Cuidados ao comprar um imóvel novo

13:05 Renata Becker Wentz 0 Comentários

Comprar um imóvel novo parece uma tarefa fácil à primeira vista. No entanto, as coisas não são bem assim e por mais que você esteja ansioso para ter em mãos as chaves do seu primeiro apartamento – ou casa – próprio, o melhor é não ter pressa.

É preciso tomar alguns cuidados e também se permitir visitar com calma cada um dos imóveis à venda que lhe chamaram a atenção. Assim é possível tomar a decisão mais acertada e não se arrepender posteriormente. Afinal, comprar um imóvel é um investimento de alto valor.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AO VISITAR UM IMÓVEL

Ao combinar com o proprietário ou com a imobiliária para visitar um imóvel é preciso estar atento a alguns detalhes. Lembre-se que a pessoa que está vendendo quer muito fechar negócio, o que pode fazer com que tente lhe convencer de que tem o apartamento ou casa certa para você. Respire fundo e não se deixe levar! Leve em conta alguns aspectos:

1. Estado da construção
Há rachaduras ou infiltrações no local ou em algum espaço da casa/apartamento? Tenha em mente de que esses problemas serão sua responsabilidade no momento em que adquirir o imóvel.
Visite cada cômodo da casa e observe atentamente o estado das paredes e até mesmo do teto.

2. Pergunte sobre a vizinhança
Procure saber mais sobre os vizinhos do imóvel que você está visitando. É uma vizinhança calma ou mais agitada? Há problemas quanto a barulho em horários inadequados?
Isso ajuda a ter uma ideia dos problemas com os quais você terá que lidar ou se sua rotina de vida não irá atrapalhar os vizinhos.

3. Pergunte sobre reformas
O apartamento ou casa passou por alguma mudança em sua estrutura original? Há quanto tempo isso foi feito? 
No caso de condomínios fechados vale também perguntar sobre reformas que estejam acontecendo no local, que podem vir a interferir no valor cobrado pelo condomínio.

4. Avalie o espaço disponível
A não ser que você esteja comprando um imóvel que acaba de ficar pronto ou que já esteja vazio, é possível ter uma ideia do espaço disponível em cada cômodo.
Tente avaliar com calma se a forma como a metragem do apartamento ou casa está distribuída contribui para que seja possível viver ali sem se sentir sempre apertado.


APARTAMENTO OU CASA? O QUE É MELHOR?

Após tomar a decisão de comprar um imóvel novo é preciso então escolher entre procurar por apartamentos à venda ou casas. Cada tipo de imóvel exige responsabilidades diferentes, sem conta que casas podem ser mais interessantes para quem vive com mais pessoas e não para aqueles que desejam morar sozinho. Vamos mostrar agora quando é melhor comprar apartamentos e quando é melhor comprar uma casa: 

Quando o melhor é um apartamento
Apartamentos são ideais para pessoas solteiras, que passam pouco tempo em casa e precisam de um local que seja mais seguro. Além disso, também são indicados para famílias pequenas, recém-casados ou com filhos pequenos e para quem deseja ter um pet de porte pequeno.
São interessantes também para quem deseja contar com facilidades, como piscina e churrasqueira, mas não deseja ter a preocupação com a manutenção das mesmas.


Quando o melhor é uma casa
Casas são ideais para famílias maiores e que buscam um pouco mais de privacidade. São ótimas também para quem gosta de cuidar do próprio espaço e tem tempo para se responsabilizar com pequenas manutenções, como o jardim, a limpeza da piscina e das calçadas. 

Além disso são indicadas também para quem deseja ter cães maiores ou mais animais sem ter que se preocupar com a reclamação de outros vizinhos.


5 CUIDADOS AO COMPRAR UM IMÓVEL NOVO


1. Forma de pagamento
Esse cuidado é essencial para quem compra imóveis na planta. Há casos em que, ao ver que os interessados querem muito comprar o apartamento/casa mas não tem condições financeiras nesse momento em que são sugeridas formas de pagamento absurdas.
No final a dívida é postergada para o futuro e o sonho do imóvel novo pode acabar virando um grande pesadelo.

2. Solicite o documento de vistoria
Há casos em que uma pessoa comprou o imóvel na planta com o intuito de revendê-lo, portanto, continua sendo um imóvel novo. No entanto, é preciso todo cuidado para verificar se a vistoria feita ao final da construção se atentou a tudo e não há nenhum problema.
Solicite o laudo e visite o local, para verificar que todos os ambientes do apartamento ou casa estão exatamente como descritos nesse documento.

3. Saiba mais sobre a construtora
Pesquise e saiba mais sobre a construtora responsável por esse imóvel novo. Conheça todo o projeto que ela desenvolveu e porque a ideia foi considerada atrativa. Analise também se os preços estão de acordo com o que é oferecido e verifique se a construtora que construiu o imóvel não possui nenhuma queixa contra seus outros empreendimentos já existentes.
4. Avalie a região em que o imóvel se encontra
Conheça não apenas o imóvel no qual você está investindo, mas também a região em que ele está ou estará localizado. Como é o bairro? Você estará próximo do transporte coletivo? Há facilidade de acesso para automóveis? Quais facilidades estão perto de sua nova moradia? Leve tudo isso em conta antes de fechar negócio!

5. Visite o imóvel antes de fechar negócio
Vai comprar um imóvel direto da planta? Conheça ao máximo o que será produzido pela construtora e cobre por informações de como está a obra. Já no caso de quem vai comprar imóveis novos que já estão prontos, não deixe de ir visitar o local – não apenas uma, mas várias vezes – antes de finalmente assinar o contrato de compra.

E aí, gostaram das dicas? Me conte nos comentários!

*Post produzido por Chaves Na Mão

Você poderá gostar desses posts

0 opiniões sinceras:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)