Alimentação saudável e sem sacrifício

16:36 Renata Becker Wentz 2 Comentários

Ok, tenho que admitir que o título não é bem verdade. Se você é como eu que adora uma fritura, chocolate, cachorro quente, ... existe algum sacrifício aí sim.

Resolvi voltar a falar sobre aquele nosso assunto da vida saudável (lembre aqui). Mas, só para deixar claro mais uma vez, não estou aqui dizendo como você deve agir para ser saudável afinal eu não sou exemplo disto. Apenas quero dividir as dicas que sigo e que dão certo (pelo menos pra mim).

Quando comecei a fazer academia eu pensava "agora posso continuar comendo tudo que quiser." Mas claro, não é bem assim. A gente precisa maneirar na alimentação não só pra ficar bem no biquini no verão mas também pela nossa saúde. Tudo em excesso faz mal.

No início, foi difícil me acostumar a comer coisas integrais, mas não pensem que vivo de alpites! Apenas fiz pequenas trocas no dia-a-dia.

Quer alguns exemplos?

Algumas mudanças:
1. Eu comia pão de trigo todo dia de manhã e à noite
2. Eu praticamente não comia carne no almoço, apenas carboidratos (arroz, massa, batata...)
3. Eu não tomava nada de água
4. Frutas? Não estavam no meu cardápio
5. Fritura quase todo dia
6. Eu não comia nada integral
7. Bolachinha recheada era diária
8. Eu não tinha regra nem horário para comer
9. Tomava refrigerante todo dia.

Melhorias:
1. Como de 3 em 3 horas
2. Inclui bolachas e torradinhas integrais no café da manhã e à tarde
3. Como 4 frutas por dia
4. Cortei totalmente o pão de trigo
5. Como toda manhã granola com iogurte
6. Tomo "quase" 2lt de água por dia
7. Diminui fritura para 1x por semana
8. Opto por um tipo de carboidrato no almoço + carne + salada
9. Diminui o refrigerante (só aos finais de semana ou exceções)


Observações:
. Como falei, não sei se estas dias são boas para todo mundo ou se são totalmente saudáveis. Há pessoas que dizem que as torradinhas integrais são tão calóricas quanto o pão de trigo, mas quero acreditar que por elas terem muita fibra, isto faça valer à pena.
. Em relação a fruta, acho que é aconselhável comer mais de 4. Mas vamos combinar, é muito difícil comer fruta no inverno! Então já me dou por satisfeita em conseguir comer esta quantidade.
. No início foi difícil se acostumar a não comer pão, parece que nada mais me sustentaria. Hoje nem sinto falta. Eu percebo que a granola e as frutas me saciam por mais tempo pois o carboidrato te dá energia mas é digerido rapidamente, ou seja, te faz ficar com fome mais depressa.
. O importante é não ficar com muita fome antes de cada refeição, por isto é legal comer de 3h em 3h porém porções pequenas.
. Às vezes, pensamos que estamos com fome mas na verdade é sede. Você já tomou água hoje?
. Dizem que devemos ter uma refeição bem leve à noite e estou tentando, porém às vezes é bem difícil ainda mais no inverno. Por isto, sempre temos em casa algumas coisas para beliscar antes de jantar, como por exemplo, amendoim salgado, salgadinho integral, gelatina, fruta, etc.
. Claro que final de semana a gente se liberta um pouco afinal comer é um prazer pra gente!

Eu sinceramente nunca acreditei que comeria granola, frutas e deixaria de comer pão à noite. Mas, está dando super certo e até me sinto mais leve. Quando como um pouco além na janta, me sinto pesada e estufada, além de não dormir direito.

Espero que tenha ajudado :)

E vocês, seguem algumas dicas de alimentação?

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2 comentários:

  1. Bom dia Rê!!! Tb tô nessa Vibe de tentar comer melhor!

    Boa sorte!!!

    Bjs

    http://formandonossafamilia.blogspot.com

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  2. Oi Rê! ô coisa difícil comer saudável...também tô tentando, o mais difícil é cortar o pão (sou louca por pão!), mas substituí por um pacotinho de Belvita e fruta no café da manhã, e no café da tarde pão integral. Força ai!

    Bjos

    http://carolinasantiago2803.blogspot.com.br/

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Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)