leia mais

Relacionamento Dicas para casa

Dicas para harmonizar carnes e vinhos

Publicado em: 23/09/2016

Dicas-harmonizar-carne-vinho

Oi gente! Eu adoro vinho e vocês? Mas eu confesso que adoro tomar e não tinha nenhum conhecimento sobre que tipo de comida combina com qual tipo de vinho…. Preparar uma refeição especial para um momento especial requer cuidados com detalhes sutis. A harmonização de vinhos e carnes (que se chama enogastronomia) faz parte de um universo onde o paladar é o protagonista e hoje eu trouxe algumas dicas para você que também tem dúvidas como eu sobre este assunto.

Durante séculos, o vinho foi a bebida principal de refeições célebres, jantares históricos, banquetes, casamentos, celebrações após a batalha: tudo devidamente acompanhado de carnes diversas. 
Com o passar dos anos, o conceito de gastronomia e vinicultura foram se aperfeiçoando: novas técnicas de cultivo de uvas permitiram obter diferentes tipos de vinhos, assim como ampla variedade de temperos e combinações nos pratos.

Dicas-harmonizar-carne-vinho

A harmonização de vinhos e carnes tem como objetivo conferir uma experiência sensorial única, capaz de proporcionar prazer e ressaltar o sabor da comida. Apesar da tradição, muitos ainda tem dúvidas na hora de elaborar um prato que combine perfeitamente com determinado tipo de vinho. 

O néctar dos deuses na nossa rotina


Com o passar dos séculos, a forma mais prazerosa de se reunir com família e amigos é preparando uma bela refeição acompanhada de um vinho de qualidade, não é verdade?! Mais do que sentar à mesa para simplesmente comer e beber, é um momento de confraternização e deleite, uma verdadeira pausa para relaxar e curtir aquele momento.
A correria do dia a dia requer momentos de leveza e prazer. Para muitos, a hora da refeição acompanhada de uma boa taça de vinho é sagrada, uma vez que proporciona momentos agradáveis, que aguçam as sensações e promovem bem-estar. O ditado latino “in vino veritas” (a verdade está no vinho) nunca foi tão atual!
Agora confere estas quatro formas de harmonizar carnes e vinhos para não errar na escolha da próxima janta ou almoço:

Vinho tinto

É o meu preferido! O vinho tinto é bem versátil, porém, o segredo é saber combinar o tipo certo à carne escolhida. O tinto maduro cai muito bem com carnes bovinas e carne de pato, realçando o paladar e o tempero. Carne assada pede um vinho tinto seco encorpado, já as grelhadas devem ser acompanhadas de vinho tinto médio corpo. Costelas de porco também pedem um vinho tinto. A combinação do vinho com carne suína depende do corte da carne. Anchovas, atum salmão e sardinha também combinam com vinho tinto.
Vinho branco

O vinho branco é ideal para harmonizar com peixes e frutos do mar. Lombinho de porco, por ser uma carne mais seca, pede um vinho ácido para equilibrar os sabores. Carnes brancas grelhadas caem bem com vinho seco de boa estrutura, assim como carne de peru. Já o foie gras combina com vinho doce de alto nível.
Vinho rosé

O vinho rosé fica excelente com carnes magras grelhadas, frango assado, escabeches de peixe e carne.
Dicas-harmonizar-carne-vinho
Espumante

Para quem pensa que espumante deve ser saboreado apenas no Ano Novo, está enganado! O espumante é uma bebida extremamente versátil e pode ser harmonizado com vários tipos de carnes: salmão, leitão, porco, frango e pato. 
Vale ressaltar que a experiência da combinação pode variar de pessoa para pessoa: apesar das regras básicas, tudo é uma questão de gosto. E também tudo depende do tipo de vinho que você gosta, o principal é escolher um que te agrade e deixe o momento mais especial ainda.
Gostaram das dicas? Agora me diz: vocês também gostam de vinho? 
Bjo bjo!

Fonte imagens: Pixabay | Freepik 

Deixe seu comentário

admin
26/09/2016

Oi Gersica 🙂 Eu também adoro mas sou só "bebedora" e não "entendedora" hahahaha

Claro, tem coisas que a gente vê que não fica bom como por exemplo chocolate… nossa, eu não consigo tomar vinho e comer chocolate! Mas acho que às vezes é do gosto da pessoa né…

Aii eu também queria muito fazer um curso, entender melhor…. bjooo!

Gersica com G
26/09/2016

Amo vinhos e to sempre pesquisando sobre eles tb! Eu e o maridão queríamos até fazer um curso….quem sabe rs

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada