leia mais

Dicas para casa

Como escolher mesa de jantar para sua casa

Publicado em: 08/02/2017

como-escolher-mesa-jantar
Oi gente! Quem acompanha o blog sabe que estamos mudando nossa mesa de jantar. Mandamos fazer uma nova do jeito que queríamos e então surge a dúvida: como escolher a melhor mesa de jantar para sua casa? 

Para escolher uma mesa é necessário pensar em diversos fatores. Vamos ao meu exemplo: nossa mesa verde (veja ela aqui) é redonda para 4 pessoas. Porém, usando ela, percebemos que não gostamos de mesa redonda, ela não é prática. Mas, por outro lado, não temos muito espaço para uma mesa muito maior.
Por isto, fiz uma seleção de ideias do que você precisa levar em consideração na hora de comprar uma mesa de jantar:
1. Conjunto completo ou avulso?

como-escolher-mesa-jantar
como-escolher-mesa-jantar

Primeiro você precisa saber se quer comprar aqueles conjuntos de mesa + cadeiras ou se você prefere comprar tudo separado. A primeira opção sai mais barato na maioria dos casos porém, geralmente, não são de boa qualidade se comprado em lojas populares. A segunda opção te permite explorar e personalizar mais, pois você pode escolher outro tipo de cadeira e até mesmo pode usar várias cadeiras diferentes. Porém, comprando separado tende a ser mais caro. Nós resolvemos seguir a segunda opção: mandamos fazer a mesa (já mostrei uma parte dela lá no Instagram do VLC) e vamos comprar as cadeiras mas eu vou falar mais sobre isto em um próximo post.

2. Qual seu espaço disponível?

como-escolher-mesa-jantar

Depois de decidir se compra conjunto ou avulso, meça seu local: veja qual o tamanho do espaço disponível para receber a mesa. Além disto, já pense se você deseja deixá-la no meio do ambiente ou com alguma das partes encostada na parede. Se você não tem muito espaço, você pode deixá-la encostada e, quando receber visita, desencostar da parede.

3. Redonda, quadrada ou retangular?

Tudo depende de quantos lugares você quer que sua mesa tenha: 4? 6? 8? 10? Lembre-se que mais lugares exigem mais espaço disponível pois você precisa deixar um espaço entre as pessoas e não apenas medir a largura das cadeiras. O mais indicado é deixar pelo menos 60 a 75cm para cada pessoa e também 90cm de folga ao redor da mesa para poder puxar a cadeira e se sentar. E qual será o tamanho indicado para cada tipo? Abaixo segue o infográfico do blog Assim eu Gosto mostrando quais os tamanhos indicados:
como-escolher-mesa-jantar
Redonda: é a mais indicada para espaços pequenos.
como-escolher-mesa-jantar
Quadrada: é moderna, fica linda mas ocupa muito mais espaço que a redonda.
como-escolher-mesa-jantar
Retangular: você pode optar por usar só as laterais dela ou as pontas também. Por ser mais estreita, funciona bem em ambientes menores, podendo ser encostada na parede.
como-escolher-mesa-jantar
4. Qual material para o móvel?

como-escolher-mesa-jantar

Tem vários materiais que você pode optar para sua mesa. As de mármore são eternas, pesadas e você pode escolher qual cor combina mais com seu ambiente. Mesa com tampo de vidro fica clean, moderno mas o problema é que qualquer manchinha fica aparente.

como-escolher-mesa-jantar

Mesas de MDF ou madeira ficam lindas e estão super na moda, deixam o ambiente mais rústico e aconchegante.

como-escolher-mesa-jantar

A de madeira de demolição possui preço bem mais elevado mas tem boa qualidade e durabilidade. Há também a opção de laca, estas pode ser de qualquer cor mas riscam fácil, precisa ter um cuidado especial.


LEIA TAMBÉM: Móvel laqueado: o que é e como cuidar?


Lembrando que sempre na hora de escolher algum móvel para sua casa, o principal é escolher algo do seu estilo e que você goste. Além, claro, de combinar já com seu ambiente, caso você não queira mudar a decoração.

Espero que as dicas tenham sido úteis e logo, logo vou trazer mais novidades sobre a nossa mesa!

Me contem o que vocês acharam, bjo bjo!

Acompanhe o blog nas redes sociais: 


Fonte imagens: Casa.com.br | Viver em Casa | Casa Vogue | Jeito de Casa | Achados de Decoração | Assim eu Gosto | Arquidicas | Anna Parisi | Vinicius de Mello

Deixe seu comentário

Cadeiras Eames para minha mesa de jantar | Vida de Louca de Casada
23/08/2018

[…] espaço para uma mesa deste tamanho e por isto eu cheguei a fazer um post bem legal falando sobre como escolher a mesa de jantar para sua casa, onde falo das medidas, qual modelo mais adequado, […]

Testando o Vedaspray na mesa de jantar | Vida de Louca de Casada
09/08/2018

[…] LEIA TAMBÉM: Como escolher a mesa de jantar […]

Decore a mesa de jantar sem gastar muito | Vida de Louca de Casada
04/08/2018

[…] com ela de outras formas e uma delas é caprichando na mesa de jantar. LEIA TAMBÉM: Como escolher mesa de jantar para sua casa Como estamos com planos para a mesa nova de jantar, eu estou louca para que ela fique pronta […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada