Ícone do site Vida Louca de Casada

Finanças do casal: conta conjunta ou separada?

finanças-do-casal-conta-conjunta-separada

Oi gente, tudo bem? Se tem uma coisa que pode gerar briga no casal é o assunto dinheiro. E qual será a melhor forma de controlar as finanças do casal: conta conjunta ou separada?

Pensei muito em fazer este post pois conheço muitos casais que optam por ter contas separadas: cada um cuida da sua. Como eu e Will decidimos ter conta conjunta, resolvi falar sobre estes dois tipos de conta.

LEIA TAMBÉM: 9 coisas que você precisa saber quando tiver sua casa

Acredito que antes de decidir qual caminho seguir, o importante é ter confiança entre os dois, independente da decisão que tomarem. Os dois precisam estar de acordo para que depois não aconteçam discussões desnecessárias.

ÍNDICE DO CONTEÚDO:

CONTA CONJUNTA

Se vocês escolherem ter conta conjunta, é legal os dois terem controle e acesso aos gastos e anotações. Anotar tudo em uma planilha fica mais fácil de analisar cada gasto e onde vocês podem economizar.

O bom da conta conjunta é a facilidade em acertar as contas: é só juntar todo valor recebido em uma conta só, pagar tudo que precisa pagar e reservar um valor para emergência. Ah, além disto, vocês podem também estipular um gasto “x” por mês para cada um dos dois. O problema da conta conjunta é que você não pode fazer uma surpresinha para o marido pois ele sempre vai saber. Hehe

LEIA TAMBÉM: Trocando o nome de solteira para casada

 

CONTA SEPARADA

Caso queiram ter conta separada, é importante ficar de olho em quais contas fixas que vocês tem para pagar (água, luz, aluguel, etc) e decidir quem irá pagar qual. Além disto, é legal levar em conta o salário de cada um: para não ser injusto, quem ganha mais deve pagar mais.

O lado bom de ter conta separada é o fator independência. Você não precisa ficar explicando para seu parceiro cada coisinha que comprou. Mas, não esqueça do seu comprometimento com as contas fixas, ok!

Independente da forma que vocês irão escolher, acredito que antes de tudo o ideal é vocês sentarem para conversar e ver qual das opções os dois se sentem melhor: conta conjunta ou separada. E, se quiserem, vocês podem testar os dois! Fiquem alguns meses com as contas juntas e também alguns meses com as contas separadas, vejam qual fica melhor pra vocês.

LEIA TAMBÉM: Controle financeiro: como fazer em casa

Além disto, é legal todo mês vocês conversarem sobre as finanças: analisarem onde podem economizar, quanto vocês podem guardar para emergência e principalmente: tomar estas decisões juntos. O importante é ter sinceridade entre os dois.

Agora me contem como vocês administram as finanças com o parceiro de vocês: conta conjunta ou separada?

Bjo bjo!

Fonte imagens: Freepik

Sair da versão mobile