Iluminação sem gesso, e agora?

16:17 Renata Becker Wentz 0 Comentários


Obs: só para esclarecer que não se trata de um publieditorial, fiz este post para auxiliar quem também tem dúvidas, como eu.

Eu percebi que a iluminação faz toda a diferença. Não basta decorar a casa se não há uma iluminação boa e aconchegante para valorizar cada detalhe. Percebi também que quem tem iluminações diferenciadas nas casas geralmente tem teto rebaixado de gesso. Fica lindo, aconchegante, harmonioso...Mas, e quem não tem grana para fazer gesso, fica como?


Lá em casa me vejo neste dilema. Detesto lâmpada incandescente (amarela) mas a fluorescente (branca) deixa a casa toda num clima de hospital ou escritório, ainda mais que a casa está toda pintada de branco. Eu detesto luz amarela porque me remete ao antigo entende, me dá uma sensação de velho, ultrapassado. Já a branca ilumina muito mais, dá mais vida ao ambiente. Como usar um jogo de luz sem ter teto de gesso para criar “pontos” iluminados?

Andei pesquisando e vi que há algumas (poucas) opções para quem não tem gesso:

1. Abajur
Não se engane achando que abajur é barato pois não é. Mas, ele deixa um clima gostoso no ambiente, sem contar que se você quiser mais claridade é só acender a luz principal do cômodo. Lembrando que há também aqueles tipos de abajur de chão, fica lindo em um canto de leitura. 


2. Plafon
Eu fiquei interessada nestes tipos de lustres pois ele não deixa a luz ficar diretamente no ambiente mas sim distribui ela por causa do efeito leitoso do vidro. Ele é um lustre que fica preso diretamente no teto (sem pendente), dependendo do modelo é bem mais em conta que os outros.

3. Lustre pendente
Estes eu adoro e gostaria muito de colocar ao lado da cama porém acho que dá muito trabalho perfurar a laje da casa já que não temos gesso. Há formas mais improvisadas e, quem sabe, boas para colocar em prática:


4. Spot
Este tipo de luminária serve para focar algum ponto específico do ambiente, um quadro por exemplo. Você pode usar mais de uma e criar uma atmosfera bem aconchegante. Por não ter teto de gesso, a instalação dela é um pouquinho complicada. Há também um tipo de spot com pilha, que você fixa com fita adesiva em algum móvel ou parede. Vale a pena testar se você quiser apenas destacar um ponto pequeno.


5. Luzes de natal
Estas me encantam muito! E fazem o maior sucesso durante o ano todo não só na época de Natal. Elas deixam o ambiente bem gostoso e acolhedor. O legal é que se você quiser trocar de lugar é só encontrar uma tomada sobrando e pronto! Faça florzinhas e mini cúpulas ao redor de cada lampadinha que o efeito ficará muito mais legal.




Separei também algumas postagens bacanas e com dicas sobre iluminação para quem quiser se aprofundar no assunto, é só clicar no título:

Efeitos de Iluminação
Como fazer uma boa iluminação com e sem forro de gesso
Iluminação faz a diferença! - Aqui eles dão ideia para usar LED também!
Revista In Focus: Iluminação

bjo!!!!


Siga nas redes sociais:

Fonte imagens:
Leroy Merlin
Bontempo

Você poderá gostar desses posts

0 opiniões sinceras:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)