A verdade sobre a fita banana

15:32 Renata Becker Wentz 42 Comentários

Quando me mudei para o apê que morávamos eu não queria fazer furos na parede porque ele não era nosso. Então pesquisando na internet conheci a fita banana (ou fita dupla-face de espuma) e achei que era a solução dos meu problemas. Bem, quando colei ERA a solução mas agora quando eu resolvi tirar, ela É a causa dos meus problemas.


Fita dupla-face de espuma (fita banana)
Todo mundo elogia a fita banana e fala maravilhas sobre ela mas ninguém avisa os desavisados (como eu!) que ela não sai fácil da parede. Ok, vamos pensar: ela suporte quadros e enfeites pesados, então deveria ser de ótima fixação e não sair fácil.

Isto eu concordo mas, para quem não sabe, existe outro tipo de dupla-face potente, que é uma transparente tipo uma gosminha (foto abaixo). Ela tem a mesma eficácia que a outra e sai muito fácil, é só você puxar que ela sai inteirinha. Então por que a fita banana não poderia sair facilmente também?
Fita fixa forte "gosminha" -
EU INDICO!
Pesquisei à respeito e o próprio fabricante (3M) disse que ela não é feita para soluções provisórias, ou seja, não é para colar um quadro e depois tirar.

Bom, se este é o propósito então ela funciona perfeitamente bem mas o que eu faço com a parede que ficou toda cheia de fita? Não sai nem rezando. Já tentei secador de cabelo, álcool, esponja com sabão, espátula...

LEIA MAIS: Dicas de decoração para pessoas indecisas

Para finalizar deixo uma dica: se quiser usar a fita banana, use apenas em azulejos pois sai facilmente. Para colocar na parede use a fita transparente (também da 3M) que funciona como uma gosminha.


Alguém aí já tentou tirar a fita banana e tem alguma solução para me indicar?

Bjo!

-------------------------------------SUGESTÕES DOS LEITORES-----------------------------
1. A leitora Mariza indicou usar Tinner para tirar a cola da fita dupla face.
2. A leitora Thallyssa indicou usar um pano embebido em vinagre.
3.
A leitora Mariana indicou usar fio de Nylon e passar por trás do objeto
(Veja a dica dela aqui: http://bit.ly/1XPQAaS)
4. O leitor Daniel indicou usar Benzina.

------------------------------------DIFERENÇA ENTRE AS FITAS-----------------------------


Comentário explicando a diferença entre as fitas e o motivo de usar cada uma delas: 
"Sou engenheiro de aplicação da 3M, e gostaria de contribuir com esta publicação:
As fitas para suporte de quadros, nichos etc são conhecidas como VHB, e sim SEMPRE usem a transparente, liner verde, pois para remoção ela é mais fácil (apesar de difícil) e também pouco mais em conta.
Então por que existe a Fita banana ?
Veja, não recomendamos utilizar esta fita VHN transparente em banheiros, cozinhas, marmore e pedras em geral, pois suas células são fechadas, e essas superfícies citadas são hidroscópicas, ou seja retem umidade do ar, e depois expelem em forma de vapor, como as células da VHB transparente são fechadas ela irá soltar a fita da superfície, por esse motivo utiliza-se a fita banana.
Então a dica e recomendação é: Use sempre VHB transparente, respeitando o limite de peso, caso vá utilizar em superfícies hidroscópicas ou com muita umidade: Fita banana."

Fonte imagem:
Google

Você poderá gostar desses posts

42 comentários:

  1. Ótima dica. Acredita que não conhecia essas fitas?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. hehe tu não sabe o q está perdendo! E elas não são caras, compra uma e testa!

    só não põe a fita banana na parede de alvenaria, aiaiai

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Descobri um truque não pra tirar a fita banana, mas pra descolar o q está preso. Tente passar um um fio de nylon (fio de pesca) entre o objeto q está preso e a parede, como se estivesse passando fio dental. Se vc não tirar toda a fita, pelo menos a cortou bem rente à parede. Em casa funcionou. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Menina, estou com a mesma dificuldade haha. Colei ontem um quadro só pra testar porque vou pintar minha casa em breve... aí colei ele só que ficou meio tortinho, aí pensei "ahh tudo bem, essa fita deve descolar fácil, vou tirar o quadro e arrumar".. quase morri de tanto puxar e não saia hahaha, quando consegui desgrudar, saiu o quadro e a fita ficou na parede, tentei puxar a fita e a que eu irei deixou um buraco na parede ... entrei no google pra pesquisar o que fazer e achei seu blog rs. Pelo menos agora já sei que devo usar a transparente hahah. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, posso imaginar teu sofrimento =/

      e não tem reza que tire a bichinha da parede, credo! Agora nem compro mais e, se for usar a banana, usa só em azulejos ;)

      bjo!

      Excluir
  5. Vi um vídeo onde uma pessoa retirava os resíduos da parede com um pano embebido no vinagre, Funcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Thallyssa, obrigada pela dica, vou incluir no post ;)

      Excluir
    2. A dica do vinagre realmente funciona. obrigada

      Excluir
  6. Oi Renata, tudo bom? Eu também tive problemas com essa fita. Estraguei uma parede e depois fiz o truque do fio de nylon. Funciona!~Fiz um vídeo no You Tube, para facilitar, olha só: http://www.acasaehsua.com.br/2015/10/como-tirar-fita-banana-da-parede.html. Beijos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oieeee, ahhh vi seu vídeo, é incrível, pra vc funcionou super bem! Lá em casa a parede é fosca, não sei se isto pode ajudar a dificultar na hora de remover com o dedo mas pra mim não deu certo assim =/

      valeu pela dica, bjooo

      Excluir
  7. pessoas usem benzina p retirar a fita banana, e so jogar em cima e ver a magica acontecer...o problema é que benzina e toxica, e eu nao faço ideia de onde vende...mas usava muito na agencia de propaganda que trabalhei p descolar as "caquinhas" que a gente eventualmente cometia...e a benzina nao estraga parede moveis e evapora super rapido e nao deixa cheiro...bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Daniel, valeu pela dica! Também não sei onde vende, tavez nestas lojas grandes de materiais de construção.... ela deve ser forte mesmo! hehehe

      bjo

      Excluir
    2. A Benzina você encontra em lojas de materiais artísticos e técnicos. Só que tomem cuidado que a Benzina vicia e tem o mesmo cheiro de cola de sapateiro. Tinha em uma loja que trabalhei, mas, era proibido usar na loja pelo cheiro forte e o risco de viciar... Ah, mas, para comprar tem que ser maior de 18 anos e apresentar o RG no ato da compra, menor de idade não pode comprar, é muito tóxico.. Espero ter ajudado... Abraços...

      Excluir
  8. Oi renata, tudo bem?
    Você sabe se essa fita transparente sai facil de papel/não estraga o papel?
    Queria colocar alguns posters na parede que não estão enquadrados e com fita crepe deixa tudo marcado na parede :/ obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! A fita transparente é bemmm forte, acredito que vai estragar o papel sim =/ bjo

      Excluir
  9. em papelarias vc encontra umas cantoneiras transparentes para por em papel, use elas para protejer o papel e como suporte para cola-lo na parede

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Renata.
    Encarei a mesma odisséia para retirar a fita banana da parede, evitando estragar a pintura. Depois de tentar algumas opções, inclusive já citadas: 1) água quente + vinagre + detergente; 2) WD-40; 3) removedor de colas; enfim, percebi que a água quente tinha dado o melhor resultado até então, daí lembrei do steamer, que foi a melhor opção de todas. Direcionei o vapor sobre a fita, deixei uns 20seg e passei uma esponja (que já estava embebida na solução de água, vinagre e detergente). Ficou ótimo, saiu uns 90% da cola.
    Sds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Realmente é quase impossível de retirar, nós tivemos que raspar e pintar a parede... o bom é aprender com os erros e nunca mais usar né hehe mas, obrigada pelas suas sugestões, esta ideia do steamer realmente é bem boa!

      Excluir
  11. Comigo foi bem pior. A fita banana simplesmente ARRANCOU a tinta da parede e fez um BURACO. Agora tô aqui concertando a parede hahahah
    Adorei a dica sobre a outra fita pq eu também não queria fazer furos.
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ianca! Nossa que horror! Não dá pra usar ela mesmo.... aposta naquela outra ali que é bem melhor :) bjos!

      Excluir
  12. Ola Renata, parabéns pelo seu blog, estou arrumando aos poucos minha casa e pesquisando cheguei até seu blog.
    Sou engenheiro de aplicação da 3M, e gostaria de contribuir com esta publicação:
    As fitas para suporte de quadros, nichos etc são conhecidas como VHB, e sim SEMPRE usem a transparente, liner verde, pois para remoção ela é mais fácil (apesar de difícil) e também pouco mais em conta.
    Então por que existe a Fita banana ?
    Veja, não recomendamos utilizar esta fita VHN transparente em banheiros, cozinhas, marmore e pedras em geral, pois suas células são fechadas, e essas superfícies citadas são hidroscópicas, ou seja retem umidade do ar, e depois expelem em forma de vapor, como as células da VHB transparente são fechadas ela irá soltar a fita da superfície, por esse motivo utiliza-se a fita banana.
    Então a dica e recomendação é: Use sempre VHB transparente, respeitando o limite de peso, caso vá utilizar em superfícies hidroscópicas ou com muita umidade: Fita banana.
    Qualquer outra informação pode entrar em contato com o Fale Conosco na 3M ou em nossa página no facebook que estaremos sempre a disposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Agradeço demais sua explicação, com certeza irá contribuir muito na hora de decidir qual fita escolher, valeu!!!

      Excluir
  13. Pessoal, não consegui ver se alguém sugeriu Querosene. Temos uma marcenaria e para retirada de cola usamos muito.

    ResponderExcluir
  14. Amo essas fitas (tanto a branca quanto a transparente), não fico sem elas em casa. Mas realmente, só uso para grudar coisas em azulejos ou superfícies semelhantes (esquadrias, plástico, metais, etc). A única vez em que grudei algo em parede pintada ela levou a tinta junto quando tirei (ainda bem que era um cantinho pequeno e discreto). Nunca tinha ouvido esse nome "fita banana", levei séculos para saber que o nome era "fixa-forte", rs.
    Uso muitos gancho (grandes e pequenos) para pendurar coisas nas minhas paredes, em 90% dos casos troco o adesivo que vem com o gancho por um teco da fixa-forte, é certeza que não vai descolar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Tati! E eu só conhecia pelo nome "fita banana" hahahahaha

      realmente a gente só aprende depois de acontecer ne =/ a minha também tirou tinta...

      agora só uso a transparente, bjosss

      Excluir
  15. Amiga na real eu moro de aluguel e essa fita banana foi a causa dos meus ais só DEUS pois ela não é de DEUS kkkkk vou tentar a transparente bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah sua loca, adorei o comentário! hehehehehe foca na fita transparente que é sucesso!!!! bjossss

      Excluir
  16. Então. Acabei de me mudar e tinha usado na decoração do quarto do meu filho a fita gosminha. Quando retirei as decorações com uma faquinha, saiu reboco e tudo da parede...algumas sairam mais fácil, porém estragou a parede. Fica o alerta pra cuidado com as duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fê, ahh olha só, temos que cuidar com este tipo de dupla face então =/ que droga né, acho que varia de parede pra parede... bjoss

      Excluir
  17. Tente usar esponja de melamina pra retirar a fita da parede. Talvez funcione.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. baita dica, nunca tinha ouvido falar, obrigada!

      Excluir
  18. ME AJUDA! Eu me mudei recentemente para fazer faculdade fora de casa e agora tenho um quarto imenso só pra mim. Mas as paredes do quarto nem estão bem pintadas, pintura antiga, suja, e a ultima moradora desse quarto encheu ela de prateleira, agora ela ta toda furada. Uma parede de 3 metros e 65 cm com +14 furos. To ficando louca e quero decorar de alguma forma. To pensando em decorar com jornal. Colar jornal pra tampar os buracos, mas eu li que cola branca em parede + jornal da merda na hora de tirar. Você acha que se eu colar o jornal na parede, com fita dupla face da certo? No caso, dessa aí que você recomenda. E pro caso de decorar com aquele adesivo lousa, ou papel contact, essas coisas saem fácil? Tô com medo de fazer alguma coisa e ficar ruim pra tirar daqui a 5 ou 6 anos. To pensando também em fazer algum desenho geométrico com fitas, mas nem sei que tipo de fita usa pra fazer essas coisas, tem alguma ideia? ME DA UMA LUZ, TO FICANDO LOUCA!!! by dove

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dove, tudo bem? hehe fica calma mulher! Ideias é o que não faltam e vc teve ideias muito boas, viu :) Primeiro, eu não aconselho decorar com jornal porque jornal dá uma sujeira desgraçada e pode manchar a parede. Se tem muito furo, é muito trabalho ter q fechá-los, eu indicaria você usar papel contact ou até mesmo adesivo de parede estilo papel de parede, porém é autoadesivo: mais barato e fácil de instalar. Pesquise no google por papel autoadesivo de parede ou tem uma loja online q indico que é a qcola.com.br. Você pode comprar metros de papel contact também e fazer a lousa, ficaria bem massa e te ajudaria na hora de estudar, quem sabe!? A ideia do desenho geométrico acho demais!!!! Você pode fazer algo com fita isolante cubrindo bem onde estão os furos. Ou ainda você pode comprar molduras baratas, imprimir umas imagens e colocar com dupla face bem em cima dos furos. Viu só, ideias tem várias e nenhuma pesa no bolso! Depois me conta se deu certo alguma das ideias, fiquei curiosa, bjossss e boa sorte!

      Excluir
  19. Algodão com acetona sai mais fácil... Mas é bom testar a acetona na parede em algum cantinho escondido pra ver se não detona a pintura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, boa dica! Talvez a acetona ajude mesmo, bjos!

      Excluir
  20. Oi gente. Então fiz a arte de colocar estrelas muuuuitas estrelas no quarto da minha filha com a fita banana. Isso não se faz não recomendo nem pro ex ... kkkk mas consegui com óleo de banana. Removedor de esmalte acha fácil em farmácia. Tiro de tudo até os tênis all'star que ficam manchados na parte branca sabe fica limpinho. Boa sorte. Bjus

    ResponderExcluir
  21. Olá Renata, tudo bem? Me tira uma dúvida, estou precisando escolher entre as fitas para colar quadros (como tem vidro eles tem cerca de 1kg cada) e um espelho de quase 3kg. Você acha que a fita transparente aguenta essas coisas? Fi também alguns ganhos e feltro adesivos, mas estou muito em dúvida. E essa fita transparente realmente sai mais fácil mesmo usando grande quantidade? Pois ela aguenta menos peso que a banana. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Délis! Eu tive quadros com vidros colados com fita dupla face transparente por alguns anos e ficou firme e forte. Mas acho que depende do tamanho do quadro. Eu cheguei a colar um espelho na parede também, mas ele não era muito grande e também ficou colado. Talvez faz um teste com um dos quadros e deixa alguns dias, fica analisando e vendo se está firme dai depois cola os outros. bjos

      Excluir

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)