leia mais

Decoração Faça você mesmo Minha casa Dicas para casa

DIY: como fazer parede de cimento queimado

Publicado em: 16/11/2017

Oi gente! Hoje vim falar sobre mais uma etapa do nosso futuro quarto: a parede de cimento queimado! Vou falar como fiz o passo a passo e também dicas do que NÃO FAZER. hehe

Nem sempre tudo dá certo. Às vezes a gente olha tutoriais na internet e acha que é capaz de fazer tudo de primeira. Mas nem sempre dá. Foi o caso da parede de cimento queimado aqui de casa. Mas antes que você desista de ler este post, calma que no fim deu certo e posso estufar o peito e dizer: foi eu que fiz! E agora tenho um lema pra vida: MELHOR FEITO DO QUE PERFEITO.

Parede antes:

Parede depois:

 

ÍNDICE DO CONTEÚDO:

MATERIAIS UTILIZADOS

. Massa acrílica (1 lata)
. Corante preto líquido
. espátula
. Desempenadeira arredondada (especial para efeito na parede)
. Lixa 400
OBS 1: comprei 1 lata de massa acrílica mas para render utilizei mais meia lata de massa corrida misturada. Por quê não usei só massa corrida? Porque a massa acrílica é mais resistente à umidade e esta parede tinha umidade.
OBS 2: trabalhar com a desempenadeira não é fácil, demora até você pegar o jeito. Tem gente que fazer com esponja e confesso que deu vontade de tentar, quem sabe você tenta com esponja (que sai bem mais barato) e, caso não fique legal, compre a desempenadeira.
 

OBS 3: não utilize desempenadeira quadrada, ela precisa ter os cantos arredondados para não deixar marcas estranhas no efeito. Esta desempenadeira pagamos R$56 (FACADA) e confesso que deveria ter primeiro tentado com esponja antes de investir nela.

PASSO A PASSO

1. Misture a massa acrílica com o corante. Eu fiz a mistura de meia lata de massa com corante em uma bacia pois não tinha ideia de quanto iria utilizar. Misture bem para ficar bem homogênea e não ficar nenhuma parte preta. Coloquei o corante à olho, pingando alguma gotas e misturando.
 

ERRO MEU: não misturei muito bem na primeira demão e algumas partes ficaram marcadas de preto na parede (imagem abaixo), depois tive que corrigir na segunda demão. Coloquei corante demais na primeira vez, vá colocando aos poucos para não ficar muito escuro.

2. Após misturado, com a espátula coloque um pouco de massa na desempenadeira. Aqui nada se perde: enquanto que você vai aplicando na parede, com a espátula retire o excesso que fica ao redor da desempenadeira pois este excesso pode secar e acabar arranhando a parede na hora de aplicar.

Parede na 1ª demão

3. Comece a aplicação DE CIMA PARA BAIXO e faça aplicações generosas. No início demora pra pegar o jeito com a desempenadeira, faça movimentos de meia lua sempre para o mesmo lado. Evite formação de bolha, se necessário, passe a desempenadeira novamente no mesmo local para corrigir.

ERRO MEU 1: apliquei pouca massa na primeira demão e ficou muito ‘ralinho’, aparecendo a parede. Ficou horrível e me bateu um desespero. Então seja mais generoso na aplicação. Na verdade eu sou um pouco mão de vaca e sempre quero economizar, mas não faça isto! Se não, não ficará muito legal.
 

ERRO MEU 2: comecei aplicando de baixo pra cima e, com isto, a parte de baixo secava antes. O problema é que a parte de baixo da desempenadeira raspava na parte já seca e isto estragava o efeito (imagem abaixo). Por isto comece de cima pra baixo para não correr este risco.

 

4. Deixei secar de um dia para outro. Na segunda demão fiz uma mistura do resto da meia lata de massa acrílica + meia lata de massa corrida + corante para render. Nossa parede tem 3,50 de largura e apliquei em uma área de mais ou menos 2 mt de altura. Se sua área é menor, 1 lata será suficiente. Se você perceber, não apliquei em toda parede porque na parte de baixo terá a cabeceira em toda a extensão da parede.
Aplicando 2ª demão

5. Aplique no mesmo sentido que você aplicou a primeira demão. Em algumas partes aplique camadas mais grossas.

6. Para fazer nos cantos, utilize a espátula e finalize com a desempenadeira.
Efeito depois da lixa

7. Após secar a segunda demão, é hora de lixar! Mas é só uma lixadinha de leve e é nesta hora que vai aparecer o efeito do cimento queimado. Lixe com movimentos circulares para não riscar.

8. Passe um pano úmido para retirar o pó da lixa. E está pronto!
Efeito com a cera molhada

9. Para dar um acabamento melhor, comprei uma cera de assoalho e apliquei, mas não deu brilho, parece que apenas ‘selou’ a massa, entende? Mas não há necessidade de aplicar pois depois de lixar ela ficará bem lisinha. Enquanto a cera está molhada a cor fica bem escura mas depois clareia.

 

Agora vamos ao vídeo:
O efeito da nossa ficou bem discreto mas confesso que não queria muito manchado e nem tão escuro já que todas as paredes do quarto também são pintadas e tem o adesivo de parede.

Acho que ficou discreto mas lindo, o que acharam? me contem!!

Bjo bjo

Deixe seu comentário

Decorar a parede: 6 dicas para iniciantes | Vida de Louca de Casada
20/02/2020

[…] para os quadros, por exemplo. Às vezes, apenas uma textura na parede já fica bacana, com o famoso cimento queimado. Mas, se você acha que apenas ele fica sem graça, coloque algumas prateleiras ou quadros para […]

Diferença entre massa corrida e massa acrílica | Vida de Louca de Casada
08/10/2018

[…] gente! Muitas pessoas entram em contato comigo pedindo mais informações sobre como fazer a parede de cimento queimado. E quando digo que é com massa acrílica, algumas pessoas tem dúvidas e confundem ela com a massa […]

Faça você mesmo: porque ser adepto | Vida de Louca de Casada
04/08/2018

[…] TAMBÉM: Como fazer parede de cimento queimado Mesmo que eu não tenha feito grandes modificações ou projetos super elaborados, eu fica […]

Minha parede da sala: antes e depois | Vida de Louca de Casada
04/08/2018

[…] LEIA TAMBÉM: Sobre as paredes decoradas lá de casa Eu queria tirar ele mas não sabia o que fazer nesta parede pois não queria deixá-la branca. Então o que eu fiz? Óbvio, né! Fiz novamente o efeito de cimento queimado que eu já havia feito na parede do quarto. […]

DIY: Como fazer cabeceira de pinus | Vida de Louca de Casada
04/08/2018

[…] Já faz tempo que estamos na saga do quarto novo (veja aqui) e agora finalmente mudamos de quarto mas hoje eu vim falar sobre a cabeceira. Já tem vídeo lá no canal do blog e hoje eu vim falar aqui o passo a passo. E se você quiser ver tudo o que já fizemos no nosso quarto dá uma olhadinha nestes posts: DIY: como instalar rodateto de isopor DIY: como aplicar massa corrida nas paredes DIY: como fazer parede de cimento queimado […]

DIY: Como instalar rodateto de isopor | Vida de Louca de Casada
04/08/2018

[…] para nosso novo quarto Como aplicar massa corrida na parede Como aplicar adesivo de parede Como fazer parede de cimento queimado Para começar, preciso dizer que existem diversos modelos e acabamentos de rodateto de isopor, […]

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada