Qual a coifa ideal para a sua cozinha?

11:36 Renata Becker Wentz 2 Comentários

Qual-coifa-ideal-para-sua-cozinha
Oi pessoal! Se tem uma coisa que ninguém gosta é cheiro de comida ou gordura pela casa e quem pode resolver este problema é a coifa. Mas afinal, qual a coifa ideal para a sua cozinha?

Eu confesso que aqui em casa não tenho coifa pois mudaremos nosso fogão de lugar então ainda não planejei como será mas não vejo a hora de instalar uma. O lado bom é que quase não cozinhamos, por isto, o cheiro de comida não incomoda tanto.

Mas, quem cozinha muito ou mora em apartamento ou casa pequena, por exemplo, necessita sem dúvidas de uma coifa para renovar o ar e manter a cozinha sem gorduras.

O QUE É COIFA?

Antes de mais nada precisamos saber o que é uma coifa, né? A coifa é aquele aparelho que fica acima do fogão e é responsável por eliminar o cheiro enquanto estamos cozinhando, principalmente quando há muita fumaça no preparo dos alimentos.

A coifa é capaz de eliminar até 90% de odores de gordura, renovando o ar do ambiente.
Qual-coifa-ideal-para-sua-cozinha

COIFA DEPURADOR OU COIFA EXAUSTOR?

Independente de qual coifa você escolher, ela pode ser instalada de dois modos: como depurador ou como exaustor.

No modo depurador a coifa capta o ar com gordura, filtra e o devolve limpo para o ambiente. Já no modo exaustor ela expulsa o ar para fora da cozinha, mas neste modo há necessidade de ter uma abertura na parede ou no teto para que este ar possa sair.

COIFA DE PAREDE OU COIFA DE ILHA?

Existem dois tipos: coifa de parede e coifa de ilha. Os modelos são bem parecidos e o que irá determinar onde será instalado é a posição de seu fogão.

Geralmente cozinhas maiores possuem espaço para fogão em ilha, neste caso a coifa será instalada no teto. Mas, é necessário verificar se o teto suporta o peso da coifa.
Qual-coifa-ideal-para-sua-cozinha
Em outros casos, a coifa será instalada na parede. Em ambos os casos a distância entre o fogão e a coifa deve ser respeitada instalando-a no máximo a 80 cm e no mínimo a 65 cm acima do fogão.

Agora que já sabemos o que é uma coifa e quais as opções existentes, vamos descobrir qual escolher.

QUAL A COIFA IDEAL PARA A SUA COZINHA

Fiz uma listinha de itens que devem ser analisados antes de você sair comprando a coifa. Dá uma olhadinha nas dicas e, caso tenha dúvidas, anote tudo em um papel para não errar na hora da compra.

1. Tamanho da coifa

Antes de mais nada você precisa saber qual o tamanho de coifa ideal para instalar. Olha só:
. Fogão de 4 bocas: indicado coifa de 60 cm ou 70 cm
. Fogão de 5 ou 6 bocas: indicado coifa de 80 a 120 cm.

2. Tamanho do ambiente e utilização do fogão

O tamanho do ambiente faz toda diferença na hora de escolher a coifa. Você precisa levar em consideração se sua cozinha é grande, se é aberta (junto com outros cômodos da casa) e também se você utiliza muito seu fogão para cozinhar.

Caso sim, você precisa escolher uma coifa de maior potência para que ela consiga realizar o trabalho de forma satisfatória.
Qual-coifa-ideal-para-sua-cozinha

3. Manutenção e limpeza

Dependendo do modelo que você escolher (coifa depurador ou exaustor) a manutenção e limpeza dela será diferente. Se utilizar a coifa no modo depurador é necessário realizar limpeza dos filtros de tempos em tempos e a cada 4 meses realizar a troca do filtro de carvão. Já a coifa em modo exaustor exige menos manutenção e não há esta necessidade de limpeza periódica.

4. Design e beleza

Como é um aparelho grande que chama atenção, você precisa se preocupar com o design e beleza da coifa. Mas, claro, este é apenas um dos itens na hora de escolher a coifa ideal. Existe coifa branca, preta e prateada, basta escolher a que mais combina com sua casa.

5. Preço x qualidade

Chegamos em um fator determinante: preço x qualidade. Sabemos que em certos casos não é recomendado escolher apenas pelo preço, ainda mais que é um produto relativamente caro e que exige uma pequena obra para instalar.

Você precisa pesquisar muito antes de decidir qual comprar. Compare preços, veja as especificações de cada uma, suas vantagens e desvantagens e só após isto decida qual comprar.
Qual-coifa-ideal-para-sua-cozinha
Exemplos de coifas
Lembre-se: é um aparelho que deve durar anos, às vezes vale a pena pagar um pouco mais e escolher uma marca confiável ou por indicação. Você encontra coifas a partir de R$600, mas pesquise bem.


E aí, já conseguiu decidir qual a coifa ideal para a sua cozinha? Para finalizar o post, apenas alguns lembretes: a coifa em modo exaustor exige que você faça um pequeno buraco no teto para que o ar possa sair, ou seja, exige uma pequena reforma. Se você mora em apartamento ou não quer fazer esta reforma, a coifa em modo depurador é o mais indicado.

Mas se você não quer ter muita manutenção e quer que a limpeza do ar seja mais eficiente, vale a pena investir na coifa em modo exaustor.

Espero que estas dicas te ajudem na hora de comprar, me conta o que você achou aqui nos comentários!

Bjo bjo

Você poderá gostar desses posts

2 comentários:

  1. Obrigada!! Amei o post, sempre tive dúvidas de qual comprar, me ajudou bastante. Bjo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)