Cozinha integrada com a sala: como decorar?

11:31 Renata Becker Wentz 4 Comentários

Eu sempre quis cozinha integrada com a sala, acho muito mais aconchegante e gostoso pois quando tem visita fica todo mundo junto. Porém, morando ali na casa eu percebi que, junto com o aconchego e a praticidade, vem a dificuldade de decorar os dois ambientes sem conflitarem. Hoje em dia, muitas casas e apartamentos estão vindo com esta integração justamente para dar sensação de amplitude nos ambientes pequenos.

Para ajudar quem tem cozinha e sala conjugada, pesquisei e vi que tem algumas dicas que podemos seguir para que tenha harmonia nestes dois ambientes que, na verdade, são apenas um.

Brincando com as cores
Os dois ambientes não precisam ter exatamente as mesmas cores, ao contrário, é legal ter um contraste porém sem ter conflito entre eles. O bom é repetir alguma cor nos dois ambientes, seja na parede ou em algum detalhe.
Simples Decoração



Piso diferente ou igual?
O ideal é usar piso igual nos dois ambientes, se não tiver nada delimitando cada um (uma bancada, como mostra abaixo). Além de ficar harmonioso, o mesmo piso dá sensação de amplitude. Uma ideia legal para dar mais aconchego é usar porcelanato que imita madeira, assim, você pode usá-lo também na cozinha.
Simples Decoração

Cozinha americana
Em muitos casos, a cozinha que fica junto com a sala é separada por um balcão americano. Eu adoro esta ideia e nós planejamentos futuramente fazer isto lá em casa. O bom do balcão é que ele delimita um pouco a decoração para casa ambiente mas, ao mesmo tempo, deixa eles juntos. Gosto da ideia de balcão pois assim você sabe bem até onde vai a cozinha e até onde vai a sala, para saber dosar as cores e decoração.
Pequeno Apartamento

Cor dos móveis
Se o espaço é pequeno, o ideal é usar móveis claros ou tudo branco, tanto na cozinha como na sala. Se usar algo detalhe tom de madeira na sala, por exemplo, use-o na cozinha também. Os eletrodomésticos também devem estar em bom estado e, de preferência, ser tudo igual (ou tudo branco, tudo de inox, etc). Uma dica para quem quer eletrodoméstico de inox é investir no contact metálico, o resultado fica perfeito.
Morar
E, claro, a casa é sua e quem decide como decorar e o que usar é você! As dicas servem apenas para nos dar algumas ideias, mas o importante é você deixar sua casa com a sua cara e não com cara de anúncio de revista, né?!

Quem tem cozinha junto com a sala, tem mais alguma dica pra incluir?

Bom, a minha cozinha vocês lembram como é, ela não tem divisão da sala, apenas a mesa de jantar fica no meio destas duas peças. Estou decorando esta parte da casa começando pelos móveis da cozinha, quem segue o perfil no Instagram já viu como está ficando e semana que vem eu mostro o resultado completo!

bjo bjo!

Acompanhe o blog nas redes sociais: 

Você poderá gostar desses posts

4 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    Aqui em casa é separado e a cozinha fica longe da sala.
    Mas acho lindo quando é integrado!
    Só deve ser ruim com a questão da gordura, né!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bru! Ah nunca tive problemas com a gordura e olha q a gente não tem aquele exaustor no fogão :)

      bjo!!

      Excluir
  2. Nossa, comprei um apto na planta e tem cozinha integrada com a sala. Estou com muita dificuldade para saber como fazer o balcão para dar maior harmonia ao ambiente. Gostei muito deste post.
    abç,

    http://casatrabalhovida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, q bom! Espero q as dicas realmente te ajudem e felicidades no novo apê :D bjoo

      Excluir

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)