Diferença entre modelos de fita dupla face

11:43 Renata Becker Wentz 2 Comentários

Oi gente! Se tem uma coisa que facilita nossa vida na hora de decorar é a tal fita dupla face. Mas, você sabia que existe diferença entre as fitas na hora de utilizá-las? 
Depois do post "A verdade sobre a fita banana" muitas pessoas demonstraram passar pelo mesmo problema que eu ao utilizar este tipo de fita pois ela é muito difícil de retirar. Mas, eu acabei descobrindo que nós usamos esta fita da forma errada, sabia?
Como, na minha opinião, a 3M do Brasil é a marca mais famosa e mais utilizada, resolvei entrar em contato com eles e solicitar as informações. Eles gentilmente me enviaram algumas explicações sobre as fitas, falando sobre as 2 linhas que eles possuem: Scotch Fixa Forte e Command. Apenas para deixar claro que isto não é um publieditorial, eu apenas gostaria de fazer um post bem completo para tirar estas dúvidas que eu e muita gente tem na hora de usar dupla face. Sobre a 3M, sempre vi estas 2 linhas e, na verdade, nunca soube direito a diferença entre elas, olha só:

LEIA TAMBÉM: Dica de decoração para pessoas indecisas


SCOTCH FIXA FORTE

O que é: linha de fitas para ambientes internos e externos.
Indicação: para aplicação permanente, ou seja, objetos que não se tem a intenção de retirar depois.

Produtos:
1.Fita Scotch Fixa Forte de espuma para ambientes internos: conta com a força do adesivo Fixa Forte e também com uma espuma robusta que auxilia a segurar o peso do objeto fixado.
2.Fita Scotch Fixa Forte com acabamento transparente para ambiente interno: a fita correta para quem quer um acabamento discreto e transparente. Indicada para vidros e acrílicos.
3.Fita Scotch Fixa Forte para ambientes externos: são fitas que aguentam intempéries e podem ser aplicadas do lado de fora dos ambientes.
4.Fita Scotch Fixa Forte para banheiro: pendurar objetos nos banheiros são uma das maiores necessidades das pessoas, no entanto não são todas as fitas que suportam um ambiente úmido, com vapor. Por isso lançamos esta fita para este uso específico e tão requisitado.
5.Fita Scotch Fixa Forte Extrema: a fita que mais suporta peso do mercado. Desenvolvida tanto para ambientes internos quanto externos.
Remoção: use fio de nylon lubrificado com detergente. O fio deve ser passado entre o objeto e a superfície para cortar a fita. No entanto, por ser uma fita de aplicação permanente, o objeto ou superfície pode ter danos ou ficar com resíduos de fitas.


COMMAND

O que é: linha de adesivos (fechos) para quadros e ganchos removíveis.
Indicação: para uso temporário, não causando danos ou resíduos na superfície. Apesar de removíveis, possuem uma fixação segura (de acordo com o peso suportado declarado na embalagem).

Produtos:
1.Ganchos para uso geral: ganchos plásticos para pendurar objetos em geral.
2.Ganchos para utilidades domésticas: são produtos que possuem um ganchinho metálico que possibilita pendurar rodinhos, escovas, vassouras, frigideiras, panelas, colheres, conchas, escumadeiras, que normalmente possui um furinho no cabo.
3.Fechos e suportes para quadros: linha desenvolvida para quadros, mas podem ter aplicações diversas e criativas.
4.Ganchos transparentes: os ganchos e adesivos são transparentes, feitos para serem discretos e darem destaque para o objeto pendurado.
5.Organizadores e suportes para fios: ajudam a organizar e ordenar fios e cabos.
6.Refil: como os ganchos são facilmente removíveis, existem os refis para que seja possível recolocar quantas vezes desejar.
Remoção: para remover é necessário apenas puxar o adesivo para baixo até que ele se desprenda totalmente da superfície.

LEIA TAMBÉM: Meu quarto: dicas de decoração barata

Algumas recomendações e cuidados:
. A superfície deve ser limpa SEMPRE com um pano com álcool antes da aplicação. Qualquer poeira, mesmo que imperceptível, pode comprometer o bom funcionamento do adesivo;
. A superfície deve ser regular (sem ondulações);
. Não se deve somar os pesos suportados dos ganchos Command (por exemplo, um gancho que suporta 1,3Kg não pode ser “somado” a outro gancho para suportar 2,6Kg). Por outro lado, os fechos para quadros Command podem SIM ser somados para multiplicar o peso suportado.
. Não utilize os produtos sobre papel de parede.
. Nunca pendure objetos sobre berços ou cabeceiras de cama.
. Neste link aqui você pode ver direitinho qual o limite de peso de cada gancho ou adesivo Command.

Vai dizer, agora ficou mais fácil de saber qual fita, adesivo ou gancho utilizar, né?! Eu confesso que sempre utilizei as fitas da forma errada, agora já sei quando usar cada uma.

Obrigada 3M por nos fornecer as informações! E aí, gostaram das dicas? Me contem nos comentários!

Bjo bjo!

Fonte imagens: 3M do Brasil | Pinterest

Você poderá gostar desses posts

2 comentários:

  1. Oi Rê,
    Muito bacana seu post. Obrigada por compartilhar conosco essa diferença. Meu marido vive brigando porque eu uso a dupla face nas paredes e quando decido mudar as coisas de lugar fica o estrago, agora vou ter mais atenção ao comprar a fita.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Lucimeire! Que bom, fico feliz em ajudar pois eu também passava por este problema... agora fica mais facil, né :) bjo

      Excluir

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)