Por que comprar um ar condicionado Split?

14:23 Renata Becker Wentz 1 Comentários

Oi gente! Hoje tenho uma dica bem bacana pra dividir com vocês: como acertar na compra do seu aparelho de ar condicionado para não passar calor neste verão!
Em tempos de aquecimento global e vivendo em um país tropical, sobreviver ao calor é mais um desafio diário a ser encarado pelos brasileiros. Algumas cidades são exageradamente mais quentes que outras e não dá para ficar esperando chover para refrescar. 

Na busca pela solução ideal para suportar temperaturas tão elevadas, um item vem ganhando destaque na procura por informações de compra, seja em lojas físicas ou virtuais: o ar condicionado Split.  O modelo tradicional de janela ainda é bastante usado, mas vem perdendo espaço para os vários tipos do modelo Split.

O que podemos considerar antes de comprar seu ar condicionado


O mercado oferece diferentes modelos de vários fabricantes tradicionais, como o LG e Fujitsu, igualmente eficientes e versáteis. Mas, antes de escolher o seu, leve em consideração algumas questões que farão a diferença na sua escolha:
. Tamanho e/ou quantidade de cômodos a serem refrigerados;
. Período de utilização do aparelho;
. Número de pessoas e/ou equipamentos que compõem o ambiente a ser refrigerado;
. Disposição do cômodo: se é arejado ou fechado e se está posicionado aonde a alta temperatura tem maior incidência;
. Custo da instalação;
. Facilidade ou não de instalação no cômodo.

A tecnologia Split oferece conforto e praticidade

O ar condicionado LG, por exemplo, possui vários modelos de diferentes BTUs, direcionados para cada ambiente com metragens diversas. Apresenta ainda a função quente e frio em alguns equipamentos, assim como oferece suporte técnico e seus aparelhos possuem baixo nível de ruído e emissão de gases não poluentes.
Já o ar condicionado Fujitsu, tem como diferencial o sensor de presença, função timer-sleep e trabalha para alta voltagem também: 220/380v.

O que devo saber a respeito de BTUs?

BTU (British Termal Unit) ou Unidade Térmica Britânica é a unidade de medição da potência de um ar-condicionado que calcula a quantidade de energia necessária para refrigerar um ambiente. É de extrema importância saber quantos BTUs deve ter seu aparelho, para não investir de maneira errada e não ficar satisfeito. O cálculo é simples: basta multiplicar 600 BTUs por metro quadrado. Se for um cômodo que fique diretamente exposto ao sol, deve-se acrescentar 800 BTUs para cada medida.


Diversos tipos para atender a sua necessidade

O forte calor não é um problema restrito às residências. Muitas empresas e locais de trabalho passam verdadeiros sufocos com o funcionamento e manutenção de seus equipamentos e aparelhagem que sofrem avarias por causa da alta temperatura. É o caso de computadores, aparelhos de laboratório, de indústrias e de hospitais, por exemplo.
O ar condicionado Split possui algumas versões para atender necessidades residenciais ou comerciais:
- Hi-Wall: é o modelo de parede. Com design leve, é ideal para casas e apartamentos;
- Inverter: é uma versão do modelo de parede. Seu diferencial é o fato de manter a temperatura constante, evitando assim, os picos de energia. Isso faz com que ele seja mais econômico, porém o investimento é maior, por se tratar de um modelo mais caro. A vantagem é a economia de energia em longo prazo e consequentemente de dinheiro;
- Windows: é uma mistura do modelo de janela e Split. Não necessita instalação especial, pois pode ser colocado no buraco já existente para os modelos antigos;
- Multisplit: a diferença deste para o modelo de parede tradicional é que ele possui duas evaporadoras e uma condensadora. Ideal para ambientes maiores ou locais com vários cômodos que precisam ser refrigerados ao mesmo tempo;
- Piso-teto: pode ser instalado tanto no piso quanto no teto. Para ambientes grandes, sejam residenciais ou comerciais;
- Canto-teto: é instalado no teto, mas nos encontros entre as paredes;
- Quatro lados: com quatro saídas de ar, sua instalação pode ser feita no centro, lateral ou cantos;
- Cassete: também possui quatro saídas de ar e sua instalação pode ser feita tanto no teto quanto no forro.
E aí, já sabe qual escolher e qual é útil para sua necessidade? Me conta!
Bjo bjo


Fonte imagens: Deposit Photos


Você poderá gostar desses posts

Um comentário:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)