leia mais

Decoração Faça você mesmo Minha casa Dicas para casa

Antes e depois: como renovar cômoda antiga

Publicado em: 09/07/2018

cômoda antiga renovada

Oi gente! Hoje eu vim mostrar pra vocês um “antes e depois” que ficou maravilhoso! Eu renovei uma cômoda antiga com tinta e papel de parede, acredita? Dá uma olhadinha como fiz e como ficou um móvel totalmente moderno!

Eu tenho esta cômoda desde quando nasci e ela me acompanha até hoje. Gosto do modelo dela mas confesso que não curtia muito a cor da madeira. Antes de pensar em doar, tentei dar uma chance pra ela e renovar, para que ela combinasse com os móveis do meu home office. (ainda vou fazer um post falando sobre eles!).

Com a ideia de renovar a cômoda, uma grande parceira aqui do blog entrou em contato comigo querendo ajudar nesta mudança: a Q Cola. Quem acompanha o blog sabe que os produtos deles já apareceram várias vezes aqui: na parede do corredor, na parede do quarto, na parede da cozinha e em forma de quadro.


LEIA TAMBÉM: 6 ideias para decorar a parede sem pintura


E desta vez eles me enviaram um papel de parede que é a minha cara e que é lançamento da loja: papel de parede caveira floral.

papel-de-parede-caveira-floral

Sério, eu amei esta estampa e acho que ela super combinou com o móvel. Lembrando que o papel de parede da Q Cola é autoadesivo então é super fácil, rápido e prático de aplicar, sem sujeira. Ah, mesmo sendo lançamento, este modelo está com um preço super bom, aproveita porque não sei até quando vai durar este desconto, você pode comprar ele aqui.

Agora chega de papo, vamos ao passo a passo:

COMO RENOVAR CÔMODA ANTIGA

Esta aí é a cômoda, só não reparem porque eu já havia desmontado uma das gavetas e só depois lembrei de fotografar. rsrs Ela já estava cheia de manchas e marcas, além de alguns descascados nos cantos:

 

1. Preparação e pintura

 

Antes de mais nada eu lixei bem a cômoda. Ela não é de madeira, na verdade ela é de compensado e é revestida com madeira. Mas, mesmo assim, basta lixar bem o móvel para deixá-lo fosco. Caso tenha algum cantinho com o revestimento solto, basta colar com cola para madeira e deixar um peso em cima para grudar bem.Retirei também as tampinhas que cobrem os parafusos nas laterais e vou colocar depois tampinhas na cor branca que eu já tenho em casa.

comoda-antiga-renovada

LEIA TAMBÉM: Faça você mesmo: porque ser adepto


Então comecei a pintar. Usei tinta esmalte à base d’água branca com acabamento acetinado. O esmalte à base d´água não amarela com o tempo e também é mais fácil de pintar e o acabamento acetinado deixa a superfície fácil de limpar sem ficar com muito brilho.  Ah, pintei também as bordas da gaveta já que o papel vai ser aplicado só na frente.

comoda-antiga-renovada
Eu iria comprar outros puxadores mas como quero dar destaque só pro papel de parede, pintei de branco os puxadores originais. Lixei bem e pintei com a mesma tinta e, para dar um acabamento mais uniforme, dei 2 demãos de tinta branca em spray, para retirar qualquer marca de pincel.
comoda-antiga-renovada

Uma dica: comecei a pintar com rolinho de espuma mas o acabamento estava ficando bem ruim então troquei para o rolinho de lã, que é o mais indicado para pintar madeira. Para cantinhos e puxadores utilizei pincel. Para cobrir toda a cômoda e deixar o resultado lisinho dei 4 demãos.


LEIA TAMBÉM: Tudo sobre o Isolare para madeiras


2. Desmontar as gavetas

 

Como alguns cantinhos das gavetas estavam com a madeira descascada, eu apliquei um pouco de massa corrida e depois lixei. A massa que usei é de cor cinza porque era uma mistura que usei para fazer a parede de cimento queimado, mas tudo bem, porque vai ser pintado depois.

comoda-antiga-renovada

Após lixar bem e arrumar as imperfeições eu desmontei a gaveta, retirando a frente dela que era pregada e retirando os puxadores para poder colar o papel de parede.

3. Aplicar papel de parede nas gavetas

 

Então chegou a parte de colar o papel de parede! Eu estava bem ansiosa para esta parte. Como todas as gavetas devem ficar com o desenho perfeitamente encaixado, eu teria que aplicar o papel sem deixar sobras.

comoda-antiga-renovada
comoda-antiga-renovada

Comecei medindo certinho o tamanho da gaveta, principalmente a altura já que a largura do papel é mais estreita do que a da gaveta, no final eu vou fazer uma emenda.


LEIA TAMBÉM: minha cozinha renovada com papel contact preto


Para não ter erro no desenho, comecei de baixo para cima, ou seja, pela última gaveta. Assim, tive que começar pela parte de baixo do papel também. Cortei a tira do papel exatamente da altura da gaveta e comecei a aplicar com a espátula da Q Cola que vem junto.

Nesta hora preste bem atenção para não colar torto, já que não tem sobras. Caso tenha colado um pouco errado, tudo bem, retire e cole novamente. A cola do papel de parede da Q Cola é bem resistente e você pode ajeitar e colar novamente sem perder a cola, porém não indico fazer muitas vezes isto.

Esfregue bem a espátula para que fique bem colado e não fique nenhuma bolha. Após fazer a primeira, vá para a segunda e assim por diante.


LEIA TAMBÉM: porta renovada com papel contact cor cobre


Como o papel é mais estreito que a gaveta, após aplicar em todas basta aplicar nas partes que faltaram, conforme a foto:

comoda-antiga-renovada
comoda-antiga-renovada

Então basta ver qual parte do papel encaixa no papel já aplicado. Não se preocupe, como o papel tem fundo escuro, a emenda ficará imperceptível.

4. Montando a cômoda

 
Agora vamos montar ela novamente! Primeiro parafusamos os puxadores novamente, fure o papel com cuidado para encontrar os buracos.

Depois de colocar todos os puxadores, é necessário pregar novamente a frente da gaveta na própria gaveta. Há gavetas que não possuem este acabamento duplo, deixando o processo mais fácil.


LEIA TAMBÉM: móvel laqueado: como cuidar?


Lá no Instagram do blog eu fiz vários vídeos mostrando todo o processo de renovação da gaveta, está nos destaques do perfil, dá uma olhadinha lá pra entender melhor cada passo.

E por fim coloque as tampinhas nas laterais para esconder os parafusos.

E ela ficou assim:

comoda-antiga-renovada
comoda-antiga-renovada

Deixei ela aí na sala para tirar foto, mas ela já está lá no home office, vou usar ela como gaveteiro para a papelada. Ainda estou organizando e arrumando as coisas neste novo cômodo, quando estiver pronto mostro tudo aqui. Mas já sabe, né? Lá no Instagram eu mostro tudinho em tempo real, acompanha lá também!

Ah, como sobrou um pedaço, eu transformei em quadro, olha que lindo:

comoda-antiga-renovada

Agora me fala, gostaram do resultado? Bora dar uma renovada em algum móvel usando papel de parede também! E não esquece de dar uma conferida nos modelos da Q Cola, tem uns muito massa! Se você gosta de caveira tem outros modelos lindos também, além deste que usei, mas confesso que este é o mais lindo!Obrigada Q Cola pela parceria de sempre, é tão bom poder contar com empresas de qualidade e confiáveis 🙂

Bjo bjo

Deixe seu comentário

Saiba AGORA quais os mitos e verdades na decoração! – Vida Louca de Casada
29/09/2022

[…] Eu sou suspeita para falar pois AMO reaproveitar e inventar novos usos para as coisas, quem acompanha o blog já deve ter visto várias coisas que fiz aqui em casa, alguns exemplos: cachepô de balde |  bandeja de madeira | garrafas decoradas | antes e depois cômoda antiga […]

Pintar MDF é mais fácil do que você pensa | Vida de Louca de Casada
30/06/2021

[…] Antes e depois da minha cômoda antiga […]

Isolamento social: que tal decorar a casa? | Vida de Louca de Casada
04/06/2020

[…] a imaginação, crie desenhos ou forre todo o móvel! Um móvel que mudou totalmente aqui foi a cômoda que reformei com adesivo de caveira. Outro ambiente que mudou totalmente foi a cozinha depois que utilizei papel […]

Como está meu home office | Vida de Louca de Casada
11/09/2019

[…] é a visão de quem entra nele. No lado esquerdo colocamos uma estante com várias coisas, a cômoda antiga que reformei e este armário multiuso onde guardo toalha de banho, roupa de cama e minhas bolsas. […]

3 ideias de DIY para cada cômodo | Vida de Louca de Casada
13/02/2019

[…] Móvel renovado: aqui é a mesma ideia dos móveis da cozinha: não pode investir em novos? Renove! Eu tinha uma cômoda bem antiga e que tinha uma cor horrível. Estava quase doando ela até que resolvi dar mais uma chance e pintei ela de branco. Na frente das gavetas, apliquei um adesivo LINDO de caveira. Ela virou meu xodó! Queria colocar ela em todos os cômodos da casa. hahaha Mostrei todo o processo aqui. […]

7 segredos da técnica DIY desvendados | Vida de Louca de Casada
13/08/2018

[…] LEIA TAMBÉM: Antes e depois: como renovar cômoda antiga […]

Rê Wentz
08/08/2018

obrigada, para vc também 🙂

Sandra
18/07/2018

Boas dicas. Tudo de bom. Beijinho.

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada