leia mais

Faça você mesmo Minha casa Organização e limpeza Dicas para casa

Fita banana e a diferença entre modelos de fita dupla face

Publicado em: 11/06/2018

diferenca-fita-dupla-face-3m

Quando morávamos no apartamento eu não queria fazer furos na parede porque ele não era nosso. Então pesquisando na internet fita para colar quadros na parede e conheci a fita banana (ou fita dupla face de espuma) e achei que era a solução dos meu problemas. Bem, quando colei ERA a solução mas quando eu resolvi tirar, ela ERA a causa dos meus problemas.

fita-banana-diferenca-fita-dupla-face-3m
Fita dupla-face de espuma (fita banana)

Todo mundo elogia a fita banana e fala maravilhas sobre ela mas ninguém avisa os desavisados (como eu!) que ela não sai fácil da parede. Ok, vamos pensar: ela suporta quadros e enfeites pesados, então deveria ser de ótima fixação e não sair fácil.

Isto eu concordo mas, para quem não sabe, existe outro tipo de dupla face potente, que é uma transparente tipo uma gosminha (foto abaixo). Ela tem a mesma eficácia que a outra e sai muito fácil, é só você puxar que ela sai inteirinha. Então por que a fita banana não poderia sair facilmente também?

fita-banana-diferenca-fita-dupla-face-3m
Fita fixa forte “gosminha” –
EU INDICO!

Pesquisei à respeito e o próprio fabricante (3M) disse que ela não é feita para soluções provisórias, ou seja, não é uma fita para colar um quadro na parede e depois retirar.

Bom, se este é o propósito então ela funciona perfeitamente bem mas o que eu faço com a parede que ficou toda cheia de fita? Não sai nem rezando. Já tentei secador de cabelo, álcool, esponja com sabão, espátula… Enfim, tivemos que refazer uma parte do reboco e pintar novamente a parede. Lá no final do post eu reuni algumas dicas de leitores para retirar a fita banana.



LEIA MAIS: Dicas de decoração para pessoas indecisas


Para que você não tenha o mesmo problema que eu, eu trouxe algumas informações sobre as diferenças entre os modelos de fita dupla face:Como, na minha opinião, a 3M do Brasil é a marca mais famosa e mais utilizada, resolvei entrar em contato com eles e solicitar as informações. Eles gentilmente me enviaram algumas explicações sobre as fitas, falando sobre as 2 linhas que eles possuem: Scotch Fixa Forte e Command.

Quero deixar claro que isto não é um publieditorial pois eu apenas gostaria de fazer um post bem completo para tirar estas dúvidas que eu e muita gente tem na hora de usar dupla face. Sobre a 3M, sempre vi estas 2 linhas e, na verdade, nunca soube direito a diferença entre elas, olha só:

fita-banana-diferenca-fita-dupla-face-3m

 

SCOTCH FIXA FORTE

 

O que é: linha de fitas para ambientes internos e externos.
Indicação: para aplicação permanente, ou seja, objetos que não se tem a intenção de retirar depois.

fita-banana-diferenca-fita-dupla-face-3m

LEIA TAMBÉM: Como colar o espelho na parede



Produtos:

1.Fita Scotch Fixa Forte de espuma para ambientes internos: conta com a força do adesivo Fixa Forte e também com uma espuma robusta que auxilia a segurar o peso do objeto fixado.
2.Fita Scotch Fixa Forte com acabamento transparente para ambiente interno: a fita correta para quem quer um acabamento discreto e transparente. Indicada para vidros e acrílicos.
3.Fita Scotch Fixa Forte para ambientes externos: são fitas que aguentam intempéries e podem ser aplicadas do lado de fora dos ambientes.
4.Fita Scotch Fixa Forte para banheiro: pendurar objetos nos banheiros são uma das maiores necessidades das pessoas, no entanto não são todas as fitas que suportam um ambiente úmido, com vapor. Por isso lançamos esta fita para este uso específico e tão requisitado.
5.Fita Scotch Fixa Forte Extrema: a fita que mais suporta peso do mercado. Desenvolvida tanto para ambientes internos quanto externos.

fita-banana-diferenca-fita-dupla-face-3m

Remoção: use fio de nylon lubrificado com detergente. O fio deve ser passado entre o objeto e a superfície para cortar a fita. No entanto, por ser uma fita de aplicação permanente, o objeto ou superfície pode ter danos ou ficar com resíduos de fitas.

 

COMMAND

O que é: linha de adesivos (fechos) para quadros e ganchos removíveis.
Indicação: para uso temporário, não causando danos ou resíduos na superfície. Apesar de removíveis, possuem uma fixação segura (de acordo com o peso suportado declarado na embalagem).

fita-banana-diferenca-fita-dupla-face-3m

LEIA TAMBÉM: Meu quarto: dicas de decoração barata



Produtos:

1.Ganchos para uso geral: ganchos plásticos para pendurar objetos em geral.
2.Ganchos para utilidades domésticas: são produtos que possuem um ganchinho metálico que possibilita pendurar rodinhos, escovas, vassouras, frigideiras, panelas, colheres, conchas, escumadeiras, que normalmente possui um furinho no cabo.
3.Fechos e suportes para quadros: linha desenvolvida para quadros, mas podem ter aplicações diversas e criativas.
4.Ganchos transparentes: os ganchos e adesivos são transparentes, feitos para serem discretos e darem destaque para o objeto pendurado.
5.Organizadores e suportes para fios: ajudam a organizar e ordenar fios e cabos.
6.Refil: como os ganchos são facilmente removíveis, existem os refis para que seja possível recolocar quantas vezes desejar.

fita-banana-diferenca-fita-dupla-face-3m

Remoção: para remover é necessário apenas puxar o adesivo para baixo até que ele se desprenda totalmente da superfície.

Algumas recomendações e cuidados:
. A superfície deve ser limpa SEMPRE com um pano com álcool antes da aplicação. Qualquer poeira, mesmo que imperceptível, pode comprometer o bom funcionamento do adesivo;
. A superfície deve ser regular (sem ondulações);
. Não se deve somar os pesos suportados dos ganchos Command (por exemplo, um gancho que suporta 1,3Kg não pode ser “somado” a outro gancho para suportar 2,6Kg). Por outro lado, os fechos para quadros Command podem SIM ser somados para multiplicar o peso suportado.
. Não utilize os produtos sobre papel de parede.
. Nunca pendure objetos sobre berços ou cabeceiras de cama.
. Neste link aqui você pode ver direitinho qual o limite de peso de cada gancho ou adesivo Command.


Vai dizer, agora ficou mais fácil de saber qual fita, adesivo ou gancho utilizar, né?! Eu confesso que sempre utilizei as fitas da forma errada, agora já sei quando usar cada uma.

Obrigada 3M por nos fornecer as informações! E aí, gostaram das dicas? Me contem nos comentários!

Bjo bjo!

———-SUGESTÕES DOS LEITORES PARA RETIRAR A FITA BANANA———-
1. A leitora Mariza indicou usar Tinner para tirar a cola da fita dupla face.
2. A leitora Thallyssa indicou usar um pano embebido em vinagre.
3.
A leitora Mariana indicou usar fio de Nylon e passar por trás do objeto
(Veja a dica dela aqui: http://bit.ly/1XPQAaS)
4. O leitor Daniel indicou usar Benzina.

 
Fonte imagens: 3M do Brasil | Pinterest

Deixe seu comentário

Felipe
20/07/2023

Tenta tirar a dupla face com o Strike, da Vonixx. É um produto próprio para tirar adesivos de carro, sem estragar o verniz. É mto usado em lava jatos e em estética automotiva.

