7 dicas para uma limpeza mais fácil e divertida

10:56 Renata Becker Wentz 0 Comentários

Vamos ser sinceras: limpeza nunca foi hobby e deixar a casa limpa é mais uma das tarefas inevitáveis na nossa rotina. Excluindo as poucas pessoas que podem se dar o luxo e a comodidade de ter alguém para fazer isso, a limpeza geralmente fica para os sábados. Aquele que você poderia estar na praia, em um parque ou mesmo jogada no conforto do sofá com um bom seriado ou livro. 

Mas existe uma saída para deixar essa tarefa menos chata e até - quem diria - divertida. Abaixo você encontra algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar essa batalha sem fim:

Arranje um amigo para ajudar
A limpeza pode ser uma tarefa solitária e interminável quando se está sozinha
Bem, um amigo dificilmente irá te ajudar todo sábado de faxina. Mas quem sabe seu marido, noivo, namorado, rolo, ficante... Dividir tarefas pode ser uma solução boa para reduzir o tempo de trabalho e sobrar mais horas livres para outras atividades. Outra alternativa é chamar um amigo apenas para fazer companhia, não para trabalhar. Uma boa conversa enquanto você arruma a casa pode tornar o serviço muito mais interessante!

A limpeza pode ser um desafio. No bom sentido
Se alguém vai te ajudar, torne a tarefa interessante
Desafie seu marido: quem consegue limpar mais rápido uma janela? Transforme a lixeira em uma cesta de basquete e arremesse lixos. As coisas podem ficar mal arrumadas ou com marcas de sujeira. Mas é um risco interessante. É a melhor tática para crianças: transformar a atividade em um desafio pode ser mais interessante e motivador. Ensine-as como arrumar o quarto: jogue com o tempo, quantidade, quem consegue juntar todos os brinquedos ou a roupa suja primeiro. Seja criativa, criança tem energia sobrando!

Dance, cante, seja uma diva!
Uma boa trilha sonora inspira e facilita seus afazeres
Tenha sempre uma lista animada no seu rádio ou fones de ouvido. Não tem nada melhor do que dançar, imitar artistas ou dublar Madonna usando uma vassoura como pedestal de microfone. Músicas com batida mais forte naturalmente motivam e encorajam muito mais. 

Limpe gorduras do fogão e queima gorduras do corpo
Arrumar a casa pode ser um desafio aeróbico
Mesmo que você fuja de uma academia ou não tenha tempo para exercícios, limpar a casa pode queimar muito mais calorias do que uma esteira ou bicicleta ergométrica. Comece com uma trilha sonora de batida mais rápida. Eletrônica, um bom e velho rock n’roll ou um axé tira-o-pé-do-chão são excelentes escolhas para ajudar a achar seu ritmo. Comprima seu abdômen um pouco mais quando for se abaixar. Tente se esticar mais do que você consegue para alcançar aquele canto no alto. Movimentos largos, um pouco de força a mais na hora de esfregar alguma sujeira. Acelere na hora de aspirar o chão, esfregue a vassoura com mais vigor. Duas horas de limpeza pesada queimam quase 1500 calorias!

Dê uma pausa
Evite a exaustão no final do dia. 
Calcule 15 a 20 minutos para cada sessão de limpeza. Descanse por dois, três minutos. Tome água, coma uma barrinha de cereais. Muita gente tende a ficar desmotivada toda vez que começa a limpar a casa. Por que não criar recompensas? Faça uma jarra de suco da sua fruta preferida. Monte um prato com comidinhas preferidas para beliscar durante o processo. Vista uma roupa engraçada, diferente, confortável. Torne a atividade legal e evite desistir no meio do caminho por estar entediada. 

Contrate um profissional
Às vezes alguém precisa fazer o serviço sujo
Não é errado ter uma diarista ou uma agência de limpeza profissional na agenda do seu telefone. Muita gente prefere pagar por um bom serviço de limpeza por semana e apenas manter as condições mínimas de organização entre uma faxina e outra. Pode ser uma solução prática para quem não tem tempo sobrando e uma folga no orçamento. Convenhamos que é muito mais fácil manter arrumado do que arrumar do zero. 

À vista ou parcelado?
Parcelas pedem comprometimento. À vista pede tempo e resistência.
Uma boa faxina significa perder um dia de folga no final de semana. Então por que não dividir a limpeza e diluir o trabalho durante a semana, em apenas uma hora diária? Sim, você chega cansada do trabalho, tem a academia, os filhos, o jantar, a faculdade ou o cursinho. Mas criar uma agenda diária pode facilitar em muito a sua vida: segunda-feira é dia de lavanderia. Terça? Tirar o pó dos móveis e objetos. Quarta, aspirador. Quinta, uma boa faxinada nas janelas. Sexta não tem nada agendado: happy hour com as amigas, que ninguém é de ferro. O que sobrou para sábado? Talvez passar um pano no chão, passar umas roupas? Pense nisso. A ideia pode ser muito interessante.

Vai dizer que com estas dicas a tarefa não fica bem mais fácil?


Acompanhe o blog nas redes sociais: 
Facebook | Instagram | Pinterest | Google + | Twitter


Este post foi produzido em parceria com a Cleanipedia

Você poderá gostar desses posts

0 opiniões sinceras:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)