leia mais

Dicas para casa

Iluminação sem gesso, e agora?

Publicado em: 08/05/2014

Oi gente! Eu não sei vocês mas pra mim a iluminação faz toda a diferença no ambiente. Mas como fazer uma bela iluminação sem gesso?

 

Não basta decorar a casa se não há uma iluminação boa e aconchegante para valorizar cada detalhe. Percebi também que quem tem iluminações diferenciadas nas casas geralmente tem teto rebaixado de gesso. Fica lindo, aconchegante, harmonioso…Mas, e quem não tem grana para fazer gesso, fica como?

Aqui em casa me vejo neste dilema. Detesto lâmpada incandescente (amarela) mas a fluorescente (branca) deixa a casa toda num clima de hospital ou escritório, ainda mais que a casa está toda pintada de branco. Eu detesto luz amarela porque me remete ao antigo entende, me dá uma sensação de velho, ultrapassado. Já a branca ilumina muito mais, dá mais vida ao ambiente. Como usar um jogo de luz sem ter teto de gesso para criar “pontos” iluminados?

 

ILUMINAÇÃO SEM GESSO

Andei pesquisando e vi que há algumas (poucas) opções para quem não tem gesso:

1. Abajur

Não se engane achando que abajur é barato pois não é. Mas, ele deixa um clima gostoso no ambiente, sem contar que se você quiser mais claridade é só acender a luz principal do cômodo. Lembrando que há também aqueles tipos de abajur de chão, fica lindo em um canto de leitura.

2. Plafon

Eu fiquei interessada nestes tipos de lustres pois ele não deixa a luz ficar diretamente no ambiente mas sim distribui ela por causa do efeito leitoso do vidro. Ele é um lustre que fica preso diretamente no teto (sem pendente), dependendo do modelo é bem mais em conta que os outros.

3. Lustre pendente

Estes eu adoro e gostaria muito de colocar ao lado da cama porém acho que dá muito trabalho perfurar a laje da casa já que não temos gesso. Há formas mais improvisadas e, quem sabe, boas para colocar em prática:

4. Spot

Este tipo de luminária serve para focar algum ponto específico do ambiente, um quadro por exemplo. Você pode usar mais de uma e criar uma atmosfera bem aconchegante. Por não ter teto de gesso, a instalação dela é um pouquinho complicada.

Há também um tipo de spot com pilha, que você fixa com fita adesiva em algum móvel ou parede. Vale a pena testar se você quiser apenas destacar um ponto pequeno.

5. Luzes de natal

Estas me encantam muito! E fazem o maior sucesso durante o ano todo não só na época de Natal. Elas deixam o ambiente bem gostoso e acolhedor. O legal é que se você quiser trocar de lugar é só encontrar uma tomada sobrando e pronto! Faça florzinhas e mini cúpulas ao redor de cada lampadinha que o efeito ficará muito mais legal.

Agora me conta, você também sofre para fazer um clima aconchegante na sua casa precisando fazer uma iluminação sem gesso?

bjo bjo!

Fonte imagens: Leroy Merlin | Bontempo

Deixe seu comentário

Festa em casa: a importância da iluminação | Vida de Louca de Casada
04/08/2018

[…] LEIA TAMBÉM: Iluminação sem gesso, e agora? […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada