4 ferramentas elétricas que você precisa ter

16:02 Renata Becker Wentz 6 Comentários

Se você gosta de inventar, criar ou desmontar coisas, ao longo do tempo vai perceber que tem equipamentos ou ferramentas que você precisa ter para te auxiliar nisto.
Pallet colocado com parafusadeira e trilho cortado com serra mármore.


Mas, não estou falando das ferramentas comuns, tipo martelo, chave de fenda, alicate, etc. Estou falando das ferramentas elétricas que facilitam sua vida na hora de colocar a mão na massa. Para começar, gostaria de dizer que esta é minha opinião em relação a estes equipamentos. Talvez outra pessoa acredite que um destes equipamentos não é tão essencial assim ou então, colocaria outro que não está nesta lista.

Fiz esta lista de acordo com minha pequena experiência de inventar coisas em casa e principalmente: por sentir necessidade destes equipamentos na hora de fazer as coisas.

1. Furadeira


Claro, esta é óbvia. Não tem como furar parede sem ela. A furadeira é uma ferramenta das mais básicas para se ter em casa. Tanto para furar parede como também para furar madeiras, a furadeira te auxilia para pendurar quadros, montar móveis e tudo mais que sua imaginação permitir. Basta comprar as brocas de acordo com sua necessidade, pois cada broca é especial para um tipo de material (concreto, madeira, metal, cerâmica, ...). É importante respeitar o tipo de broca para que ela dure mais. Algumas furadeiras são 2 em 1: furadeira e parafusadeira. Este tipo vale mais a pena pois, às vezes, o preço compensa.

2. Parafusadeira
ferramentas-elétricas-que-você-precisa
A parafusadeira é muito parecida com a furadeira e, como falei acima, muitas vezes você consegue comprar uma 2 em 1, basta trocar a broca pele ponteira de fenda para parafusar. Faz pouco tempo que descobrimos que a nossa furadeira é parafusadeira e foi uma baita descoberta. Facilitou muito nossa vida. Para poder usar a furadeira como parafusadeira você precisa testar se sua furadeira tem a opção vai e volta na hora de perfurar. Ou seja, com esta função, você pode parafusar e desparafusar apenas trocando a broca pela ponteira. Pode parecer preguiça, mas na hora de montar um móvel ou parafusar algo na parede, faz toda diferença ter uma. É muito mais prático, te poupa tempo e esforço, afinal chega uma hora que você nem tem mais forças para parafusar ou então a chave de fenda fica escapando. Ah, já existe também a opção de parafusadeira à bateria, assim você não fica preso à tomada!

3. Lixadeira elétrica


ferramentas-elétricas-que-você-precisa

A gente está falando de ferramentas que facilitam a vida, não é? Então posso dizer que morro de amores pela lixadeira elétrica :) Ganhei uma do meu pai porque ele viu meu sofrimento para lixar caixotes e pallets. Hehe Sério, a lixadeira lixa tão perfeitamente e muito mais uniforme do que se você se matar lixando à mão. E a gente sabe que para pintar algo, a madeira precisa estar lisinha, lisinha. Eu admito que odeio lixar, para mim é a pior parte. Mas, quando vejo que meu trabalho se torna menos cansativo e mais rápido com a lixadeira, daí nem me importo de lixar! Tem vários tipos de lixadeira, a nossa é orbital, que serve para trabalhos leves e não trepida muito na hora de lixar, acho que é o modelo mais comum e mais indicado para se ter em casa.

