leia mais

Dicas para casa

Como escolher a cortina ideal para cada ambiente?

Publicado em: 06/10/2017

As cortinas há tempos deixaram de ser itens que apenas impedem a entrada luminosidade nos cômodos e oferecem privacidade aos moradores de uma casa. Hoje, as cortinas são itens indispensáveis para os que desejam uma decoração elegante e completa em casa.

Dos mais variados tipos, tamanhos, texturas e estampas, escolher uma cortina é uma missão importante. Devido a seu tamanho, o item está entre os itens mais visíveis de um cômodo à primeira vista.
Mas qual cortina é mais adequada para cada ambiente? Fizemos uma seleção dos mais variados tipos para que você possa elaborar suas escolhas!
Se você não quer gastar tanto e deseja dar leveza e luminosidade ao ambiente, as cortinas de modelo simples e clássico, de cor branca, tecidos mais finos e translúcidos podem ser a melhor opção para sua compra. Prefira também aquelas de fácil instalação, com varões simples.
Se o seu desejo é aumentar a impressão de espaço e altura do quarto, as cortinas de 4 metros podem lhe atender. Para potencializar o resultado, prefira as cores mais claras como o branco, rosa claro, marfim e outros.
Para aqueles que querem o isolamento total da luz que vem das janelas, a opção são as cortinas corta luz. Esse tipo de cortina é encontrada nos mais diversos tecidos, cores e texturas. As cores claras dão amplitude ao cômodo, e tecidos ou texturas mais espessas deixam o local mais sóbrio.
Para ambientes joviais, as cortinas de sarja podem ser uma boa pedida. A dica é escolher estampas que agradem ao seu gosto. As salas de TV podem contar com temas mais divertidos.
Se você deseja modernizar seu cômodo, a dica é investir em cortinas de tecidos duplos, em cores contrastantes, como o preto e branco por exemplo. As estampas geométricas também modernizam e dão estilo ao local.
Para locais clássicos como salas de jantares imponentes, as cortinas com tecidos entrelaçados na parte superior ou nas laterais oferecem uma decoração sofisticada, ideal para aqueles que procuram ares de elegância.
Se a decoração de toda a sua sala for trabalhada em tons claros ou pastéis, você pode ousar e escolher estampas florais românticas, que vão harmonizar com o espaço.
Não se preocupe em ter tipos diferentes de cortinas em cômodos diferentes. Cortinas iguais geralmente são usadas apenas no mesmo cômodo. Nos outros, você pode variar e escolher aquelas que combinam melhor com cada ambiente.
Evite tecidos pesados demais. A camurça por exemplo, apesar de estar fora de moda ainda é vendida. Porém, esse tipo de tecido, assim como outros igualmente pesados, dificultam os movimentos e muitas vezes acumulam poeira em excesso. Quanto mais leve, maior a mobilidade, permitindo a facilidade para limpar, lavar, mudar de local e até para abrir e fechá-la.
Não há regra quanto à largura de uma cortina. Alguns preferem colocá-las apenas no espaço que compreende as janelas, outros optam por cobrir a parede integralmente. Quanto a isso não existe uma regra: a dica é que não falte tecido para cobrir totalmente o lugar desejado, seja ele qual for.
Agora ficou fácil escolher a cortina ideal, né?! Me contem o que vocês acharam!
Bjo bjo

Deixe seu comentário

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada