Como limpar cada tipo de material de sapato

11:14 Renata Becker Wentz 0 Comentários

Como-limpar-cada-tipo-de-material-sapato
Oi gente! Olha só, já estamos acabando mais um mês e graças à Deus o verão tá quase chegando de novo! E eu achei legal fazer este post com dicas de como limpar cada tipo de material de sapato porque tem vezes que eles ficam guardados durante uma estação inteira, né!


Cada tipo de sapato tem uma forma de limpar, pois depende o tipo de material não pode ser lavado com água ou produtos muito fortes. Os meus sapatos ficam todos nos compartimentos embaixo da cama, eu já mostrei isto em um post que fiz aqui no blog. E, como alguns ficam à mostra, logo pegam pó e ficam sujos, de tempos em tempos preciso limpá-los.

E como no final do inverno acabamos guardando botas e coturnos, o ideal é deixá-los limpos antes de guardar. Por isto vem ver estas dicas abaixo:


COMO LIMPAR SAPATO DE COURO

Como-limpar-cada-tipo-de-material-sapato
Sapato de couro ou sintético não são tão difíceis de manter. Para limpá-los, você pode utilizar lenço umedecido ou utilizar um paninho umedecido, não utilize produtos, apenas água. Para a sola, utilize uma escovinha pequena.

E se você quer dar um brilho e cara nova para o sapato preto de couro, existe aquelas ceras ou “pretinhos” que realça a cor e dá brilho. Vende em mercados também. Eu utilizo direto já que a maioria dos meus sapatos é preto, uso até na minha bota que é de borracha. Dá uma cara nova ao sapato e até acho que existe para sapato marrom. Deixe ventilando até secar totalmente.


COMO LIMPAR SAPATO DE CAMURÇA

Como-limpar-cada-tipo-de-material-sapato
Sapato de camurça ou nobuck são mais sensíveis e não podem molhar, evite ao máximo usar em dias de chuva, hein! Depois que suja, fica difícil remover a sujeira caso não tenha retirado na hora. Utilize uma escova bem macia para limpá-lo e, caso tenha uma sujeira mais pesada, misture um pouco de água com condicionador.

Há também a dica da borracha escolar para literalmente apagar a sujeira, você já tentou esta?! No tênis preto de camurça do Will eu também uso aquele pretinho para couro e fica bem bom o resultado. Deixe ventilar para secar totalmente.

COMO LIMPAR SAPATO DE TECIDO

Como-limpar-cada-tipo-de-material-sapato
Sapato de tecido tendem a suar e ficar encardidos com o tempo. Uma dica é fazer uma mistura de água morna com sabão neutro e esfregar bem de leve o sapato com uma escova de dente. Para finalizar, retire a umidade com um pano macio e deixe ventilando.

COMO LIMPAR SAPATO DE PLÁSTICO / BORRACHA

Como-limpar-cada-tipo-de-material-sapato
Tem gente que tem horror à sapato de plástico e eu particularmente AMO! São baratos, práticos, fáceis de limpar bem confortáveis (geralmente). Para limpa sapato de plástico ou borracha não tem mistério: se for possível retirar a palmilha, lave-os na torneira mesmo com uma escova macia e sabão neutro. Os sapatos de plástico ou borracha tendem a dar mais chulé, por isto é importante higienizar por dentro também. Seque com um pano e deixe ventilando até secar totalmente.

COMO LIMPAR SAPATO DE VERNIZ

Como-limpar-cada-tipo-de-material-sapato
Sapato de verniz também é lindo, mas qualquer esbarrão pode marcá-lo e fica bem aparente. Pano um pano úmido para retirar o pó ou qualquer sujeira aparente, seque e, após estar seco, aplique um pouco de vaselina ou cera para móveis para que o sapato volte a ter brilho intenso.

Bom, já sabemos como limpar os sapatos de forma adequada para poder guardá-los e também como limpar os sapatos para a próxima estação que vem chegando. Agora dá uma conferida nestas outras dicas também:

OUTRAS DICAS

. Para sapatos que estavam guardados e agora vão ser usados, deixar alguns dias ventilando e pegando um pouco de sol para tirar o cheiro de guardado.
. Para retirar marcas de mofo, utilize sempre um pano úmido sem produtos e seque o sapato em seguida, deixando-o ventilar.
. Não é recomendado lavar sapatos ou tênis na máquina de lavar, mesmo os que podem molhar, pois a máquina deforma os sapatos.
. Cuide na hora de guardar os sapatos principalmente os de verniz para que não fiquem raspando um no outro. Se quiserem posso fazer uma postagem com várias dicas de como guardar sapatos para eles não estragarem tão cedo!
. Cuide com detalhes que há no sapato, tais como fivelas, fechos, botões.. tudo deve ser limpo com cuidado.
. É recomendável realizar a limpeza com uma certa frequência, aproveite dias secos e de sol.
. Não exponha seus sapatos no sol quente, prefira início da manhã ou fim da tarde.
. Se for possível, guarde seus sapatos em locais ventilados e não guarde dentro das caixas. Se quiser guardar na caixa, faça furos para que haja ventilação.
. Uma dica para manter a casa limpa é retirar os sapatos logo na entrada e já deixar ali um sapato / chinelo para usar dentro de casa. Uma ideia bacana é ter uma pequena sapateira na entrada de casa para isto.

Todos estes sapatos lindos que ilustraram a postagem são da loja Sacolei. Agora que você já sabe como limpar cada tipo de material de sapato, dá uma olhadinha lá na loja porque vale a pena. Esta loja vende sapatos por atacado, mas eles vendem por varejo também, com uns preços bem bons VEJA AQUI.

Agora me conta, você tem este cuidado com os seus sapatos?


Bjo bjo

Fonte imagem capa: Revista Claudia

Você poderá gostar desses posts

0 opiniões sinceras:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)