leia mais

Organização e limpeza Dicas para casa

Quando e como virar o colchão

Publicado em: 04/04/2017

quando e como virar o colchão
Oi pessoal! Vocês sabiam que, para manter o colchão novinho por mais tempo é necessário virar ele algumas vezes? Você sabe como fazer? Vem que te explico quando e como virar o colchão!

Eu já mostrei aqui no blog o nosso colchão. Ele é simplesmente maravilhoso e o melhor: tem pillow duplo. Isto significa que posso usar os dois lados dele, dobrando seu o tempo de vida.

 

Virar o colchão aumenta o tempo de vida dele, além de evitar que ele fique com marcas ou “lombadas” onde dorme a pessoa mais pesada do casal. Um colchão pode durar anos mas, fazendo o rodízio corretamente, ele dura mais ainda.

COMO VIRAR O COLCHÃO

Há duas maneiras de virar o colchão, olha só:

instruções de como girar

Antes de mais nada, veja aí se o seu colchão tem pillow top dos dois lados ou apenas em um. Se tiver apenas de um lado, você só poderá virá-lo conforme o desenho 1.

Os colchões que possuem pillow duplo são um pouco mais caros porém, como falei, você dobra o tempo de vira dele. Além disto, girar a parte dos pés para a cabeça faz com que a espuma dele não se desgaste apenas em uma das partes do colchão, causando buracos.

LEIA TAMBÉM: Cama box ou comum: qual modelo escolher?

 

Cada empresa ou marca de colchão tem suas próprias dicas em relação à virar o colchão, antes de mais nada leia as instruções da embalagem para tirar eventuais dúvidas.

Além disto, tudo varia também do modelo de seu colchão, pois cada modelo apresenta um desgaste diferente, de acordo com o material utilizado em sua composição. Porém, não existe um consenso sobre a frequência para cada modelo.

QUANDO VIRAR O COLCHÃO

Independentemente do colchão, alguns vendedores especializados recomendam a seus clientes que façam o procedimento mensalmente, enquanto outros recomendam que se faça o procedimento de 15 em 15 dias durante os primeiros seis meses, prolongando o intervalo para três meses após este período.
quando e como virar o colchão

Como eu faço lá em casa?

De 15 em 15 dias, em uma das vezes que troco o lençol, eu giro a parte dos pés para a cabeça. E 1x por mês eu viro ele para baixo. Com o tempo esta frequência pode ser aumentada, mas eu prefiro continuar fazendo assim.

O ideal para não esquecer o lado que você virou é colar uma etiqueta na lateral para saber em qual mês ou dia você fez a última “girada” ou “virada”:
etiqueta com data de quando virar
Agora que você já sabe quando e como virar seu colchão, confere algumas dicas para mantê-lo novo por mais tempo:

. Mantenha o quarto arejado, não deixe-o ficar úmido ou sem ventilação.
. Use uma capa protetora caso você costuma suar muito à noite.
. Não coloque ele no sol.
. Não se apoie nas bordas dele.
. Cuidado com as alças! Não force na hora de virar ele.
. Não deixe seu colchão no plástico.


Espero que as dicas tenham ajudados vocês. Agora me contem: de quanto em quanto tempo vocês fazem este giro no colchão?

Bjo bjo!

Fonte imagens: Freepik  |  Pinterest

Deixe seu comentário

Renata Wentz
03/03/2021

olá! não saberia te dizer, mas acredito q o pillow ajuda a aumentar o tempo de vida do colchão sim… mas se ficou mais confortável, continue.

Elisangela Paiva
28/02/2021

Meu colchão tem três meses de uso, não adaptei com o pillow, me deu muita dor nas costas, virei do outro lado onde não tem pillow, foi uma maravilha, não tive mais dores nas costas.
Posso continuar usando do lado que não tem pillow, isso vai diminuir a vida útil do colchão, qual o dano vai causar?

Cama box ou comum: qual modelo escolher? | Vida de Louca de Casada
03/09/2018

[…] confere na imagem: Quer mais dicas sobre colchão? Tem estes posts aqui que podem te interessar: Como e quando virar o colchão Colchão Dakota: nossa compra e […]

Itens indispensáveis para seu 1º lar | Vida de Louca de Casada
23/08/2018

[…] Não é necessário. Apenas um colchão e já está ótimo! Estamos falando de “itens indispensáveis”, né? Então também […]

admin
09/07/2018

oi Malu! Só é possível virar de cabeça para baixo se seu colchão tiver pillow top dos 2 lados. O meu, no caso, tem. Caso contrário, só é possível girá-lo mesmo.

Malu Ribeiro
03/07/2018

Mesmo com o Pillow Top você vira ele ao contrário? (para baixo).

admin
05/04/2017

que bom que gostou, bjoss

admin
05/04/2017

heheh verdade, colchão precisa de atenção especial ne 😉 bjoss

Lilian Reis
05/04/2017

Obrigada pelas dicas!

Manuela Lopes
04/04/2017

Nossa, que genial a ideia da etiquetinha! Meu colchão tá uma miséria, faz tempo que preciso trocar e vou "empurrando com a barriga"… amei as dicas! 😉
Bjo, Rê!
Manu
http://www.simplichique.com.br

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada