leia mais

Dicas para casa

Móvel laqueado: o que é e como cuidar?

Publicado em: 11/07/2016

movel-laqueado-como-cuidar

Oi gente! A Marcela segue o perfil do blog no Instagram e foi quem sugeriu este post. Demorou mas o post saiu! Hehe Se você também quiser sugerir algum assunto manda por e-mail, Facebook ou Instagram que a gente posta! Como não tenho nenhum móvel laqueado, tive que fazer uma pesquisa à fundo para entender e conhecer melhor sobre este tipo de acabamento. Espero que este post tire as dúvidas da Marcela e de vocês também. Então vem ver o que é e como cuidar de móveis laqueados:



Vamos começar do começo: o que é “laca”?

A laca nada mais é do que um tipo de acabamento nos móveis e ela é feita com pintura automotiva. Ela é um pigmento cuja função é selar as superfícies, ou seja, eliminar riscos, imperfeições, emendas, ranhuras da madeira, etc… Foi muito utilizada nos anos 70 a 80 e, como muitas outras coisas, está de volta à moda! 
movel-laqueado-como-cuidar

Todos móveis podem ser laqueados? E como faz?

A laca pode ser utilizada em diversos tipos de materiais, tais como ferro, vidro ou metal mas o mais comum é ver este acabamento em móveis de madeira. Ela pode ter o acabamento fosco ou com brilho (que é o tipo mais utilizado). Pode ser utilizada em qualquer móvel de madeira que você tem e gostaria de dar uma cara nova. O processo de laqueação é feito da seguinte forma: 
Primeiro o móvel é lixado e, em seguida, é aplicado uma resina, um primer para deixar a madeira bem lisa e sem imperfeições. Após todo este preparo e nivelamento da madeira a tinta é aplicada. Mas, é necessário cuidar muito na hora do preparo pois como geralmente a laca é brilhosa, qualquer imperfeição irá aparecer.
movel-laqueado-como-cuidar

Pode ser feito em casa ou só por um profissional?

É recomendado que seja feito por um profissional mas há possibilidade de você mesmo fazer, basta ter os materiais adequados e muita paciência afinal, laquear um móvel é mais demorado do que difícil. É capaz de você fazer pela primeira vez e não ter o resultado desejado, mas talvez praticando acabe dando certo. Separei alguns links com passo-a-passo para quem quiser se aventurar neste DIY:
movel-laqueado-como-cuidar

Quais as vantagens de se laquear um móvel?

– Acabamento superior, comparado com outros tipos de acabamentos
– Resultado mais uniforme, sem emendas
– Há uma infinidade de cores para escolher
– Acabamento liso e sem manchas
– Possibilidade de restaurar móveis já desgastados ou estragados
– Se tiver manutenção adequada, o móvel pode durar anos sem alteração na pintura
– É uma forma econômica de alterar os móveis e decoração da casa sem precisar comprar tudo novo
– Traz sofisticação e modernidade para o ambiente, principalmente se for utilizado acabamento em alto brilho.
movel-laqueado-como-cuidar

Qual o valor e tempo de produção deste tipo de trabalho?

O valor por m² varia de R$150 a R$500, dependendo da cor ou tipo de móvel. Para laquear um móvel, o trabalho leva, em média, 15 dias para ficar pronto.
movel-laqueado-como-cuidar

Dicas e cuidados necessários:

– Se possível, utilize um tampo de vidro em cima;
– Não utilize em pias de cozinha ou em móvel que sejam manuseados objetos em cima dele;
– Não utilize laca em todos os móveis para não carregar o ambiente;
– Não utilize em cadeiras pois como é uma pintura, com o uso, pode se desgastar;
– Em mesa de jantar não utilize a laca nos pés da mesa, apenas no tampo;
– Não deixe o móvel exposto ao sol.
movel-laqueado-como-cuidar

Qual a limpeza adequada?

– Use pano úmido, não molhado;
– Não use produtos abrasivos para limpar;
– Não use álcool ou solventes;
– Utilize cera automotiva para manter o brilho (2x ao ano);
– Se tiver alguma mancha, utilize detergente neutro ou sabão de coco

movel-laqueado-como-cuidar

Ficou mais alguma dúvida? Bom, eu não tenho mais dúvidas sobre a laca e já sei que, se um dia eu for laquear um móvel, irei mandar fazer com um profissional.. hehehe

bjo bjo!

PS: eu adorei tanta coisa nesta seleção de fotos e não foram apenas os móveis laqueados… hehe quanta ideia!

Deixe seu comentário

JoãoDamasceno
20/06/2018

Sim, é possível remover riscos sim. Se o risco for bem sutil, pode usar pasta de dente e algodão (obs. não estou brincando, sério mesmo, mas só se o risco for bem leve). Se o risco for mais profundo é possível é necessário lixar e em seguida, polir. Medo de fazer a cozinha em laca?! Tenha não, vale a pena e muito, se utilize de bons materiais onde a laca será apicada e seja feliz, porque a laca dura muitos anos, só verifique se alguma janela deixará entrar luz do sol diretamente sobre o móvel laqueado, porque se for assim, a laca fica "queimada", manchada, e muda de cor, ou seja, destrói a laca. No mais, é tuuudo show.!!!

Ana Paula Alve
20/06/2018

Se acontecer de riscar, tem como tirar? Gostei muito das dicas, e estou empolgada, mais ao mesmo tempo com medo de fazer minha cozinha em laca!

