Diferença entre exaustor, coifa e depurador

13:19 Renata Becker Wentz 0 Comentários

diferenca-exaustor-coifa-depurador
Oi gente! Resolvi fazer este post porque muita gente (como eu) tem dúvida de qual a diferença entre exaustor, coifa e depurador e eu vou explicar de uma forma bem fácil as características de cada um para você entender e saber qual escolher.

Independente de como seja sua casa e de quais móveis você tem uma coisa é certa: ninguém gosta de ficar com cheiro de comida na roupa ou então cheiro de fritura pela casa. Se sua casa é que nem a minha onde a cozinha e a sala são no mesmo ambiente, pior ainda! (Até já falei aqui no blog sobre como decorar cozinha integrada com a sala).



Mas, para resolver estes problemas e você poder cozinhar sem se preocupar existem 3 aparelhos que podem te ajudar: exaustor, coifa e depurador. Mas, qual escolher entre os 3? Antes de decidir é importante pensar que alguns exigem reforma ou grandes mudanças na cozinha, então pense se você está disposto a passar por isto. Se você está construindo a casa, fica mais fácil de escolher.

EXAUSTOR

diferenca-exaustor-coifa-depurador
Fonte: Fórum da Casa

O exaustor faz a troca de ar do ambiente, retirando o ar quente da cozinha e trazendo o ar frio da parte exterior da casa. Ele é instalado a 2,5 metros do chão e próximo do fogão. Ele possui uma hélice que joga o ar de dentro pra fora e vice versa.

Para instalar o exaustor é necessário uma pequena reforma. É importante destacar que ele não filtra nem limpa o ar, apenas efetua a troca com o ar da rua. Seu uso é recomendado em cozinhas maiores ou cozinhas industriais.

Ao contrário dos outros, ele não possui um sistema para retirar a gordura do ambiente e deve ser limpo com frequência já que acumula gordura com facilidade.


COIFA

diferenca-exaustor-coifa-depurador
Fonte: Decor Fácil

Eu já falei aqui no blog sobre como escolher a coifa ideal para sua cozinha e tem vários motivos para você escolher ela, entre os outros aparelhos. Para resumir, elas podem ser instaladas de 2 formas: modo exaustor (expulsa o ar para fora da cozinha, mas neste modo há necessidade de ter uma abertura na parede ou no teto para que este ar possa sair) ou modo depurador (capta o ar com gordura, filtra e o devolve limpo para o ambiente).


Geralmente ela é mais cara que os outros aparelhos, mas é a mais eficiente chegando a eliminar até 90% dos odores de gordura do ambiente. Visualmente elas também são mais bonitas e possuem um design moderno, além de serem indicadas para cozinhas maiores ou em formato de ilha.

DEPURADOR

diferenca-exaustor-coifa-depurador
Fonte: Viva Decora

Este modelo é mais compacto e por isto é mais indicado para apartamentos e casas com cozinhas menores ou ambientes que não tenham espaço para instalação de tubo de saída de ar ou chaminé. O depurador recicla o ar e devolve ele mais limpo para o ambiente.

Sua potência é menor se comparado com coifa ou exaustor. Deve ser limpo com frequência já que a gordura retirada do ar fica grudada dentro dele. Das 3 opções, o depurador é a opção mais em conta e não exige reforma.

Independente do modelo que você escolher, com certeza sua cozinha ficará mais limpa e com menos chance de cheiro de gordura. Aqui em casa confesso que não tenho nenhum pois quase não cozinhamos. Porém, quando resolvemos fritar algo é um horror! Toda a casa fica cheirando a gordura. Eu confesso que queria mudar meu fogão de lugar para daí saber qual escolher entre o exaustor, coifa ou depurador.

E vocês, tem algum destes em casa?

Você quer mais dicas para sua cozinha? Dá uma lida nestes posts então:

Você poderá gostar desses posts

0 opiniões sinceras:

Obrigada pelo comentário. Será lido e respondido :)