leia mais

Decoração Faça você mesmo Organização e limpeza Relacionamento Dicas para casa

5 coisas que faço para otimizar meu tempo

Publicado em: 11/08/2017

Oi gente! Eu não sei vocês, mas eu sinto que meus dias deveriam ter mais horas. Vocês também acham isto? Parece que temos mais atividades do que tempo para executá-las! Pensando muito nisto eu resolvi fazer este post com 5 coisas que faço para otimizar meu tempo.

Eu sempre me gabei por ser organizada e perfeccionista demais. Mas, com o tempo e com o acúmulo de tarefas (trabalho, casa, casamento, cachorros e faculdade) eu fui perdendo esta qualidade (para alguns é defeito). Enfim, hoje eu acabo meu dia esgotada e pensando em tudo que não consegui fazer.

Mas, eu consegui perceber que isto é fruto de falta de organização. Por mais que eu faça vários posts sobre organização aqui no blog, como por exemplo 10 dicas para administrar seu tempo e 9 dicas para agilizar sua rotina em casa, na hora de colocar em prática nem sempre é fácil.

E justamente por isto que vim dividir com vocês estas 5 coisas que faço para otimizar meu tempo, porque são coisas simples mas muito eficazes.

Todo mundo fala isto e as pessoas falam porque simplesmente FUNCIONA. Mas, funciona apenas se você OBEDECER o planejamento. Por exemplo: eu geralmente anoto tudo que preciso fazer no dia ou talvez na semana e tento seguir o que anotei, não adianta você anotar só pra “aliviar a consciência” e não colocar em prática, ok!

Pode parecer uma coisa idiota, mas faz diferença porque te ajuda a manter uma ordem. Por isto planeje de acordo com a importância ou urgência que deve ser executado.

Não precisa anotar, por exemplo “almoçar, tomar café, beber água…”. Alguns exemplos do que anotar: material para enviar para algum cliente com data limite para isto; comprar tal coisa que foge da sua lista de compras normais; ligar para tal empresa / prestador de serviço, etc. Deu pra entender, né? Se você tem uma cabeça esquecida que nem a minha, anote estas coisas e você verá o prazer de riscá-la como cumpridas!

2. Coloque prazos

Os prazos fazem muita diferença mesmo que seja não seja um compromisso ou atividade profissional. Mas eu comecei a colocar prazos nas atividades e vi que comigo funcionou muito bem. Tá aí um exemplo bem simples da minha última semana mas que me ajudou a cumprir tudo no fim:
São poucas atividades mas são as ‘obrigações’ eu que teria nesta semana, fora do horário de trabalho pois para o trabalho eu anoto em outra agenda.
Eu gosto de usar canetinhas coloridas, acho que quando faço as anotações mais coloridas me dá mais ânimo para cumpri-las. Haha Mas deu pra ver que faço de uma forma bem simples, mas que funciona muito! Porque daí eu me concentro só nas coisas que devo cumprir naquele dia, pois se eu coloquei uma ordem, teve um motivo, né!

3. Blog Planner

Isto é uma coisa muito comum no mundo dos blogs: utilizar Blog Planner. Eu já disponibilizei o modelo 2017 para baixar mas confesso que não utilizo mais este pois ele era impresso. Eu gosto muito de escrever à mão, mas resolvi criar um modelo de Blog Planner no Excel e confesso que funciona muito mais, pelo menos pra mim… Pois no Excel é muito fácil trocar postagens, marcar qual já está programada, editada, etc… Além de manter ali todos os contatos de parceria.

Quem quiser ver este modelo ou baixar, disponibilizei ele lá no Drive, é só clicar aqui. Já aviso que o modelo é bem simples porque não sei usar o Excel muito bem. Mas, eu confesso que desta forma eu consigo me organizar melhor pois deixo o Blog Planner no meu Drive e acesso à qualquer momento, tanto pelo celular como pelo computador. Mesmo que já esteja na metade do ano, eu fiz a troca para este modelo virtual.

4. Notificações no celular

Se tem uma coisa que ajuda e atrapalha ao mesmo tempo é a tecnologia. Mas, quando você está trabalhando ou precisa se concentrar, por mais que seja difícil: deixe seu celular de lado. Eu não consigo deixar uma única notificação piscando no celular, preciso olhar na hora! E, com isto, me distraio muito rápido.

Agora eu procuro deixar o celular perto de mim porém virado de cabeça pra baixo, para não ficar olhando aquela luz piscando com notificação. Sério, funciona! Porque eu demoro pelo menos algum tempo pra parar e resolver olhar as notificações, pois acabo me esquecendo que tem o celular ali.

Ah, outra coisa é deixar ele no silencioso, por favor, né! Se você deixar ele apitando, não vai conseguir se focar no que precisa ser feito. Faça o teste, funciona mesmo.

 

5. Tempo pra fazer nada

Pode parecer uma dica boba, mas realmente eu percebi como “fazer nada” também te ajuda. E como meu maior horário livre é o final de semana, eu pensava em tudo que eu podia fazer durante todo o final de semana e não deixava uma horinha vaga. Resumindo: chegava uma hora que não conseguia mais produzir ou ficava esgotada. Como gosto muito de inventar coisas pra casa, eu tentava preencher meu final de semana só fazendo isto.
Mas, de uns tempos pra cá, comecei a me libertar e me permitir FAZER NADA por algum período. Por exemplo, tem vezes no sábado durante o dia que fico olhando seriado ou vamos passear por aí! Há quanto tempo eu não fazia isto! Se eu quisesse ter atividade para preencher estas horas, eu teria, pois a gente sempre arranja o que fazer.

Mas, eu percebi que ficar fazendo nada ou ficar com minhas horas totalmente cheias de coisa dariam o mesmo resultado. Então, comecei a desacelerar um pouco e relaxar um pouco mais. E pode não parecer mas ajuda, viu!

Pois chega uma hora que você enche o saco, não consegue mais produzir ou então fica realmente com a cabeça esgotada de tanto fazer coisas. E vou dizer uma coisa: é tão libertador me permitir fazer isto! E faço sem culpa, basta planejar melhor as atividades que tenho pra fazer que daí sobra tempo.

Agora me contem, vocês também fazem alguma destas 5 coisas para otimizar o tempo de vocês?
Me digam como vocês se planejam!
Bjo bjo

Deixe seu comentário

admin
16/08/2017

Oi Bia 🙂

Guria, eu também me apavoro com tanta coisa em comum =O hahahahaha q bom q não estou sozinha neste mundo de anotações e lembretes 😀

Ai e se um dia vc vier pra Floripa me avisa!!!!

Bjos da gêmea cataúcha (catarina com gaúcha hahahaha)

admin
16/08/2017

oi Beth! Mulher, q vida agitada também, né!!! rrsrssrs

realmente é necessário este momento de relax se não, a gente não aguenta!

o segredo é se planejar sem dúvida. Bjos!

Bia Mendes
15/08/2017

Rê, eu fico impressionada em como somos tão parecidas! Não basta nascer no mesmo dia, estar fazendo a mesma graduação, dentre outras coisas. Nós também temos muitas características parecidas e eu fico simplesmente chocada! Olhei esse seu post e me identifiquei muito com você, em todos os tópicos, inclusive. Me vi totalmente nas anotações do caderninho e do celular, além do tempo para fazer nada, que eu acho fundamental também. Um grande beijo da sua gêmea carioca 🙂

Beth Salvia
13/08/2017

Sou perfeccionista, mas pior ainda, sou hiperativa, portanto se nao houver planner, não sobrevivo. Alio aulas da Universidade + meu atelier Cores de Frida + apê + curso de ikebana + yoga + feira orgânica… na sexta a tarde determinei tempo livre: caminho com a cachorra, deito e rolo na cama só na preguiça, caminho na areia da praia,…Mas tudo planejado e avaliado semanalmente.

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada