leia mais

Minha casa Organização e limpeza Dicas para casa

Atrás da casa própria: o financiamento

Publicado em: 24/02/2014

Bom, fazer financiamento é uma maravilha porque você não precisa ter o dinheiro na mão e vai pagando ‘suaves’ parcelas ao longo dos anos. Ou seja: se você tem pressa pra comprar uma casa, é a melhor opção.


Veja o início da história:

Atrás da casa própria: construir ou comprar pronta?
Atrás da casa própria: um desabafo e uma dica valiosa

Atrás da casa própria: sonho alcançado!

Porém, nossa pressa teve que ter um pouco de calma. Vocês acham que a gente encontrou semana passada esta casa que a gente comprou? Nãããão….nós achamos esta casa e decidimos comprar em AGOSTO/2013. Neste mesmo mês, sentamos com os donos e com o corretor e começamos a ver o que precisava para dar entrada no financiamento.
Até aí tudo ok, tudo é uma festa. Fizemos algumas cópias de documentos, certidão de casamento atualizada, comprovante de residência, blablabla, os de sempre. Documentos na mão, vamos montar o processo e enviar para a CAIXA ECONÔMICA! 
Não, pera. Primeiro o corretor deveria localizar a arquiteta que fez a casa para atualizar a planta e os outros documentos. Vocês tem noção disto? Não sei se sempre precisa ser feito isto. Sorte que a casa é de 2007, é relativamente nova, imagina se fosse uma casa antigona? Beleza: arquiteta encontrada, documentos enviados para a prefeitura, aguardamos alguns dias e vamos continuar o processo na Caixa.
Alerta: fomos barrados. A Caixa negou o financiamento porque a telha da casa era muito fina. Ela era de Amianto 4mm e a Caixa exige que seja no mínimo de 6mm. Ok, tudo pela segurança. Mas, uma dúvida: se a casa tem laje (ou seja, o forro não é de PVC) por que temos que trocar a telha? Se por acaso der um vendaval e a telha sair, tem a laje!!!!!! Mas, com a Caixa não se discute, apenas se obedece.
Demoramos quase 2 meses pra achar um pedreiro, afinal já era metade de Setembro e estávamos chegando no fim do ano, todo mundo quer reformar a casa ou então não trabalhar mais. Foi desesperador. Mas achamos e trocamos as telhas.
Eu não sei explicar direito, mas só para esclarecer: a Caixa tem (tinha) 3 opções de financiamento: SAC, SAM e PRICE. Eu não entendo nada disto mas o corretor sempre dizia que a melhor opção era o SAM pois as parcelas iam baixando todo mês e o juros era um pouco menor. MASSS, como temos muita ‘sorte’, a Caixa resolveu tirar do ar o SAM e PRICE, ficando apenas o SAC. Não mudou muito, mas o valor da parcela começou um pouquinho mais alto porém ela também vai baixando. Isto fez com que o processo parasse de novo.
Ok, definido o tipo de financiamento, vamos enviar a papelada de novo! Não, pera: tivemos que agendar com o engenheiro para ele aprovar a telha. Beleza, aprovada!
Nossa maior pressa era principalmente porque se deixasse passar muito tempo, os documentos iriam vencer. Sim, a certidão de casamento precisava ser autenticada no cartório e não poderia ter mais de 2 meses, além de ter que trazer novamente comprovante de renda atualizado, etc.
Sem contar que a nossa papelada foi negada de novo porque meu CPF estava com nome de solteira (maldita hora em que não troquei todos os documentos!). Ok, vamos lá trocar. (Se você não trocou seus documentos, veja aqui o que precisa).
Aí chega o Natal, chegam as férias, ninguém mais trabalha né. Enviamos a papelada para a Caixa esperando aprovação, porém eles podem levar até 1 mês para aprovar. Me diz, pra quê todo este tempo pra ler o processo? Sem contar que os donos da casa já estavam com um apê em vista e precisavam dar um sinal para segurar ele.
Resumindo: chegou Janeiro/2014 e nós iríamos tirar férias no dia 15 (fomos viajar). E eu queria muito resolver tudo isto antes da viagem. Na terça-feira dia 14/01 fomos na Caixa assinar o contrato. RESOLVIDO!
Tudo que poderia dar errado deu, mas o que importa é que no final deu tudo certo.
Sei que o texto ficou longo, mas eu precisava contar minha experiência, segue algumas observações:

