Controle financeiro: como fazer em casa

11:39 Renata Becker Wentz 0 Comentários

controlar-gastos-em-casa2
Oi gente, deixa eu perguntar uma coisa: vocês fazem controle financeiro de suas contas e gastos pessoais? Só de pensar em calcular, anotar, controlar, já me dá dor de cabeça! 

Eu não sou a melhor pessoa para matemática, foi por causa disto que comecei a fazer Publicidade na faculdade (hehe brincadeirinha!). Mas, na verdade, muitas pessoas se afundam em dívidas e contas e, muitas vezes, o único problema é: saber se planejar. Se você não controla seus gastos, não anota suas contas do mês e GASTA MAIS DO QUE GANHA, parabéns, você está em uma situação muito complicada.....!

Eu sei que é muito chato controlar e anotar tudo porém se não fizer isto você perde o controle e nem sabe se gastou em besteira ou então se gastou mais do que devia. Separei algumas dicas bem fáceis para você começar a aplicar em casa, caso ainda não faça um controle financeiro.

Para começar, uma dica essencial e básica para quem quer começar a ter um controle financeiro em casa é anotar todas as saídas e entradas. Pode ser em um bloco de notas, tabela do Excel ou então através de aplicativos no celular. Anotando tudo você verá quanto gasta por mês em cada "setor" de sua vida, por exemplo. 
controlar-gastos-em-casa2
Além de anotar, outra dica bem importante é dividir tudo em segmentosalimentação, gasolina, lazer, estudos, etc.... Assim você saberá no mês seguinte, em média, quanto precisa economizar para abastecer seu carro.

Agora com tudo anotado você pode analisar e ver sua situação: se você gasta mais do que ganha e todo mês fica no vermelho e vai criando uma bola de neve sem fim, analise o que pode ser cortado de despesas, selecione contas que você pode negociar um desconto e evite ao máximo usar o cartão de crédito.

Falando sobre isto, na hora de usar o cartão de crédito responda algumas perguntas: "Eu preciso mesmo deste produto?", "Eu consigo esperar e comprá-lo à vista?", "Tem ou não juros?", "Eu consigo pagar as parcelas nos próximos meses"? O cartão de crédito e todos os outros cartões de loja podem ser muito bons ou ruins, basta você saber usar. Por exemplo, eu fiz o cartão da Renner mês passado pois Will fez uma compra alta então parcelamos no cartão da loja. Porém, nós estamos tão desacostumados a ter cartão de loja que esquecemos de pagar o carnê! Enfim, pagamos juros... Eu acho que eles fazem estes carnês só porque sabem que você vai esquecer de pagar, só pode... hehe
controlar-gastos-em-casa2
O principal é você achar a melhor forma de controlar suas despesas e também fazer de um jeito que você não vá esquecer. Por exemplo: colocar como meta toda noite fazer os lançamentos do dia. E não esqueça de guardar todas as notinhas de pagamentos que você fizer. Se não ganhou notinha do pagamento, anote no bloco de notas do celular para quando você chegar em casa fazer os lançamentos certinhos.

Mas, se mesmo com estas dicas você tem dificuldade de controlar suas finanças, experimente ler mais sobre o assunto. Uma ótima dica de livro para te apoiar é o E-Book Controle Financeiro Descomplicado, parceiro aqui do blog.

E, além de comprar o E-Book você ganha junto uma Planilha de Fluxo de Caixa Pessoal e uma Planilha de Simulação de Financiamentos. Você pode ver mais informações ou comprar o E-Book aqui e se em 30 dias você não gostar ou perceber que não era o que você esperava, você ganha seu dinheiro de volta, que maravilha, hein!

Agora me contem, vocês geralmente fazem este controle financeiro em casa? Tem alguma outra dica pra dividir com a gente? Fala aí!

Bjo bjo

Você poderá gostar desses posts

0 opiniões sinceras:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)