5 dicas para economizar energia elétrica no inverno

11:29 Renata Becker Wentz 2 Comentários

5-dicas-economizar-energia-elétrica-inverno
Gente, eu não sei na região de vocês mas aqui em Floripa depois de muito tempo hoje deu uma esfriadinha. O bom é que não ficou tão frio como nós esperávamos, podia ser sempre assim! Mas, mesmo assim a gente sabe que nesta época gastamos mais luz do que o normal. Por isto eu trouxe 5 dicas para economizar energia elétrica no inverno.

Vai dizer: não tem coisa melhor do que ficar horas debaixo do chuveiro quente, sem coragem de sair. E, às vezes, para não congelar depois do banho, ligamos o aquecedor ou então o ar condicionado. E com certeza você já deve ter sentido a diferença na conta de luz, né? Agora dá uma olhadinha como evitar o susto na conta:

1. Chuveiro

5-dicas-economizar-energia-elétrica-inverno
O chuveiro é o maior vilão da conta de luz. Além de ficarmos mais tempo no banho no inverno, colocamos ele na potência máxima. Mesmo sendo difícil, é aconselhável utilizar o chuveiro elétrico no modo morno ou verão. Para evitar sofrimentos maiores na hora de sair do banho, já deixe sua roupa e agasalhos junto no banheiro, não saia para se vestir.


2. Lâmpadas

5-dicas-economizar-energia-elétrica-inverno
Aproveite a luz natural o máximo possível: deixe janelas e cortinas abertas durante o dia para evitar ligar a luz. E, quando for necessário, acenda apenas a luz onde há pessoas no ambiente. Sabia que a cor da parede influencia na iluminação? Se sua casa possui paredes e tetos de cor clara, a luz irá refletir melhor e evita ligar mais de uma lâmpada para iluminar o ambiente. Sobre o tipo de lâmpada, a LED é a mais econômica e mais cara mas seu custo x benefício vale a pena pois pode garantir uma economia na conta de até 80%. Se não quiser investir, troque todas por lâmpadas fluorescentes.

3. Ar condicionado

5-dicas-economizar-energia-elétrica-inverno
O ar condicionado acaba sendo um grande aliado tanto no verão como no inverno. Eu já falei aqui no blog sobre os benefícios de ter um ar condicionado Inverter, dá uma olhadinha pois vale a pena. No inverno, o split pode auxiliar na hora de aquecer o ambiente, mas lembre-se de não deixar a noite toda ligada: ligue antes de dormir para aquecer o quarto, por exemplo. E na hora de escolher o modelo, você precisa verificar o tamanho do ambiente para ver se o aparelho dá conta: um ar condicionado de 9000 BTUs, por exemplo, aquece e refresca super bem um quarto, não sendo necessário um mais potente, VEJA AQUI.

4. Standy By

5-dicas-economizar-energia-elétrica-inverno
O Standy By é aquela luzinha dos aparelhos eletrônicos que fica ligada o tempo todo e é tão cômodo pois já estão lidados quando você quer usar, não é mesmo? Mas pensa em quantos aparelhos com Standy By você tem: tv, home theater, micro-ondas, rádio, ar condicionado... Agora imagine todos estes aparelhos ligados em Standy By 24h por dia. Desligando todos eles enquanto não estiver usando pode fazer uma pequena diferença na sua conta de luz, basta tirá-los da tomada.

5. Geladeira

5-dicas-economizar-energia-elétrica-inverno
A geladeira também é uma vilã na hora de consumir energia. Na hora de comprar, lembre-se de ver qual a classificação dela em relação à economia. Em casa, abra a geladeira apenas quando tiver certeza do que quer pegar, mantenha ela bem fechada e verifique se a borracha da vedação está firme e não deixando nenhuma fresta, fazendo aumentar sua conta de luz.
Guarde esta dica no seu Pinterest
E se você se preocupa em economizar energia ou ter um consumo consciente, eu fiz um post aqui falando sobre 7 dicas para você ser mais sustentável, quem sabe você goste!

Agora que você já sabe as 5 dicas para economizar energia elétrica no inverno, quero saber se você tem outras dicas ou truques que faz em casa para economizar energia também, conta pra gente!

Bjo bjo

Fonte imagens: Freepik

Você poderá gostar desses posts

2 comentários:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)