. De todos os bancos, a Caixa é a mais exigente em relação aos ‘probleminhas’ do imóvel. Porém, tem o juros menor e tem também aquela opção do “Minha Casa, Minha Vida” para quem for comprar casa nova e não usada. Decidimos fazer na Caixa também porque já tinhamos conta e isto ajuda a baixar um pouquinho o juros.
. Sempre opte por fazer tudo com um corretor de imóveis intermediando. No início iríamos comprar diretamente com os donos da casa, mas é muita burocracia, muito papel (sério, é muita papelada).
. Quem não tem pressa, eu aconselho a fazer um CONSÓRCIO e não financiamento, pois você vai pagando antes e quando for contemplado já tem a grana pra construir/comprar. No financiamento você primeiro compra, se muda e depois paga por uns bons 20 e poucos anos.
. Leia sobre financiamentos, sobre documentação de imóveis…não fique totalmente na mão do corretor.
. Tenha paciência, a Caixa só libera o financiamento quando ela quer, não adianta fazer escândalo.

Espero que tenha ajudado. Alguém aqui passou por uma situação assim também?
Ou então, alguém teve mais facilidade na hora de fazer o financiamento? Conta aí!
bjo

Siga nas redes sociais:

Deixe seu comentário

admin
16/02/2016

Oi Jeane, me mande um e-mail para conversar melhor: vidaloucadecasada@gmail.com

Jeane Braga
09/02/2016

Boa tarde,

Estou entrando em contato através do blog https://www.vidaloucadecasada.com.br/
para saber se vocês aceitam guest post, pois tenho um blog de financiamento e gostaria de divulga- lo.

Obrigada.

Renata Becker Wentz
12/09/2014

oi Paty, bem-vinda de volta!!!

sim guria nem me fala, parece q a casa não era para ser nossa, tudo q podia dar errado, deu. Mas, graças a Deus no fim deu tudo certo e estamos muito felizes lá! Tô louca para criar coisinhas, modificar….mas casa tem seus problemas né, ainda temos muita coisa para consertar antes de decorar ;~

bjos, nao some!!

Patrícia Silveira(Paty)
11/09/2014

Faz muito tempo que não dava uma espiadinha no seu Blog, desde que deixei o meu blog hehe uns 3 anos :O
No meu caso tentei financiar uma casa levei 6 meses com a papelada e a caixa nao aceitou, o vendedor vendeu a casa para outro, quando apareceu outra casa e começamos a papelada da nova casa os seguranças do banco entram em greve, a imobiliaria fecha, tuuuudo que tinha para acontecer acontece, mas quando a chave finalmente chega em suas mãos é tão bom,né?!!

Tudo de bom para seu novo lar! agora inventa muita coisa boa ai para nos compiarmos!! hehee

Forte abraço

Renata Becker Wentz
05/03/2014

olá! Infelizmente não tive mais contato com os vendedores da casa mas se não me engano o dinheiro entrou rapidamente pois eles já estavam comprando outro apê 🙂

Unknown
28/02/2014

Sabe dizer depois de assinado o contrato quanto tempo leva para a Caixa liberar o dinheiro para o vendedor? Grato

Renata Becker Wentz
27/02/2014

oi Ana!!

obrigada pela visita, seja bem-vinda 🙂

é bom demais sim, estou louca pra fazer a mudança!

ahh sorteio, legal vou passar la, bjão

Ana Luiza
26/02/2014

Minha casa também foi financiada, deu um trabalhão também, mas no fim tudo acabou dando certo, bom demais encontrar o lar da gente, né!
Aproveito pra te convidar para participar de um sorteio muito legal que tá rolando lá no blog,
http://cantinhodasli.blogspot.com.br/2014/02/sorteio-com-parceria-ziph-moveis.html
Bjs e boa sorte!

Renata Becker Wentz
24/02/2014

é um rolo só né! Por que tem q demorar tanto?!

q coisa…mas o importante é dar certo no final 🙂

Nosso quadradinho
24/02/2014

Que bom que no final deu tudo certo. O financiamento do meu apê também foi pela caixa, ficamos um ano nesse processo todo, depois conseguimos assinar.
Bjs

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada