leia mais

Minha casa Dicas para casa

Dica para meninas: como usar furadeira

Publicado em: 06/07/2017

Oi gente! Hoje vim trazer este post toda orgulhosa de mim mesma: eu perdi o medo de usar a furadeira e por causa disto vim trazer dicas de como usar furadeira e torná-la sua melhor amiga!

Eu já fiz um vídeo no canal do blog no You Tube mostrando detalhadamente cada peça dela e como usar. E hoje resolvi fazer este post para complementar as informações. Claro, já quero deixar claro que as dicas que vou passar são relacionada ao modelo da minha furadeira (que também é uma parafusadeira). Então pode ser que tenha alguma pequena diferença com a furadeira que você tem em casa.

LEIA TAMBÉM: 4 ferramentas elétricas que você precisa ter

 

COMO USAR FURADEIRA

 

Antes de começar, primeira dica: MANUSEIE ELA DESLIGADA. Toda vez que for trocar a broca, ajustar ou manusear ela, faça com ela desligada. A partir do momento que estiver tudo ok, ligue ela na tomada e utilize. E, após utilizar, retire da tomada imediatamente para evitar acidentes.


FURADEIRA OU PARAFUSADEIRA?

Antes de meter a mão na massa você precisa conhecer bem sua furadeira, aconselho ler o manual (que ninguém lê rsrs). Para começar, veja se a sua furadeira é também uma parafusadeira, afinal nem todas elas possuem a opção de girar para os dois lados.

Se a sua furadeira possui uma chavezinha que muda a rotação da broca para ambos os lados, parabéns, você tem uma furadeira/parafusadeira! Esta rotação permite que você coloque e retire o parafuso, facilitando sua vida na hora de parafusar algo.

Há também a opção de comprar uma parafusadeira separado e isto vale a pena pois geralmente ela é bem mais leve e menor do que a furadeira, facilitando o uso. Eu pretendo comprar uma futuramente.


CONHECENDO A FURADEIRA

Agora vamos conhecer cada parte dela! A minha é bem básica, possui poucas funções mas acredito que mude pouca coisa de uma para outra. Para começar, o botão liga/desliga: você pode utilizar ela de duas formas: apertando este botão aos poucos ou apertá-lo de uma vez. Para ela funcionar, você precisa ficar apertando o botão, se soltar ela desliga.

Eu prefiro apertar aos poucos pois me dá mais segurança mas quem possui mais prática aperta o botão até o fim pois garante mais rapidez. O botão de liga/desliga (no caso da nossa) é este aí, bem atrás da chavezinha que muda a rotação da broca.

Na parte de cima há um botão com duas opções: com impacto (desenho de um martelinho) e sem impacto (desenho de uma broca). A opção com impacto é para furar paredes, concretos e materiais mais duros que exigem força. A opção sem impacto é para madeiras, metais e materiais que não exigem tanta força da furadeira.
Agora vamos falar da parte da broca! Se você possui uma furadeira/parafusadeira há duas possibilidades: colocar a broca (para furar) ou colocar o adaptador de parafusadeira (para parafusar). Nós compramos um adaptador para parafusadeira que vem com várias ponteiras diferentes, para todos os tipos de parafusos. Basta encaixar ali na frente (no local da broca) e usar com parafusadeira.
E, no lugar deste adaptador, você coloca a broca quando quiser furar algo. Para tirar ou colocar qualquer um dos dois é necessário utilizar esta chave na foto aí de baixo. Você encaixa ela na furadeira e vai girando até abrir o local onde você coloca a broca ou o adaptador.


DIFERENÇA ENTRE BROCAS

Há diversos tipos de adaptadores e “ponteiras” para serem usados na furadeira mas vou falar apenas dos dois tipos mais comuns de broca: para madeira e para alvenaria. Basicamente a diferença entre elas é que a broca para madeira possui uma ponta para poder perfurar a madeira e a de alvenaria não, olha só:

Uma dica é guardá-las separadamente, para não ter confusão na hora de usar. Existem vários tamanhos de brocas. Dica: antes de parafusar alguma madeira muito dura, faça um furo com uma broca mais fina, para servir de “guia” para o parafuso. Isto facilita seu trabalho na hora de parafusar.

 

BUCHAS E PARAFUSOS

Vou entrar rapidinho neste assunto pois tem tudo a ver com a furadeira, né? É óbvio mas não custa lembrar: quando parafusar algo na madeira, não se usa bucha, apenas em alvenaria. Antes de resolver furar alguma parede, separe direitinho tudo que você precisa: furadeira, bucha e parafuso. 

A broca deve ser do mesmo tamanho que a bucha e o parafuso deve servir na bucha sem ficar muito folgado pois a bucha se expande dentro da parede. Exemplo: broca de nº 8 usa-se bucha de nº 8. O parafuso não possui nº, mas teste o tamanho dele tanto no comprimento quanto na largura da bucha.

E, claro, se quiser entender melhor as explicações confere o vídeo abaixo:

A minha furadeira é da Vonder e se você quiser comprar uma com as mesmas funções e desta marca também, super indico! Tem ela aqui na  loja Americanas.
Agora que você já sabe como usar furadeira quero ver todo mundo tentando.. rsrsrs

 

Me contem se vocês já usam a furadeira ou ainda alugam o marido?!

Bjo bjo

Deixe seu comentário

Rê Wentz
25/03/2020

hehe obrigada amiga <3

Ana Paula Paz
16/03/2020

Adorei!!! Grl power de verdade! ♥️

Faça você mesmo: porque ser adepto | Vida de Louca de Casada
16/10/2018

[…] quem diria que eu um dia iria perder o medo de usar a furadeira? E mostrei tudo bem detalhadinho aqui neste post. Afinal, cansada de esperar Will querer instalar as prateleiras e quadrinhos, resolvi perder o medo […]

Por que precisamos decorar a casa? | Vida de Louca de Casada
11/10/2018

[…] orgulhosa de mim e você também pode se orgulhar de você! Como, por exemplo, quando comecei a usar a furadeira sozinha ou quando fiz a parede de cimento […]

DIY: Como fazer luminária de nuvem | Vida de Louca de Casada
14/08/2018

[…] precisa ter, dá uma olhadinha lá. E depois de encarar o medo da furadeira (já contei no post de como usar a furadeira), eu resolvi encarar a serra tico tico SEM NUNCA TER USADO. Para quem não sabe, a serra tico tico […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada