Como limpar o ar condicionado de casa

13:00 Renata Becker Wentz 0 Comentários

Oi pessoal! Apesar da gente viver em um país de clima tropical, no qual a maior parte do ano vivemos intenso calor, durante alguns meses, devido às temperaturas mais baixas, deixamos os aparelhos de ar condicionado desligados. E você sabia que é necessário fazer uma manutenção neles? 

Muitas pessoas se esquecem de cuidar da limpeza do ar condicionado durante o inverno e, quando o calor chega, utilizam o aparelho normalmente. Porém, a limpeza periódica é fundamental para garantir a sua saúde e a da sua família. A sujeira acumulada pode trazer problemas de saúde e também ao funcionamento do aparelho.

As consequências de negligenciar a limpeza do ar condicionado são muitas: ácaros, fungos e bactérias podem se proliferar no interior do aparelho sujo e, ao ser ligado, esses microorganismos se espalham pelo ar causando uma infinidade de doenças respiratórias.   
Além disso, a poeira e as impurezas acumuladas dentro do equipamento podem obstruir as saídas de ar e fazer com que o aparelho tenha que trabalhar mais para resfriar os cômodos. Se o aparelho é obrigado a utilizar mais potência para funcionar, gasta mais energia elétrica e, consequentemente, a sua a conta de luz acaba ficando mais cara. Já viu que dor de cabeça? Então o melhor é prevenir, né.

A higienização do aparelho começa pela limpeza dos filtros, que pode ser feita em casa sem qualquer dificuldade.  No caso dos  modelos de ar condicionado split, o ideal é que a limpeza seja realizada, no mínimo, a cada dois meses. Mas, se a casa acumula poeira com facilidade, é recomendada higiene quinzenal ou até semanal. 

Benefícios da manutenção da limpeza do ar condicionado
. Conservar a qualidade do ar
. Evita ocorrência de doenças respiratórias e alergias
. Aumento  da vida útil do ar condicionado
. Evita desperdício de energia elétrica

Como limpar ar condicionado Janela
A limpeza do ar condicionado Janela é feita de forma muito simples. Porém, antes de começar, leia o manual do fabricante. Dessa forma, você saberá se pode ou não utilizar algum produto de limpeza especial. Mas o recomendado é sempre utilizar água e sabão neutro. Confira o passo a passo da limpeza: 


Limpeza do painel

1. Remova o painel frontal do aparelho
2. limpe-o com um pano seco até remover toda sujeira

Limpeza do filtro 

1. Remova o filtro da do equipamento
2. Utilize um aspirador de pó para retirar a poeira. Caso prefira, higienize o filtro com água e sabão
3. Após secar, é só inserir o filtro novamente onde estava  
4. Recoloque o painel frontal


Como limpar ar condicionado Split
A limpeza do ar condicionado Split também não tem mistério. Lembre-se de ler o manual do fabricante para não correr o risco de danificar nada. Confira o passo a passo da limpeza:

Limpeza do painel

1. Desencaixe o painel frontal do aparelho
2. Utilize um pano macio e seco 
3. Caso esteja com muita poeira acumulada, lave com água morna (não pode passar de 47º C)
4. Assim que secar o painel, limpe o filtro do ar condicionado

Limpeza do filtro

1. Retire o filtro da unidade interna do aparelho (é só desencaixar)
2. Passe o aspirador de pó, ou caso haja muita sujeira acumulada limpe com um pouco de detergente neutro e água morna
3. Quando seco,  encaixe o filtro 
4. Recoloque o painel frontal 

Manutenção através da limpeza preventiva
Além da higienização do aparelho e dos filtros, é fundamental fazer a higienização preventiva do aparelho de ar condicionado. Os trocadores e outras peças internas também precisam estar sempre limpas para garantir o bom funcionamento do equipamento.

Esse tipo de limpeza profunda deve ser feita impreterivelmente por um técnico especializado. Dessa forma, evita-se danos ao aparelho de ar condicionado. Recomenda-se que a higienização preventiva seja realizada uma vez ao ano. 

Agora me diz, vocês fazem a limpeza do ar de vocês? Gente me apavorei, não lembro quando foi a última vez que limpamos o nosso!

Bjo bjo

Você poderá gostar desses posts

0 opiniões sinceras:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)