leia mais

Dicas para casa

18 dicas essenciais para viajar pro exterior

Publicado em: 27/01/2017

dicas-essenciais-viajar-exterior

Eu não sou a pessoa mais viajada do mundo mas, quando dá, a gente viaja. Hoje em dia não é tão impossível viajar para fora mas se você nunca viajou pro exterior resolvi dividir com vocês algumas dicas simples mas importantes de lembrar.

Eu não conheço muito o Brasil, o máximo que viajei foi pra SP e eu moro no sul. Mas é tão caro viajar aqui dentro do país que, às vezes, compensa mais ir pro exterior. Já falei aqui no blog sobre as viagens que fizemos pro exterior: Chile I, II e III, China e Estados Unidos, vale a pena dar uma lida nos posts caso você vai pra algum destes locais.
LEIA TAMBÉM: como se preparar para viajar pro exterior

Mas, hoje eu quero dar algumas dicas essenciais para sua viagem, para você que, como eu, não viaja com frequência ou até mesmo nunca viajou para fora.

1. Onde você quer ir?
Primeiro, obviamente, defina onde você quer ir. Algum lugar mais perto? Algum lugar que seja barato? Algum lugar que fale uma língua fácil de entender? Decida isto para continuar com os outros passos. Se é sua primeira viagem e você tem certo medo de avião, escolha países mais próximos e, principalmente, que não precise de visto ou passaporte. Assim, a viagem fica mais fácil. Há países que não há necessidade de ter passaporte, exemplo: Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Paraguai.

2. Evite o cartão de crédito
O melhor a fazer é antes de viajar comprar dólares, euros ou qual for a moeda do país visitado. Evite usar o cartão de crédito pois a cotação do dólar, por exemplo, pode variar e o valor que você irá pagar só é calculado em cima da cotação no dia que fechar seu cartão, não no dia da compra. Ou seja: você pode pagar mais caro ou dar a sorte de pagar mais barato.
3. Pesquise onde ir
Esta dica é essencial: mesmo se você for de excursão, pesquise sobre o país, se preocupe em saber onde ficam os locais que quer conhecer, procure atividades para fazer e planeje a viagem em cima disto. Não deixe para decidir na hora, pode ser mais caro e estressante.
4. Compre bilhetes e entradas antecipados
Se você quer conhecer algum ponto turístico, ir a algum espetáculo ou algum local que necessite pagar entrada, compre antes de ir viajar. A maioria dos locais oferecem a opção de comprar pela internet ou fazer reserva de horários, por exemplo. Quando fomos no Top of the Rock em NY compramos as entradas antes de viajar. Além de evitar filas, sai muito mais barato.

5. Conheça os costumes do país
Cada país é diferente e o que é normal aqui no Brasil pode não ser em outro país. Antes de cometer alguma gafe ou crime, leia sobre os costumes do país, o que pode e o que não pode fazer.

6. Vai fazer compras? Faça listas!
Não espere chegar ao local para decidir o que comprar: você irá comprar mais do que deveria e talvez se deslumbrar na primeira loja que conhecer. Faça uma lista do que você quer comprar: lembrancinhas para amigos, camiseta de turista, cosméticos, enfeite para a casa, etc… e já pesquise na internet onde encontrar estes produtos. Tem muito blog por aí dando dica de como fazer compras no exterior e onde comprar em outlets que valem a pena.
7. Confira a previsão do tempo
Esta é óbvia demais mas não custa relembrar: veja como estará o clima na época que você ir viajar para evitar levar roupas demais.

dicas-essenciais-viajar-exterior

8. Planeje suas roupas

Esta parte é muito difícil: saber a quantidade de roupas pra levar. Você precisa levar roupa suficiente para usar mas também precisa de espaço na mala para trazer compras, presentes, etc. Faça uma lista com os dias que você ficará fora: anote do primeiro até o último. Agora coloque em cada dia quais roupas necessárias para eles. Por exemplo: se no primeiro dia você vai usar um short e uma camiseta, anote. Você pode repetir roupas, sem problema! Afinal, você está viajando, não é necessário uma roupa para cada dia. Se for inverno, leve roupas grossas e tente trocar só as peças de baixo que podem suar, as de cima você pode repetir. Ah e não exagere nos sapatos.
9. Conforto para curtir
Tem gente que precisa estar impecável até mesmo durante uma conexão de vôos. Mas, se sua viagem for longa e necessita fazer escala, coloque uma roupa e sapatos confortáveis pois você ficará horas no aeroporto. E se você preza pelo conforto, leve roupas e sapatos confortáveis também para passar o dia conhecendo ou passeando no país que irá visitar. O importante é conseguir aproveitar tudo e sua roupa ou sapato não pode te deixar na mão. Ah, não esqueça de levar uma mochila ou bolsa transversal para ficar mais confortável para passear.
10. Use o cofre do quarto
Esta dica eu aprendi na prática. Na nossa lua de mel no Chile fomos roubados pela camareira do quarto. Deixamos todo nosso dinheiro espalhado e escondido nas malas em vez de guardar no cofre. Quando voltamos no fim do dia ela havia levado todo dinheiro mas as malas estavam intactas. Por isto, seja documento, passaporte, joias, dinheiro ou qualquer coisa que tenha valor para você: guarde no cofre. O hotel só irá te reembolsar caso você guarde no cofre. Mas não se esqueça de retirar na hora de ir embora, viu!
11. Não leve tudo com você
Na hora de passear ou conhecer a cidade, deixe no hotel uma quantia de dinheiro e passaporte. Leve com você apenas o necessário pois caso haja um assalto, você não irá perder tudo que tem. E sem passaporte não há como voltar, certo?!
12. Fotos, fotos e mais fotos
Comprar coisas é legal mas nada te fará recordar melhor do que fotos. Tire foto de tudo, não deixe escapar nada. Registre todos os momentos, passeios, descobertas, lugares… as fotos são as melhores lembranças de uma viagem.
dicas-essenciais-viajar-exterior

13. Identifique sua mala, não é cafona

É melhor ser cafona do que perder a mala, né! A maioria das malas são pretas, é super comum confundir ainda mais que não tem ninguém conferindo (e acho que deveria ter!). Cole etiquetas, amarre fitinhas e faça algo diferente na sala mala para avistá-la de longe e não correr o risco de alguém pegar por engano.
14. Fique de olho nas vacinas
Dependendo o país que você vai visitar, você precisa ter algumas vacinas em dia. Quando fomos para a China era necessário ter a vacina da febre amarela e quase perdemos o prazo pois precisa ter um tempo entre o dia que você fez a vacina e o dia da viagem. Se informe se é necessário alguma vacina e qual o prazo máximo que você deve fazê-la antes de viajar.
15. Vá de metrô, trem ou ônibus
Em muitos países o metrô, trem e o ônibus funcionam perfeitamente, não será necessário alugar algum carro ou gastar uma fortuna com táxi. Se informe como funcionam as linhas dos trens e metrôs e aproveite para adquirir aqueles cartões de embarque, funciona como um pré pago e sai mais barato do que ficar pagando cada passagem. Aproveite também para fazer alguns caminhos à pé, caso seja possível, vale muito mais à pena para conhecer os lugares.

16. Tente se acostumar com o fuso horário
Não adianta: o fuso horário é algo que vai acabar com você. Se você vai para algum local onde há muita diferença de horário comparado ao Brasil (mais de 10h, por exemplo) seu corpo não vai te obedecer. Será dia e seu corpo vai achar que é noite e de madrugada você vai acordar achando que já é dia… Os primeiros dias serão assim até o corpo se acostumar. Você vai virar um zumbi mas não desista: durante o dia evite tirar sonecas e resista para dormir somente à noite.
17. Na dúvida, vá de excursão
Nunca viajamos de excursão mas às vezes tenho vontade pois é muito complicado planejar todos os dias de sua viagem para fazer cada minuto valer à pena. Indo de excursão você não se preocupa com nada apenas em decidir se irá ou não nos passeios sugeridos. Há empresas de turismo que fazem pacotes bem legais e que você pode começar a pagar bem antes de viajar. Além de parcelar em suaves prestações, eles já te dizem que hotel ficar, que passeios farão parte do pacote, refeições, etc… É mais prático, menos estressante e mais seguro caso você se sinta apreensivo de fazer tudo por conta.
18. Guarde todos os tickets
Na volta para casa lembre-se de trazer todos os tickets, panfletos, imãs de geladeira, etc… e faça um quadrinho com lembranças de viagem como eu já mostrei aqui no blog, fica muito legal!
Acho que eras dicas eram as essenciais, caso alguém lembre de mais alguma, comente aí nos comentários! E aí, gostaram das dicas? Alguém vai viajar este ano?
Bjo bjo

Deixe seu comentário

.Newsletter

Mantenha-se atualizado


    .Siga a Vida Louca de casada no Instagram @vidaloucadecasada