Ícone do site Vida Louca de Casada

Atrás da casa própria: o financiamento

Bom, fazer financiamento é uma maravilha porque você não precisa ter o dinheiro na mão e vai pagando ‘suaves’ parcelas ao longo dos anos. Ou seja: se você tem pressa pra comprar uma casa, é a melhor opção.


Veja o início da história:

Atrás da casa própria: construir ou comprar pronta?
Atrás da casa própria: um desabafo e uma dica valiosa

Atrás da casa própria: sonho alcançado!

Porém, nossa pressa teve que ter um pouco de calma. Vocês acham que a gente encontrou semana passada esta casa que a gente comprou? Nãããão….nós achamos esta casa e decidimos comprar em AGOSTO/2013. Neste mesmo mês, sentamos com os donos e com o corretor e começamos a ver o que precisava para dar entrada no financiamento.
Até aí tudo ok, tudo é uma festa. Fizemos algumas cópias de documentos, certidão de casamento atualizada, comprovante de residência, blablabla, os de sempre. Documentos na mão, vamos montar o processo e enviar para a CAIXA ECONÔMICA! 
Não, pera. Primeiro o corretor deveria localizar a arquiteta que fez a casa para atualizar a planta e os outros documentos. Vocês tem noção disto? Não sei se sempre precisa ser feito isto. Sorte que a casa é de 2007, é relativamente nova, imagina se fosse uma casa antigona? Beleza: arquiteta encontrada, documentos enviados para a prefeitura, aguardamos alguns dias e vamos continuar o processo na Caixa.
Alerta: fomos barrados. A Caixa negou o financiamento porque a telha da casa era muito fina. Ela era de Amianto 4mm e a Caixa exige que seja no mínimo de 6mm. Ok, tudo pela segurança. Mas, uma dúvida: se a casa tem laje (ou seja, o forro não é de PVC) por que temos que trocar a telha? Se por acaso der um vendaval e a telha sair, tem a laje!!!!!! Mas, com a Caixa não se discute, apenas se obedece.
Demoramos quase 2 meses pra achar um pedreiro, afinal já era metade de Setembro e estávamos chegando no fim do ano, todo mundo quer reformar a casa ou então não trabalhar mais. Foi desesperador. Mas achamos e trocamos as telhas.
Eu não sei explicar direito, mas só para esclarecer: a Caixa tem (tinha) 3 opções de financiamento: SAC, SAM e PRICE. Eu não entendo nada disto mas o corretor sempre dizia que a melhor opção era o SAM pois as parcelas iam baixando todo mês e o juros era um pouco menor. MASSS, como temos muita ‘sorte’, a Caixa resolveu tirar do ar o SAM e PRICE, ficando apenas o SAC. Não mudou muito, mas o valor da parcela começou um pouquinho mais alto porém ela também vai baixando. Isto fez com que o processo parasse de novo.
Ok, definido o tipo de financiamento, vamos enviar a papelada de novo! Não, pera: tivemos que agendar com o engenheiro para ele aprovar a telha. Beleza, aprovada!
Nossa maior pressa era principalmente porque se deixasse passar muito tempo, os documentos iriam vencer. Sim, a certidão de casamento precisava ser autenticada no cartório e não poderia ter mais de 2 meses, além de ter que trazer novamente comprovante de renda atualizado, etc.
Sem contar que a nossa papelada foi negada de novo porque meu CPF estava com nome de solteira (maldita hora em que não troquei todos os documentos!). Ok, vamos lá trocar. (Se você não trocou seus documentos, veja aqui o que precisa).
Aí chega o Natal, chegam as férias, ninguém mais trabalha né. Enviamos a papelada para a Caixa esperando aprovação, porém eles podem levar até 1 mês para aprovar. Me diz, pra quê todo este tempo pra ler o processo? Sem contar que os donos da casa já estavam com um apê em vista e precisavam dar um sinal para segurar ele.
Resumindo: chegou Janeiro/2014 e nós iríamos tirar férias no dia 15 (fomos viajar). E eu queria muito resolver tudo isto antes da viagem. Na terça-feira dia 14/01 fomos na Caixa assinar o contrato. RESOLVIDO!
Tudo que poderia dar errado deu, mas o que importa é que no final deu tudo certo.
Sei que o texto ficou longo, mas eu precisava contar minha experiência, segue algumas observações:

. De todos os bancos, a Caixa é a mais exigente em relação aos ‘probleminhas’ do imóvel. Porém, tem o juros menor e tem também aquela opção do “Minha Casa, Minha Vida” para quem for comprar casa nova e não usada. Decidimos fazer na Caixa também porque já tinhamos conta e isto ajuda a baixar um pouquinho o juros.
. Sempre opte por fazer tudo com um corretor de imóveis intermediando. No início iríamos comprar diretamente com os donos da casa, mas é muita burocracia, muito papel (sério, é muita papelada).
. Quem não tem pressa, eu aconselho a fazer um CONSÓRCIO e não financiamento, pois você vai pagando antes e quando for contemplado já tem a grana pra construir/comprar. No financiamento você primeiro compra, se muda e depois paga por uns bons 20 e poucos anos.
. Leia sobre financiamentos, sobre documentação de imóveis…não fique totalmente na mão do corretor.
. Tenha paciência, a Caixa só libera o financiamento quando ela quer, não adianta fazer escândalo.

Espero que tenha ajudado. Alguém aqui passou por uma situação assim também?
Ou então, alguém teve mais facilidade na hora de fazer o financiamento? Conta aí!
bjo

Siga nas redes sociais:
Sair da versão mobile