Ícone do site Vida Louca de Casada

Fogão ou cooktop: qual é o melhor?

Oi gente! Primeiro gostaria de dizer que o cooktop não substitui o fogão tradicional, viu! Na verdade, os dois podem suprir a necessidade das pessoas, porém a escolha varia de acordo com a preferência de cada um. Mas, se precisasse escolher qual você iria preferir: fogão ou cooktop?


Tem itens que são indispensáveis para nossa casa e eu já falei deles aqui. E o fogão é um deles, seja o fogão tradicional ou fogão de mesa (cooktop). Na hora de escolher qual é o melhor para você, tem alguns aspectos que precisam ser levados em conta, olha só:

FOGÃO OU COOKTOP: QUAL É O MELHOR?

 

ESPAÇO DISPONÍVEL

Quando você decidir comprar um fogão, você precisa verificar qual espaço disponível você tem para colocar ele. Lembre-se que o fogão tradicional possui forno então precisa de um espaço maior porque ele fica direto no chão.

Já o cooktop pode ser utilizado separado do forno. E como ele é de mesa, você apenas precisa de um espaço na bancada para colocá-lo, mas esta bancada precisa ser fria, por exemplo, bancada de mármore.

Muitas pessoas gostam de colocar o forno embutido junto com o cooktop, mas não há regra para isto. Você pode comprar o forno separado ou nem comprar forno.

COM OU SEM FORNO

O lado positivo do fogão é que ele já possui forno, você não precisa se preocupar em comprar separado. Mas, o cooktop te possibilita comprar qualquer tipo de forno. Lá em casa, por exemplo, temos o cooktop na bancada e o forno elétrico coloquei na prateleira.

O nosso forno é bem pequeno se for comparado com forno de fogão tradicional, mas para nossa necessidade está bom. Existe também a opção de forno embutido, próprio para ser colocado na bancada com o cooktop.

Fica lindo, porém tem um custo mais elevado. E falando sobre preço, vamos ao próximo item.

Imagem: delas.ig.com.br

QUAL É O MAIS CARO

Fazendo uma pesquisa rápida na internet você percebe que o fogão é mais barato que o cooktop. Mas isto tudo é relativo. Ele pode ser considerado mais barato por já possuir forno, por exemplo. Mas, caso você não queira forno ou já tenha um, vale a pena pensar em comprar um cooktop.

O valor também varia de acordo com a quantidade de bocas, marca, acabamento, se o fogão é branco ou colorido, etc. Outra coisa que varia muito o valor do cooktop é o modelo dele, já que existem 3 modelos.

LEIA TAMBÉM: 9 dicas para agilizar sua rotina em casa

COOKTOP: A GÁS, ELÉTRICO OU POR INDUÇÃO

Caso você opte pelo modelo de mesa, há três opções disponíveis: a gás, elétrico ou por indução. O cooktop a gás funciona como um fogão comum, com chamas, não há mistério. Já os modelos elétrico e por indução funcionam ligados na tomada, sem gás e sem chama aparente. Mas, qual a diferença entre os dois?

O cooktop elétrico funciona com uma resistência que aquece quando ligado, obviamente precisa de eletricidade para funcionar. Já o cooktop por indução é muito incrível, pois o calor é gerado por um campo eletromagnético quando há contato da superfície com a panela.

Ou seja: você pode colocar qualquer coisa em cima do fogão que ele não irá esquentar, apenas quando você coloca a panela. Mas, o lado ruim é que a panela precisa ser feita de ferro ou aço inox magnético próprio para indução. De todos os modelos, o mais barato é o cooktop a gás.

Imagem: fogaocooktop.com.br

 

DURABILIDADE E LIMPEZA

Mais uma questão que pode variar. Teoricamente, o fogão tradicional se desgasta muito com o tempo. Ele pode enferrujar, descascar e estragar com mais facilidade que o modelo de mesa. Além disto, o fogão possui muito mais peças de limpar, já o cooktop é apenas na superfície.

Outro diferencial é que a maioria dos modelos de mesa é feito de vidro ou uma superfície fácil de limpar. Diferente do inox do fogão que, quando suja muito, a gente esfrega e acaba estragando. rsrs

LEIA TAMBÉM: Como fazer sua cozinha pequena parecer maior

 

QUANTIDADE DE BOCAS

Tanto o fogão como o cooktop tem opções com 4, 5 ou 6 bocas. A quantidade de bocas depende de sua necessidade. No nosso caso, por exemplo, temos um cooktop de 4 bocas e uma delas é maior, aquece com mais rapidez. Nós não cozinhamos muito em casa por isto não sentimos necessidade de um modelo maior.

Mas, caso você cozinhe muito ou sua família seja grande, vale a pena investir em um de 5 ou 6 bocas. Às vezes, não compensa optar por um menor e mais barato pois a diferença de valor pode ser mínima.

Imagem: shopfacil.com.br

 

LEIA TAMBÉM: Diferença entre exaustor, coifa e depurador

Gostou das dicas de como escolher entre fogão ou cooktop? Espero que sim!

Se você gosta deste tipo de dica, dá uma conferida neste post que fiz sobre como escolher a geladeira certa, acho que também vai te ajudar!

Ah, tem alguma outra dúvida que você gostaria de ver respondida aqui no blog? Fala pra mim!!

Bjo bjo!
Sair da versão mobile