JoãoDamasceno
31/03/2018

Boa tarde Rennata: Vamos lá… Passe um pano seco e lustra-móveis, eles resolvem a questão. Para a limpeza mais profunda, empregue sabão neutro e água. Em peças laqueadas, é recomendável reaplicar a seladora uma vez ao ano, pois o acabamento é suscetível a ranhuras. NO caso de MANCHAS: se surgirem riscos, pode-se passar uma lixa bem fina (nº 150) e, depois, polir com cera automotiva. Mas cuidado com o número da lixa, para não arranhar ainda mais o móvel. ATENÇÃO: Evite produtos à base de álcool e solventes.!!!

Renata Arruda
26/03/2018

Boa tarde a todos.O meu nome é todo laqueado é na parte de cima eu passei um lustra moveis a base de silicone incolor no outro dia percebi que o brilho dele mais como era é está como se estivesse manchado?É agora o que Fasso pra voltar a ser liso e brilhoso?

JoãoDamasceno
13/03/2018

Bem, a laca não é ideal pra móveis assim não. O ideal é que seja usado em mesas, birôs e estantes. Pra móveis como os citados por você, o ideal é a resina époxi (bem mais resistente e durável que a laca). Agora tem o seguinte seja laca, seja resina, ambas tem o efeito de deixar o material bem brilhoso, não sei se esteticamente falando, móveis grandes como os de uma cozinha, ficaria legal não viu. Mas tudo bem, isso é questão de opinião…rsrs… Valeu e tudo de bom.

Vanusa
12/03/2018

Olá. Sabe me dizer se o MDF que já vem com pintura de laca é indicado para os armários da cozinha? Risca fácil? Fica marca dos dedos ou sujeira? Exige cuidados especiais na limpeza? Muito obrigada

admin
01/12/2017

Oi João, agradeço sua resposta pois realmente eu não tenho conhecimento para ajudar nesta parte… obrigada!

JoãoDamasceno
30/11/2017

Me desculpe pelo que vou dizer, mas a verdade é que essas "dicas e truques" que tanto se vê na Internet, em se tratando de móveis laqueados, não são dicas das mais seguras não viu. O jeito de fato é reaplicar o laque.!!! Lixar TODA a peça e reaplicar TUDO.!! Se as ranhuras forem pequenas, arrisca ceras a base de carnaúba ou silicone (NUNCA álcool, tinner ou qualquer outro SOLVENTE).

Unknown
30/11/2017

Como tirar risco de porta de cozinha laqueado de Preto. Ajudante passou uma bucha do lado Verde…que arranha. Estou desesperada. Me ajude. Obrigado

admin
29/11/2017

obrigada pela sua dica 🙂

admin
29/11/2017

ola! Alguns leitores utilizaram vidro de 10mm e disseram que não houve este problema de ficar grudando na mesa… talvez o ideal seja um vidro mais grossinho, bjos.

admin
29/11/2017

oi Simone, dá uma olhadinha na resposta do João aqui embaixo 🙂 bjoss

Unknown
23/11/2017

Olá tenho uma mesa laqueada branca coloquei um vidro de 5mm incolor p proteger e fica mais bonito só q ele fica marcando tive q colocar uns silicone em baixo do vidro mais não gostei mto pq isso acontece alguma sugestão?

JoãoDamasceno
21/11/2017

Simone, boa tarde. Meu birô tem 1.70 por 0.80. Coloquei o vidro 10mm (bastante espesso) sobre a laca e não deu problema nenhum.!!! (não usei os "pés de silicone" e não "colou").

Simone Galera
21/11/2017

Mandei fazer uma mesa para minha cozinha, laqueada, vermelha, como a da foto, modelo cone, e vou precisar fazer o vidro assim que ela chegar, porém, minha dúvida é, posso colocar o vidro incolor sobre a mesa, sem colocar aquelas bolinhas de silicone? Vai "colar" na pintura? Minha mesa tem 1,20m.

admin
01/11/2017

Oi João, boa dica! É verdade, ainda mais se é um móvel usado com frequência né =/ mas a dica do vidro tá valendo, bjos!

JoãoDamasceno
28/10/2017

O birô do meu home office é em madeira de lei (Angelim Pedra) e todo laqueado. Porém, é necessário que de forma meio "urgente", se coloque o vidro sobre a superfície, pois a laca é muito delicada, risca muito fácil e pior, com o uso contínuo, ela perde o brilho rapidamente, em especial nas áreas de contato dos braços com o móvel. Ou seja, melhor não vacilar porque o efeito da laca em uma madeira de desenho bonito resulta em uma aparência excepcional, fica realmente muito bonito, mas se não cuidar, acaba rapidin…!!!

admin
18/05/2017

olá! Indiquei 3 links no post com dicas de passo a passo para fazer a laca e em um dos links eles indicam utilizar nitrocelulose, tinta automotiva ou P.U. (à base de poliuretano). Espero ter ajudado!

Patriota Tupiniquim
11/05/2017

Qual é o tipo de resina que é usada para fazer o laqueado. Seria resina epoxi?

admin
14/07/2016

oi Fabii, é verdade cuida aí do movel pra nao ter q consertar depois ne =/

bjoo

Fabiana Carvalho
13/07/2016

Ótimas dicas, eu tenho uma mesa laceada e já passei pano com álcool agora não vou passar mais rs.

http://www.blogfabianacarvalho.com

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada