Ícone do site Vida Louca de Casada

3 dicas para manter a concentração

A concentração nos dias de hoje é algo muito difícil de se manter, né? Tantas informações unidas, celular enviando notificação, mensagens chegando, telefones tocando, internet 24 horas a seu dispor, e-mail, redes sociais, Skype, Whatsapp, enfim, uma centena de coisas que tiram a sua concentração do foco principal, que pode ser o trabalho ou os estudos.

E tudo isso, tenha certeza, são os maiores inimigos da concentração! Por isso, fique atenta para não deixar que isto atrapalhe seu desempenho em outras atividades do dia a dia. Não é fácil concentrar-se em apenas uma coisa quando várias outras estão disponíveis em sua frente, requer no mínimo, uma luta árdua contra a perda de foco. E, para isso, terá que escolher um ambiente que ajude em sua concentração, que não tenha barulho e nem conversas paralelas. Manter os seus aparelhos eletrônicos desligados ou com a opção no silencioso também vai lhe ajudar muito. 

Para ter concentração e foco é necessário que você esteja motivada em realizar aquela tarefa. Algumas pessoas conseguem obter um foco e uma concentração muito mais fácil do que outras. E a motivação é algo que deve ser trabalhado para que as pessoas com maior dificuldade de concentração possam desenvolver uma melhora no foco, seja no trabalho, em casa ou nos estudos. Para que a motivação e o empenho em realizar suas tarefas sejam de fácil desempenho, você terá que ter disciplina em tudo, na organização do tempo, planejamento do seu dia e também estabelecendo ordens para você mesma cumprir. 
Separei 3 dicas para te ajudar a manter a concentração e disciplina, olha só:
Veja algumas dicas que podem ajudar você a se manter focado, disciplinado, motivado e concentrado em suas tarefas. São todas bem simples de se praticar, mas que trarão muitos benefícios e resultados ótimos para sua rotina diária, seja um dia de correria ou calmo. Pratique:
1. Ferramentas Offline: 

Se você tem dificuldade de concentrar-se em algo sabendo que a internet está ligada, mas não vai utilizá-la para nada, desligue já! Você não precisa dela ligada se tem outras formas de você escrever suas informações ou estudar. Utilize ferramentas físicas como um bloco de notas, cadernos, canetas e lápis. Essas eram as ferramentas mais utilizadas quando ainda não estávamos na era online, pode parecer pré-histórico agora não é mesmo? Mas continua sendo a melhor maneira de estudar ou trabalhar sem perder o foco. 

2. Ritmo estável e pausas: 

Tudo que é demais acaba desgastando a mente e o corpo. Mantenha um ritmo tranquilo de trabalho ou estudo, fica muito mais fácil de se concentrar em pequenas partes, do que em partes enormes e cheias de detalhes. Pode gerar uma confusão mental e você desistir ou acabar ficando estressada. Quando ver que está muito exausta, faça uma pequena pausa. Ao contrário do que muitos pensam, a pausa entre os estudos ou em um relatório difícil do trabalho, ajuda a esclarecer as ideias e recarregar os níveis de energia. 

3. Prazo, a melhor forma de controle: 

Estabelecer prazo em suas tarefas é a melhor forma de conseguir terminá-la com foco e concentração. Estabeleça prazo para a conclusão de tudo, no trabalho e nos estudos. A procrastinação ficará bem menor ao você determinar para o seu cérebro que tem um limite de tempo para terminar aquela tarefa. Quando se está estudando é pior mas as pausas, o ritmo mais tranquilo e o prazo podem ser ótimas novidades na hora de estudar, obtendo um planejamento melhor e mais eficaz. 

Pratique essas dicas simples, porém de ótimos resultados em todas as tarefas que você necessitar. A vida pode ser corrida, com várias informações a todo momento passando em nossa frente. São distrações infinitas a todo instante, mas se você tiver uma pequena motivação, disciplina e organização em tudo que for fazer, verá que o trabalho e os estudos terão muito mais produtividade e a concentração acontecerá de forma natural e constante. Não custa nada tentar, então pratique!
Elizabeth Johnson
Colunista do Portal G1.com/Moda
Apaixonada por Moda, Viagens e Natureza.
Sair da versão mobile