DIY: Como fazer luminária de trilho

11:23 Renata Becker Wentz 0 Comentários

Oi gente! Quem já construiu, reformou ou apenas quis dar aquele toque especial na decoração de casa, sabe o quanto é difícil a peregrinação em lojas de lustres e luminárias até encontrar a ideal para seu lar. Por isso, hoje decidimos falar de um tipo de iluminação que combina com vários tipos de decoração e ambientes: a luminária de trilho.



Um misto de estilos diferentes, lâmpadas adequadas, rebaixamento de teto, faz com que a gente fique confuso na hora da escolha certa, sem contar o preço que nem sempre cabe no bolso. Mas, a luminária de trilho, além de versátil, você consegue encontrar a um preço acessível, além de poder confeccionar a sua própria luminária. Gostou da ideia? Então, confere nossas dicas!

Vamos começar falando sobre as vantagens desse tipo de iluminação, afinal, vantagem todo mundo gosta! Com apenas um ponto de luz no teto, você consegue iluminar de formas diferentes o mesmo ambiente. Como isso? Você dispõe os spots de luz através do trilho por toda sua sala, por exemplo. 
É possível ainda direcionar as luzes para quadros, objetos de decoração ou algo que você queira destacar, é uma ótima dica para lojas também. E o melhor: não tem sujeira e nem precisa rebaixar o teto para realizar a instalação.

Para quem gosta de uma decoração mais informal, tipo industrial, o ideal é contrastar a cor do teto e das paredes com a cor da luminária, por exemplo: teto branco e luminária preta. Já para quem prefere algo mais arrumado, deixe o trilho e os spots da mesma cor que o teto, branco, por exemplo.

Bom, mas agora vamos colocar a mão na massa e ensinar como fazer sua luminária de trilho, confira abaixo:


MATERIAIS NECESSÁRIOS


. Eletrocalha - facilmente encontrada em lojas de material de construção, só não esqueça de medir o tamanho que você quer que sua luminária ocupe
. Sapata para eletrocalha
. Spots
. Lâmpadas
. Fio paralelo
. Tinta Spray da cor que preferir
. Arruelas
. Parafuso auto atarraxante



COMO FAZER


- Pinte a eletrocalha, a sapata e os spots com a tinta spray, sempre em camadas finas, esperando secar para dar uma segunda demão. Dica: desmonte o spot na hora de pintar.


- Parafuse os spots no local que deseja da eletrocalha, sempre pensando o que você quer destacar.


- Essa parte da fiação é um pouco mais complicada, afinal, o fio paralelo vai ser responsável por interligar todas as lâmpadas para que acendam e apaguem comandadas pelo mesmo interruptor. Por isso, recomendamos que um eletricista faça essa ligação pra você, afinal, não queremos ninguém tomando choque.


- Depois é hora de prender sua luminária no teto, outra dica: comece parafusando o meio para dar sustentação e depois prenda as outras partes.


- Encaixe suas lâmpadas e sua luminária de trilho está pronta!


O bom é que você pode usar a criatividade para criar vários tipos de iluminação para sua casa ou loja, apenas usando a luminária de trilhos, é só deixar a imaginação rolar!

Aqui em casa eu quero fazer a luminária de trilho no nosso novo quarto e na sala, o que acham?

Bjo bjo

Imagens: Pinterest

Você poderá gostar desses posts

0 opiniões sinceras:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)