoje em dia não, SE eu não tenho compromisso, SE eu não tenho mais nada pra fazer, SE eu estou com preguiça de sair, então eu limpo a casa com mais carinho e atenção. Se não, é só uma tirada de pó e uma passada de vassoura.

Para não ficar tão puxado e tudo num dia só, eu geralmente faço um cronograma na minha cabeça e cada dia dou uma ajeitada:
. Tento não deixar acumular muita louça. Por exemplo, no intervalo da novela vou lá e lavo uma loucinha, quando vejo não tem mais nenhuma!
. Coloco roupa pra lavar sempre que estou em casa. Não temos muito espaço para pendurar a roupa então sempre que tem um cantinho no varal eu ponho roupas pra lavar para não acumular muito. Will faz academia todo dia, ou seja, todo dia é uma muda de roupa e uma toalha para lavar....não dá para deixar acumular né!
. Guardo o que tem pelo caminho. O que me irrita mais na hora de limpar a casa não é a sujeira e sim a bagunça! Pra mim limpar a casa, tudo tem que estar no seu lugar: roupas guardadas, papéis, revistas, etc...tudo no seu lugar, aí eu posso começar a faxina!
. Varrer mais de uma vez. Como tenho rinite, varrer é um pesadelo! Quando estou empolgada passo o aspirador no apê, se não, só varro. E varrer mais de uma vez na semana ajuda a não deixar acumular muito pó.
. Recolher lixo sempre! Lá no prédio tem uma lixeira grande para todo o condomínio, então não faz mal o dia que você tira o lixo. O da cozinha sempre está cheio e por ter comida é bom não deixar muito tempo.
. Dividir a faxina em dias. Se torna cansativo se você resolve virar a casa de pernas pro ar tudo em um dia. Separe em mais de um dia, por exemplo: num dia você tira o pó e limpa o chão. Em outro dia limpa as janelas e vidros. Em outro dia limpa tapetes, passa aspirador no sofá, etc. Em outro, arrasta os móveis e limpa o chão/parede. E por aí vai...

Confesso que me deu vontade de limpar a casa agora.....................deu, já passou =P



Tem coisas que podemos fazer para a limpeza se tornar mais agradável e não ser uma tortura ou obrigação:

. Ponha uma música que você adora e que seja empolgante. Cante junto!
. Abra as janelas, deixe o ar entrar, abra as cortinas, levante os tapetes.
. Prenda o cabelo, ponha uma roupa confortável, fique à vontade.
. Limpe tranquilamente, sem pressa e sem se preocupar com o horário. Tente fazer isso um momento de relaxamento (por mais que pareça ao contrário!).
Eu confesso que gosto de organizar a casa, arrumar....adoro tirar tudo do armário e ajeitar, para mim isso funciona como terapia MAS só se estou fazendo por vontade própria, sem ser por obrigação e principalmente ser ter preocupação com as horas. 

Às vezes, fico olhando novela e arrumando o armário, sento e olho um pouquinho, depois continuo arrumando...meu marido que me xinga que eu sou muito distraída, começo limpando uma peça da casa e quando ele vê, parei no meio e já comecei  a fazer outra coisa. rsrsrsrsrsrsrs

Mas, o importante é que no fim eu termine TUDO, independente da ordem :) Confesso que sou dispersa mesmo.

bjo!


Fonte imagens:
Bolsa Carteira
Keepcalm-o-matic

Você poderá gostar desses posts

14 comentários:

  1. Oi muito legal as suas dicas, confesso que também não sou neurótica por limpeza, não deixo de sair por causa da casa, ela ta sempre lá me esperando kkkk e o passeio não né. Ja me estresso sendo assim, imagina se fosse ao contrario ja tava louca kkk.
    Um ótimo final de semana para você.bjs
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe é bem verdade Maria!

      não podemos deixar de curtir este tempo livre também né...

      bjo

      Excluir
  2. kkkk, tive a impressão de ser eu a escrever esse post rrsr, somos muito parecidas nesse aspecto rsrs!bjos adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe

      sério Patrícia? Ahh q demais saber q não sou só eu q penso assim! ufa hehehe

      bjo

      Excluir
  3. Ótimas dicas, também gosto de ver a casa limpinha com tudo no seu devido lugar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a sorte de ter secretária, por isso escapo da faxina. Nos finais de semana é que tenho que dar uma arrumada em tudo e também sempre tem aquelas coisas que não tem como delegar, é a gente mesmo que tem que fazer. Nessas horas eu sou igualzinha a você: cabelo pro alto, roupa confortável, música (ou TV se estiver nos quartos) e muita tranquilidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe q sortuda hein Sandra! Mas concordo com vc, tem coisas q só a gente mesma "sabe fazer" ou melhor, sabe como quer q seja feito né ;) heheheh

      bjoo

      Excluir
  5. Também sou assim, meio distraída. As vezes me dá um ataque de amélia e dou aquela faxina, mas por cômodos. Dou uma boa arrumado no quarto, lá pra outro dia pego a sala rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe mas as vezes é bom fazer assim mesmo, dá uma baita limpada em cada peça por vez, cansa menos =)

      bjo

      Excluir
  6. Oi Renata,
    Essa parte para mim é a pior de todas!
    Queria uma casa autolimpante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa nem me fale, faxinar é o oh, perder o dia todo não dá. Nos últimos tempo meu marido que tem feito o trabalho pesado, como estou trabalhando no shopping ele tem mais dias livres que eu hehe. A roupa tbm sempre lavo, não tenho dia certo e tal tem roupa vai pra máquina. Nunca fui muito organizada mas tenho me esforçado, mas de vdd meninas casa limpinha é bom demais, mas com 2 duas filhas de 4 patas fica mais idificil. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe

      sim eu imagino! Deve ser mais dificil com cachorro mesmo...eu tambem nao me estresso mais como antes, limpo quando dá e quando tenho vontade! rsrsrsrs

      bjo

      Excluir

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)