4. Serra mármore


ferramentas-elétricas-que-você-precisa

Esta ainda é um sonho de consumo, ainda não compramos. Mas, quando meu pai ficou aqui em casa instalando o piso pra gente, eu conheci esta serra e amei! Ela simplesmente corta tudo que você precisa (não apenas mármore): piso, madeira, telha...e o melhor: fica retinho! Sempre cortamos as madeiras com serrote e fica uma bosta torto porque você não tem muita firmeza. A serra mármore corta super reto e sem fazer força. Os cortes ficam mais precisos, é muito mais rápido do que cortar à mão e você cansa menos. Você utiliza diferentes discos para cortar, é preciso ficar atento para o que você vai cortar e se o disco é apropriado para isto. Há vários tipos de serra além desta, mas acredito que esta é a mais básica para se ter em casa.

Espero que este post tenha ajudado quem tem dúvidas do que ter em casa para fazer estes trabalhos manuais. Lembrando que não sou muito entendedora sobre o assunto, apenas dividi minha experiência com o que acho que facilita nossa vida de "inventadores do lar".

Você pode pesquisar e vai ver que tem vários preços pois existe o modelo mais simples (voltado para iniciantes ou trabalhos leves feitos por hobbie), como também existe o modelo mais caro (mais profissional, voltado para quem trabalho com isto). Pesquise sempre, não compre um equipamento só pelo valor ou então algo mais profissional se não é sua necessidade.

E aí, faltou algum equipamento que vocês acham importante?

Bjo bjo!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As meninas comentaram e me disseram que faltaram 2 itens super importantes na lista:
. Serra Tico Tico (para cortar em curvas)
. Grampeador de tapeceiro (para trocar estofados e tecidos de cadeiras, sofás, etc.)
Grande dicas, meninas :)


Siga nas redes sociais:


Fonte imagens:
Pinterest

Você poderá gostar desses posts

6 comentários:

  1. Olá! Eu estou adquiridindo minhas ferramentas aos poucos e a próxima será uma serra mármore kkkk Acredito que uma ferramenta importante que você não mencionou é a serra tico-tico, para cortes em que precisa fazer curvas. Foi a minha primeira ferramenta, seguida da lixadeira orbital. A furadeira por enquanto uso a do meu pai, mas também pretendo comprar uma e também a parafusadeira. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, bom dia :)

      Obrigada pelo seu comentário! Nossa guria, sabe q você e a Jú (abaixo) falaram desta tal de serra tico tico, acho q preciso ser apresentada para ela hehehe

      Na verdade já ouvi falar mas nunca dei muita atenção, acho que é porque nunca precisei cortar nada em curvas hehe

      Pode deixar q vou começar a pensar sobre ela, gostei da dica, bjooo!

      Excluir
  2. Adorei a postagem. Tenho quase todas as ferramentas, quando meus pais se separaram eu fiquei com uma caixa enorme de ferramentas do meu pai, e depois fui comprando o que faltava.
    Na minha lista falta a lixadeira, que às vezes eu deixo de lixar alguma coisa pq não tenho força nos braços rsrsrsr daí uso o "bate pedra" pra depois pintar. Não fica lisinho, mas eu sempre gosto de fazer algo rústico hehehehehe.
    Na sua lista ai faltou a tico-tico, é uma mão na roda e também o grampeador de tapeceiro, com ele a gente troca tecidos de cadeiras, sofás e muito mais.
    Bjs e sucesso.
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jú, bom dia!

      Obrigada pelo comentário :) Sabe q acho q vou investir numa tico tico hein, vc e a Priscila falaram sobre ela :) hehe

      o grampeador eu confesso q nunca precisei, ou talvez nunca pensei em trocar os tecidos lá de casa justamente por não ter um grampeador...hehe

      ótimas dicas!!!! Obrigada, bjo!

      Excluir
  3. Oii Rê, realmente essas ferramentas são mega importantes.
    Já tenho furadeira e parafusaderia, agora falta a tico tico e a lixadeira. Quando preciso delas recorro ao meu pai que tem todas.. hahaha
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Livia! Q coisa boa contar com o pai, assim é bem melhor né. Se o meu pai morasse perto, eu ia dar sorte porque ele tem muita ferramenta heheheheh

      Bjooo

      Excluir

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)