Decorar a parede: 6 dicas para iniciantes | Vida de Louca de Casada
20/02/2020

[…] maioria dos meus quadros estão com dupla face e já falei aqui no blog também sobre os diferentes dos tipos de fita dupla face. Mas atenção: não pendura quadros com vidro ou que sejam muito […]

Como pintar a parede sem manchar | Vida de Louca de Casada
27/01/2020

[…] LEIA TAMBÉM: Fita banana e a diferença entre os modelos de fita dupla face […]

Dicas de decoração para pessoas indecisas | Vida de Louca de Casada
11/10/2018

[…] enjoar, é só puxar que ela sai. Mas, de coração te digo: não use a fita banana. Já falei dela aqui. Molduras e quadros são bacanas sem pendurar, sabia? Se você é tão indeciso que não quer […]

Furar a parede: 8 dicas para não errar | Vida de Louca de Casada
27/09/2018

[…] de como decorar a casa gastando pouco ou até mesmo com improvisos, por isto sempre indico usar a fita dupla face, na dúvida. Inclusive, estes dias mostrei aqui a minha parede de quadros que fiz toda com dupla […]

7 dicas matadoras para decorar apartamento alugado | Vida de Louca de Casada
21/08/2018

[…] qual dupla face usar em cada tipo de parede, tem post bem completinho aqui no blog falando sobre as diferenças entre as fitas dupla face. Além disto, você pode instalar prateleiras e soltar a imaginação para decorar elas […]

Pintar meia parede: dicas para fazer isto facilmente | Vida de Louca de Casada
09/08/2018

[…] TAMBÉM: Fita Banana e os modelos de fita dupla face Isto irá fazer com que a tinta que usarmos não escape por baixo da fita crepe, deixando aquele […]

3 dicas de decoração para o signo de Áries | Vida de Louca de Casada
04/08/2018

[…] e, se enjoar, trocar logo tudo sem estragar a parede. Eu já falei aqui no blog sobre os modelos de fita dupla face, é legal dar uma olhadinha. LEIA TAMBÉM: Dicas de decoração para pessoas […]

admin
09/07/2018

Ah legal, obrigada por compartilhar a dica 🙂

Anônimo
21/06/2018

Uma dica: trabalho com adesivos de diversas marcas e para remoção da cola sem que danifique a qualquer superfície é possível utilizar querosene. Aplique sobre a área a ser removida a cola – deixa descansar alguns minutos e utilize uma espátula de plástico ou até mesmo a unha – saí muito facilmente. Remove até cola de contato (sapateiro).

admin
24/04/2018

oi Délis! Eu tive quadros com vidros colados com fita dupla face transparente por alguns anos e ficou firme e forte. Mas acho que depende do tamanho do quadro. Eu cheguei a colar um espelho na parede também, mas ele não era muito grande e também ficou colado. Talvez faz um teste com um dos quadros e deixa alguns dias, fica analisando e vendo se está firme dai depois cola os outros. bjos

Délis
18/04/2018

Olá Renata, tudo bem? Me tira uma dúvida, estou precisando escolher entre as fitas para colar quadros (como tem vidro eles tem cerca de 1kg cada) e um espelho de quase 3kg. Você acha que a fita transparente aguenta essas coisas? Fi também alguns ganhos e feltro adesivos, mas estou muito em dúvida. E essa fita transparente realmente sai mais fácil mesmo usando grande quantidade? Pois ela aguenta menos peso que a banana. Muito obrigada!!

admin
19/03/2018

ual, que baita dicas, obrigada!!

Unknown
19/03/2018

Oi gente. Então fiz a arte de colocar estrelas muuuuitas estrelas no quarto da minha filha com a fita banana. Isso não se faz não recomendo nem pro ex … kkkk mas consegui com óleo de banana. Removedor de esmalte acha fácil em farmácia. Tiro de tudo até os tênis all'star que ficam manchados na parte branca sabe fica limpinho. Boa sorte. Bjus

admin
01/02/2018

Oi Fran, boa dica! Talvez a acetona ajude mesmo, bjos!

Fran RG
01/02/2018

Algodão com acetona sai mais fácil… Mas é bom testar a acetona na parede em algum cantinho escondido pra ver se não detona a pintura

admin
26/01/2018

oi Dove, tudo bem? hehe fica calma mulher! Ideias é o que não faltam e vc teve ideias muito boas, viu 🙂 Primeiro, eu não aconselho decorar com jornal porque jornal dá uma sujeira desgraçada e pode manchar a parede. Se tem muito furo, é muito trabalho ter q fechá-los, eu indicaria você usar papel contact ou até mesmo adesivo de parede estilo papel de parede, porém é autoadesivo: mais barato e fácil de instalar. Pesquise no google por papel autoadesivo de parede ou tem uma loja online q indico que é a qcola.com.br. Você pode comprar metros de papel contact também e fazer a lousa, ficaria bem massa e te ajudaria na hora de estudar, quem sabe!? A ideia do desenho geométrico acho demais!!!! Você pode fazer algo com fita isolante cubrindo bem onde estão os furos. Ou ainda você pode comprar molduras baratas, imprimir umas imagens e colocar com dupla face bem em cima dos furos. Viu só, ideias tem várias e nenhuma pesa no bolso! Depois me conta se deu certo alguma das ideias, fiquei curiosa, bjossss e boa sorte!

Anônimo
26/01/2018

ME AJUDA! Eu me mudei recentemente para fazer faculdade fora de casa e agora tenho um quarto imenso só pra mim. Mas as paredes do quarto nem estão bem pintadas, pintura antiga, suja, e a ultima moradora desse quarto encheu ela de prateleira, agora ela ta toda furada. Uma parede de 3 metros e 65 cm com +14 furos. To ficando louca e quero decorar de alguma forma. To pensando em decorar com jornal. Colar jornal pra tampar os buracos, mas eu li que cola branca em parede + jornal da merda na hora de tirar. Você acha que se eu colar o jornal na parede, com fita dupla face da certo? No caso, dessa aí que você recomenda. E pro caso de decorar com aquele adesivo lousa, ou papel contact, essas coisas saem fácil? Tô com medo de fazer alguma coisa e ficar ruim pra tirar daqui a 5 ou 6 anos. To pensando também em fazer algum desenho geométrico com fitas, mas nem sei que tipo de fita usa pra fazer essas coisas, tem alguma ideia? ME DA UMA LUZ, TO FICANDO LOUCA!!! by dove

admin
04/01/2018

baita dica, nunca tinha ouvido falar, obrigada!

Anônimo
27/12/2017

Tente usar esponja de melamina pra retirar a fita da parede. Talvez funcione.

admin
01/11/2017

oi Fê, ahh olha só, temos que cuidar com este tipo de dupla face então =/ que droga né, acho que varia de parede pra parede… bjoss

Fernanda
16/10/2017

Então. Acabei de me mudar e tinha usado na decoração do quarto do meu filho a fita gosminha. Quando retirei as decorações com uma faquinha, saiu reboco e tudo da parede…algumas sairam mais fácil, porém estragou a parede. Fica o alerta pra cuidado com as duas!

admin
18/05/2017

hahahahahah sua loca, adorei o comentário! hehehehehe foca na fita transparente que é sucesso!!!! bjossss

Virgínia Oliveira
14/05/2017

Amiga na real eu moro de aluguel e essa fita banana foi a causa dos meus ais só DEUS pois ela não é de DEUS kkkkk vou tentar a transparente bjs

admin
07/03/2017

oi Tati! E eu só conhecia pelo nome "fita banana" hahahahaha

realmente a gente só aprende depois de acontecer ne =/ a minha também tirou tinta…

agora só uso a transparente, bjosss

Tati
28/02/2017

Amo essas fitas (tanto a branca quanto a transparente), não fico sem elas em casa. Mas realmente, só uso para grudar coisas em azulejos ou superfícies semelhantes (esquadrias, plástico, metais, etc). A única vez em que grudei algo em parede pintada ela levou a tinta junto quando tirei (ainda bem que era um cantinho pequeno e discreto). Nunca tinha ouvido esse nome "fita banana", levei séculos para saber que o nome era "fixa-forte", rs.
Uso muitos gancho (grandes e pequenos) para pendurar coisas nas minhas paredes, em 90% dos casos troco o adesivo que vem com o gancho por um teco da fixa-forte, é certeza que não vai descolar.

admin
12/02/2017

oi Rute, obrigada pela dica 🙂

Rute Fernandes
10/02/2017

Pessoal, não consegui ver se alguém sugeriu Querosene. Temos uma marcenaria e para retirada de cola usamos muito.

Fênix Artesanatos e Cosméticos Artesanais
05/02/2017

A Benzina você encontra em lojas de materiais artísticos e técnicos. Só que tomem cuidado que a Benzina vicia e tem o mesmo cheiro de cola de sapateiro. Tinha em uma loja que trabalhei, mas, era proibido usar na loja pelo cheiro forte e o risco de viciar… Ah, mas, para comprar tem que ser maior de 18 anos e apresentar o RG no ato da compra, menor de idade não pode comprar, é muito tóxico.. Espero ter ajudado… Abraços…

admin
11/01/2017

olá! Agradeço demais sua explicação, com certeza irá contribuir muito na hora de decidir qual fita escolher, valeu!!!

Anônimo
27/12/2016

Ola Renata, parabéns pelo seu blog, estou arrumando aos poucos minha casa e pesquisando cheguei até seu blog.
Sou engenheiro de aplicação da 3M, e gostaria de contribuir com esta publicação:
As fitas para suporte de quadros, nichos etc são conhecidas como VHB, e sim SEMPRE usem a transparente, liner verde, pois para remoção ela é mais fácil (apesar de difícil) e também pouco mais em conta.
Então por que existe a Fita banana ?
Veja, não recomendamos utilizar esta fita VHN transparente em banheiros, cozinhas, marmore e pedras em geral, pois suas células são fechadas, e essas superfícies citadas são hidroscópicas, ou seja retem umidade do ar, e depois expelem em forma de vapor, como as células da VHB transparente são fechadas ela irá soltar a fita da superfície, por esse motivo utiliza-se a fita banana.
Então a dica e recomendação é: Use sempre VHB transparente, respeitando o limite de peso, caso vá utilizar em superfícies hidroscópicas ou com muita umidade: Fita banana.
Qualquer outra informação pode entrar em contato com o Fale Conosco na 3M ou em nossa página no facebook que estaremos sempre a disposição.

Franceilla
06/12/2016

A dica do vinagre realmente funciona. obrigada

admin
07/06/2016

oi Ianca! Nossa que horror! Não dá pra usar ela mesmo…. aposta naquela outra ali que é bem melhor 🙂 bjos!

Ianca Carvalho
06/06/2016

Comigo foi bem pior. A fita banana simplesmente ARRANCOU a tinta da parede e fez um BURACO. Agora tô aqui concertando a parede hahahah
Adorei a dica sobre a outra fita pq eu também não queria fazer furos.
Beijos! 🙂

admin
02/06/2016

olá! Realmente é quase impossível de retirar, nós tivemos que raspar e pintar a parede… o bom é aprender com os erros e nunca mais usar né hehe mas, obrigada pelas suas sugestões, esta ideia do steamer realmente é bem boa!

Anônimo
01/06/2016

Boa noite, Renata.
Encarei a mesma odisséia para retirar a fita banana da parede, evitando estragar a pintura. Depois de tentar algumas opções, inclusive já citadas: 1) água quente + vinagre + detergente; 2) WD-40; 3) removedor de colas; enfim, percebi que a água quente tinha dado o melhor resultado até então, daí lembrei do steamer, que foi a melhor opção de todas. Direcionei o vapor sobre a fita, deixei uns 20seg e passei uma esponja (que já estava embebida na solução de água, vinagre e detergente). Ficou ótimo, saiu uns 90% da cola.
Sds

admin
10/05/2016

obrigada pela dica, bjo!!!

Anônimo
10/05/2016

em papelarias vc encontra umas cantoneiras transparentes para por em papel, use elas para protejer o papel e como suporte para cola-lo na parede

admin
22/04/2016

olá! A fita transparente é bemmm forte, acredito que vai estragar o papel sim =/ bjo

Anônimo
09/04/2016

Oi renata, tudo bem?
Você sabe se essa fita transparente sai facil de papel/não estraga o papel?
Queria colocar alguns posters na parede que não estão enquadrados e com fita crepe deixa tudo marcado na parede :/ obrigado!

admin
07/12/2015

oieeee, ahhh vi seu vídeo, é incrível, pra vc funcionou super bem! Lá em casa a parede é fosca, não sei se isto pode ajudar a dificultar na hora de remover com o dedo mas pra mim não deu certo assim =/

valeu pela dica, bjooo

admin
07/12/2015

oi Daniel, valeu pela dica! Também não sei onde vende, tavez nestas lojas grandes de materiais de construção…. ela deve ser forte mesmo! hehehe

bjo

Daniel Oliva
07/12/2015

pessoas usem benzina p retirar a fita banana, e so jogar em cima e ver a magica acontecer…o problema é que benzina e toxica, e eu nao faço ideia de onde vende…mas usava muito na agencia de propaganda que trabalhei p descolar as "caquinhas" que a gente eventualmente cometia…e a benzina nao estraga parede moveis e evapora super rapido e nao deixa cheiro…bye

A casa eh sua
23/10/2015

Oi Renata, tudo bom? Eu também tive problemas com essa fita. Estraguei uma parede e depois fiz o truque do fio de nylon. Funciona!~Fiz um vídeo no You Tube, para facilitar, olha só: http://www.acasaehsua.com.br/2015/10/como-tirar-fita-banana-da-parede.html. Beijos e bom fim de semana.

admin
23/09/2015

oi Thallyssa, obrigada pela dica, vou incluir no post 😉

Thallyssa Alves
18/09/2015

Vi um vídeo onde uma pessoa retirava os resíduos da parede com um pano embebido no vinagre, Funcionou.

Renata Becker Wentz
28/05/2015

Gisele, posso imaginar teu sofrimento =/

e não tem reza que tire a bichinha da parede, credo! Agora nem compro mais e, se for usar a banana, usa só em azulejos 😉

bjo!

Gisele Batista de Souza
28/05/2015

Menina, estou com a mesma dificuldade haha. Colei ontem um quadro só pra testar porque vou pintar minha casa em breve… aí colei ele só que ficou meio tortinho, aí pensei "ahh tudo bem, essa fita deve descolar fácil, vou tirar o quadro e arrumar".. quase morri de tanto puxar e não saia hahaha, quando consegui desgrudar, saiu o quadro e a fita ficou na parede, tentei puxar a fita e a que eu irei deixou um buraco na parede … entrei no google pra pesquisar o que fazer e achei seu blog rs. Pelo menos agora já sei que devo usar a transparente hahah. Bjs

Renata Becker Wentz
16/04/2015

ótima sugestão, obrigada 🙂 bjo!

Anônimo
15/04/2015

Descobri um truque não pra tirar a fita banana, mas pra descolar o q está preso. Tente passar um um fio de nylon (fio de pesca) entre o objeto q está preso e a parede, como se estivesse passando fio dental. Se vc não tirar toda a fita, pelo menos a cortou bem rente à parede. Em casa funcionou. Bjks

Renata Becker Wentz
18/03/2014

hehe tu não sabe o q está perdendo! E elas não são caras, compra uma e testa!

só não põe a fita banana na parede de alvenaria, aiaiai

bjo

Nosso quadradinho
18/03/2014

Ótima dica. Acredita que não conhecia essas fitas?
Bjs

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada